Gestão Nota 10

A iniciativa

Para promover o desenvolvimento integral de educadores e estudantes.  das redes públicas de ensino, o Instituto desenvolveu o Gestão Nota 10, em parceria com milhares de gestores de educação ao redor do Brasil. Partindo das aprendizagens do programa Escola Campeã e dos princípios da eficácia e da eficiência, a proposta promove a qualificação das políticas públicas de educação por meio da gestão por evidências, apoiando os gestores na articulação e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis nas secretarias e escolas em favor da educação integral. Desde 2014, o Gestão Nota 10 deixou de existir enquanto iniciativa aparte, mas suas aprendizagens foram absorvidas pelas demais iniciativas do Instituto, especialmente na prática do Comitê Gestor.

Como funciona

A partir de um diagnóstico inicial da rede de ensino, e de ferramentas de gestão e acompanhamento, a proposta apoia as equipes das secretarias de Educação e os gestores das escolas para o alcance de metas que garantam o sucesso do aluno. Para isso, forma e fortalece essas lideranças ao oferecer condições para o desenvolvimento do perfil de gestor, seja por meio de conhecimentos gerais e específicos da área educacional, seja pelo desenvolvimento de habilidades e competências importantes para sua atuação no cenário do século 21. 

Resultados

Desde sua criação em 2005, a proposta beneficiou milhões de estudantes da rede pública de ensino. Com foco na aprendizagem integral dos alunos, a iniciativa vem contribuindo para que as redes de ensino cumpram os compromissos assumidos em seus Planos de Educação em consonância com o Plano Nacional de Educação, principalmente no que se refere às metas de alfabetização na idade certa, aprendizagem adequada a cada ano escolar, redução da reprovação e melhoria na frequência escolar.

Saiba mais sobre o programa Gestão Nota 10

A forma mais adequada para se garantir a eficácia e a eficiência do processo educacional se dá através do fortalecimento das lideranças nas escolas e nas secretarias de Educação, pois com elas as ações ganham dimensão e capilaridade. É a gestão responsável e comprometida com o aluno que direciona o emprego produtivo do conhecimento socialmente acumulado, independente de métodos e teorias de aprendizagem e de ensino.

Nesse sentido, o programa conceitua gestão como a articulação de recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis para a educação, ampliados pelos conhecimentos dos profissionais e das próprias instituições, em constante desenvolvimento. Isso determina a adoção sistemática de práticas gerenciais e processos administrativos, tais como, diagnósticos, registros de informações, análises e planejamentos de curto, médio e longo prazos.

Dessa forma, é inerente à gestão o estabelecimento do ciclo que pode ser chamado de virtuoso: diagnóstico situacional → planejamento → execução → acompanhamento e avaliação → novo diagnóstico → replanejamento, e assim por diante.

A gestão, no contexto da prevenção, é a ação macro da Educação. Já o acompanhamento sistemático e planejado qualifica a ação do gestor, ao permitir a identificação e localização de ameaças e oportunidades para o sucesso da rede de ensino no que diz respeito aos recursos humanos, físicos, materiais ou financeiros.

O programa Gestão Nota 10 está presente em 546 municípios e 3.039 escolas, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes.