fbpx

Inovação para o desenvolvimento do educador é tema de evento do Instituto Ayrton Senna

5 MIN
12 abr 2022
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Essencial para os desafios da educação no século 21, o desenvolvimento integral ganha novo significado agora, quando os impactos causados pela pandemia acentuaram urgências já existentes na educação.

Recuperar a aprendizagem defasada nos dois últimos anos passa necessariamente por olhar para estudantes em todas as suas competências, em especial as relacionadas à persistência na solução de problemas, lidar com emoções e frustrações, ter empatia e confiança nas outras pessoas. A formação de professores é uma estratégia central para garantir as melhores abordagens sobre esses temas.

Por isso, o Instituto Ayrton Senna promove o encontro “Inovação para o desenvolvimento do educador”, que no dia 28 de abril irá reunir lideranças de educação para refletir e compartilhar experiências de desenvolvimento profissional docente mais alinhadas à realidade do mundo contemporâneo.

Ao caminhar para uma educação pós-pandemia, educadores e gestores implementam iniciativas diversificadas, que endereçam aspectos bastante variados do desafio deste momento. O desenho das políticas públicas de educação deve garantir um olhar comum e uma articulação entre essas diversas ações, para estejam voltadas aos mesmos objetivos e prioridades.

A formação continuada de professores, que já é parte da carreira docente, merece destaque entre essas prioridades, pois oferece um terreno fértil para toda estratégia de alinhamento e é um dos pilares de sustentação de qualquer conquista no campo educacional. Além disso, o fortalecimento de um dos principais profissionais que podem promover os avanços mais necessários deve passar também por olhar para seu bem-estar emocional.

Para contribuir com essa reflexão, os convidados do Instituto Ayrton Senna se reunirão nesta live, aberta e gratuita, sobre as possibilidades e novos caminhos para considerar o educador e sua individualidade nas jornadas formativas e nas vivências práticas do dia a dia. Afinal, os professores também sofreram impactos do período de isolamento social e escolas fechadas, tendo que inovar em suas práticas e no uso de novas ferramentas, e buscando lidar com novas situações estressantes e frustrações que não estavam no cenário anterior.

Juntos, os participantes e o público poderão refletir sobre quais as características de jornadas formativas que promovam um olhar integral para esses profissionais, tanto quanto para os estudantes.

Essa visão, que pode ser conectada às ações de formação continuada já em andamento, também contribui para fortalecer os profissionais para investigar as principais causas da atual defasagem no desempenho de estudantes de todas as etapas, em especial a alfabetização, e quais as melhores estratégias para recuperar a aprendizagem e reduzir a distorção idade-série, que possuem consequências a longo prazo na formação da sociedade brasileira.

CONFIRA ABAIXO OS PALESTRANTES

  • Viviane Senna;
  • Mozart Neves Ramos;
  • Claudia Costin;
  • Roberto Campos de Lima;
  • Maria Helena Guimarães de Castro;
  • Raquel Teixeira;
  • Tatiana Filgueiras.

LANÇAMENTO DA NOVA PLATAFORMA

O encontro marca também o lançamento da nova plataforma de experiências digitais de desenvolvimento do Instituto Ayrton Senna, resultado de diversas frentes de trabalho da organização para promover o fortalecimento de educadores de todo o país – que englobam pesquisas, estudos, implementações em políticas públicas, jornadas formativas e, agora, oferecendo também novos insumos de maneira aberta e gratuita.

O foco da plataforma é atender educadores que querem se conectar com o contexto da educação do século 21 por meio de experiências de desenvolvimento que os apoiem a atingir seu melhor potencial, seja na sala de aula ou nos demais âmbitos de atuação. O novo ambiente reúne serviços com base em ciência e conectados com a prática, por meio de diversas funcionalidades digitais.

O objetivo é ser um elo entre profissionais da educação interessados em aprender, ensinar, compartilhar e cocriar experiências de desenvolvimento para fortalecer práticas, carreiras e, consequentemente, a educação brasileira.

Por meio da plataforma, o Instituto Ayrton Senna amplia sua missão de produzir conhecimento e experiências educacionais em escala e de consolidar a formação plena dos estudantes, atuando com a mesma perspectiva na formação de professores.

Esse é também mais um passo na forma atuação da organização, que mantém sua essência como centro de inovação para pesquisa e ações voltadas ao desenvolvimento humano, sempre atualizando as vias de consolidação de políticas públicas em educação.

Ciente de que o melhor caminho para aumentar o alcance desse conhecimento é através de um grande ecossistema e uma atuação coletiva, o Instituto vem investindo tanto na descentralização e novos formatos de distribuição de seus programas, quanto na transformação digital que amplia o acesso a muitas de suas produções.

Data: 28 de abril
Horário: 17h às 18h30

Local: online

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde