Com apoio da Ultracargo, iniciativa vai beneficiar mais de 7 mil estudantes em 2022
Uma parceria feita com a rede municipal de São Luís (MA) levará educação integral a 7 mil estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A iniciativa, que começou em 2022, busca desenvolver em sala de aula competências como colaboração, curiosidade e responsabilidade, entre outras, fundamentais para a aprendizagem e para a vida dos estudantes.
Será por meio do projeto Diálogos Socioemocionais, que começa atendendo 25% das escolas da rede focadas nesta etapa escolar, por meio da formação de quase 200 profissionais. A ação conta com apoio da Ultracargo, que opera um terminal privado no Porto do Itaqui.
O projeto conta com o apoio da Ultracargo, que opera um terminal privado no Porto do Itaqui, na capital maranhense. O Diálogos Sociemocionais é uma iniciativa educacional estruturada pelo Instituto Ayrton Senna para planejar, auxiliar e acompanhar sistematicamente o desenvolvimento de competências socioemocionais (habilidades como curiosidade, autoconfiança e determinação, entre outras) dos estudantes.
A estimativa é que a sua implementação apoie o desenvolvimento integral de 28 mil estudantes ludovicenses até o final de 2023, quando o programa deverá fazer parte do dia a dia de todas as escolas de Ensino Fundamental Anos Finais do município.
Por meio do projeto, a promoção das competências sociemocionais será feita de forma integrada às aulas de componentes curriculares que focam especificamente o conhecimento cognitivo, como História, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática. Dessa forma, com o Diálogos Socioemocionais, o professor é desafiado a planejar atividades de aula focando tanto as competências vinculadas à sua disciplina quanto das competências socioemocionais: junção imprescindível para uma formação integral do estudante.
“Diversos estudos mostram que ter competências socioemocionais desenvolvidas traz importantes ganhos de aprendizagem e são também essenciais para estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. Por isso, desenvolvê-las pode ser uma importante alavanca para reduzir as dificuldades de aprendizagem potencializadas com o fechamento das escolas na pandemia.
Com a parceria com a rede de São Luís e o apoio da Ultracargo, poderemos promover a educação integral, que desenvolve o estudante em sua integralidade, considerando aspectos cognitivos e socioemocionais”, afirma Roberto Campos de Lima, vice-presidente de Expansão e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna.
“Adotamos a educação como bandeira social, pois acreditamos que é a peça-chave para formar cidadãos comprometidos com o seu autodesenvolvimento e com o desenvolvimento de suas comunidades e do país como um todo”, afirma Décio Amaral, Presidente da Ultracargo. “Nosso compromisso com o futuro é agora, e encontramos no Instituto Ayrton Senna um parceiro capaz de, por meio de suas pesquisas e estudos, identificar com clareza as necessidades de alunos, professores e escolas para traçar trajetórias mais adequadas para uma aprendizagem efetiva”.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.