fbpx

Volta ao Novo

Iniciativa criada na pandemia com o objetivo de apoiar o desenvolvimento socioemocional de educadores e estudantes.

3 MIN
21 ago 2022
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

O Volta ao Novo é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Undime, que tem como objetivo preparar técnicos de Secretarias de Educação para promover o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores.

Com o DNA de inovação e o propósito de unir qualidade e abrangência, o Instituto Ayrton Senna estruturou uma iniciativa que apoia a superação dos inúmeros desafios trazidos pela aprendizagem remota nos últimos anos, durante a pandemia da Covid-19.

Desde o início, em 2020, o Volta ao Novo já visava ao fortalecimento de educadores e educadoras, mostrando a relevância do desenvolvimento socioemocional para suas próprias práticas e também para a formação plena dos estudantes. Em 2022, é por meio de uma parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) que as formações chegam a municípios de todas as regiões do Brasil.

Focado em fortalecer as redes públicas de ensino desses territórios, o Volta ao Novo forma técnicos de secretarias de Educação para serem capazes de multiplicar ações com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores. Para tanto, os profissionais passam por um ciclo de formação composto por meio de encontros.

“O Volta ao Novo é uma oportunidade de apoiar os educadores das redes municipais de educação na batalha contra os prejuízos causados na pandemia. Isso se tornou realidade graças ao conhecimento do Instituto Ayrton Senna em Educação Integral e a todo o comprometimento dos multiplicadores da Undime, que se engajaram nas formações e estão disseminando o conteúdo para escolas de todo o país. Essa parceria tem sido fundamental para a recuperação da aprendizagem.”

 

– Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime

 

“Ninguém aprende a escrever de maneira informal, ou a calcular, sem querer. Assim também qualquer habilidade socioemocional precisa ser desenvolvida. De maneira tão intencional, organizada, planejada e explícita quanto qualquer outra cognitiva. Estudos mostram que promover essas competências na escola é também um importante facilitador do processo de aprendizagem. São, portanto, um apoio essencial para o estudante perseguir seu projeto de vida.”

 

– Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.

O que já realizamos no Volta ao Novo

Entre 2020 e 2021, o Volta ao Novo chegou em redes de todo o país com foco no desenvolvimento socioemocional e fortalecimento de professores para auxiliar no planejamento do ensino remoto e na retomada às aulas presenciais. Além da Undime, a iniciativa também contou com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), buscando apoiar secretarias municipais e estaduais por meio de encontros e conteúdos formativos.

Nesses conteúdos, abordamos as cinco macrocompetências socioemocionais trabalhadas nas iniciativas do Instituto e consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno de crianças e jovens: resiliência emocional, amabilidade, abertura ao novo, engajamento com o outro e autogestão.

Os técnicos das secretarias estaduais e municipais participaram de encontros online com os especialistas. Além disso, o Instituto transmitiu lives e disponibilizou dicas práticas para o desenvolvimento intencional de competências socioemocionais de professores e estudantes. Confira os materiais abaixo.

BALANÇO DO VOLTA AO NOVO EM 2021:

Thumbnail youtube

Materiais
Resiliência Emocional: como esta competência ajuda na retomada às escolas?
Download
Abertura ao Novo: como educadores podem se adaptar às mudanças
Download
Autogestão: foco e determinação para atingir objetivos na educação
Download
Amabilidade: Respeito e empatia na sua rotina
Download
Engajamento com os outros: a importância do entusiasmo na educação
Download
VER MAIS
Thumbnail youtube

Thumbnail youtube

Thumbnail youtube

Thumbnail youtube

Thumbnail youtube

UNDIME - Lives e conteúdos de apoio

Thumbnail youtube

Thumbnail youtube

Thumbnail youtube

Thumbnail youtube

Thumbnail youtube

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação
Aguarde