O município de Natal (RN) e o Instituto Ayrton Senna celebraram, no último dia 26, a expansão de parceria em prol da aceleração da qualidade da educação do município. Em evento que reuniu autoridades e educadores, foi anunciada a ampliação do trabalho conjunto para toda a rede de ensino, que focará na melhoria da aprendizagem, combate ao atraso escolar e gestão educacional. Entre os presentes na solenidade estavam Paulinho Freire, Prefeito de Natal, Aldo Fernandes, Secretário de Educação, e Ewerton Fulini, Vice-Presidente do Instituto Ayrton Senna.

Da esquerda para direita, Aldo Fernandes, secretário de educação de Natal, e Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna.
A parceria entre o município de Natal e o Instituto Ayrton Senna já dura 10 anos, por meio da implementação dos programas Se Liga e Acelera Brasil, que focam na melhoria da aprendizagem dos estudantes, combate ao atraso escolar e aprimoramento da política de alfabetização. Estes programas são voltados para alunos que, devido a diferentes situações, não conseguiram alcançar os marcos de aprendizagem esperados na idade certa. As iniciativas, portanto, oferecem a possibilidade para que se desenvolvam, superem suas dificuldades e avancem na sua trajetória escolar. Em 2022 e 2023, a parceria beneficiou mais de 1.100 estudantes: mais de 85% dos estudantes que participaram do Se Liga foram alfabetizados, enquanto 87,3% dos alunos do Acelera Brasil avançaram em sua aprendizagem.
De acordo com Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, a continuação da parceria em Natal visa o desenvolvimento integral dos estudantes.
“Nosso plano é ficar aqui ativamente de três a quatro anos, e depois dar autonomia à rede. Em relação à correção de fluxo, antes fizemos um recorte para algumas escolas, mas agora vamos chegar a toda a rede de ensino. A grande novidade é o programa Gestão Nota 10, que vai trazer uma formação completa, acompanhamento e monitoramento dos gestores em cada escola. Estamos vivendo a corrida mais importante de nossas vidas pela educação e, com uma equipe engajada para fazer o carro acelerar, a gente vai longe”.
Aldo Fernandes, Secretário de Educação de Natal, destacou a importância da parceria na educação municipal.
“Demos um passo importante hoje com o Instituto Ayrton Senna. Ao final do ano, nossa realidade será outra, tanto na manutenção dos alunos da nossa rede quanto em relação ao aumento no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”.
Fortalecimento da parceria
O sucesso dos programas e a continuidade da parceria com o Instituto Ayrton Senna reafirmam a importância da colaboração entre toda a sociedade para promover a equidade e a qualidade na educação. A iniciativa atual traz novas perspectivas para o futuro educacional de Natal, impactando positivamente a vida de milhares de crianças e jovens, garantindo-lhes melhores oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
Dentre os seus principais objetivos dos programas, destacam-se:
- Fortalecer a formação e desenvolvimento de profissionais da secretaria de educação, diretores de escola, e professores
- Disponibilizar materiais didáticos para ambientação das salas de aula formadas por alunos com defasagem de idade ou de aprendizagem
- Despertar nos estudantes a curiosidade, o interesse e o senso crítico pela leitura, escrita, comunicação oral e sua relação com a cultura local, bem como pela produção de registro audiovisual
A partir de 2025, as iniciativas serão expandidas para a toda a rede, com a expectativa de chegar a 35.000 estudantes e 73 escolas até o final do ano. A parceria atual reafirma o compromisso com a alfabetização e com a recomposição de aprendizagens, olhando também para o desenvolvimento pleno e para a gestão educacional, de forma a complementar o trabalho que a rede já vinha fazendo, com excelência, com o Se Liga e Acelera Brasil.
“O município de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação tem se destacado pela perseverança e comprometimento com a qualidade educacional da rede por meio da recomposição da trajetória de seus alunos. Muito tem sido feito, mas ainda há dificuldades a serem superadas, principalmente no período pós-pandemia, o que requerer maior energia e investimento principalmente no quesito recurso humano. Este novo período que se inicia se beneficiará de recursos via Lei Rouanet, e poderá contar também com a formação em gestão dos diretores de escola, fundamental para a expansão do sucesso escolar”, afirma Inês Kisil Miskalo, diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.