A criatividade e o pensamento crítico são competências fundamentais para que estudantes se desenvolvam e atuem no século 21. Os objetivos do eduLab21 com o tema são:
- Construir um instrumento para avaliação de criatividade e pensamento crítico para fins formativos em sala de aula;
- Garantir que o instrumento conte com abordagens avançadas de mensuração e assegurar maior segurança, utilidade e robustez das avaliações realizadas;
- Derivar do uso do instrumento relatórios de devolutivas com apoio interativo específico de acordo com o seu público-alvo;
- Elaborar conjuntos de atividades pedagógicas que, utilizadas em conjunto com as rubricas, promovam o desenvolvimento dessas competências na escola;
- Disponibilizar a obra “Competências do Século XXI: raciocínio crítico e criatividade – revisão de evidências e recomendações”;
- Contribuir com a elaboração de um mecanismo com a finalidade de identificar e coletar um conjunto de boas práticas de professores;
- Disponibilização do relatório “Fostering Student’s Creativity and Critical Thinking”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que descreve a experiência de 11 países desenvolvendo e avaliando criatividade e pensamento crítico, incluindo o Brasil.
Instrumentos de Avaliação Desenvolvidos
- Rubricas para avaliação de criatividade;
- Rubricas para avaliação de pensamento crítico;
- Instrumentos para avaliação e screening de habilidades relevantes para a expressão de criatividade e pensamento crítico.
Pesquisas e Estudos
2024
Educação no século XXI: Inteligência, pensamento crítico e criatividade
Produzida pelo Instituto Ayrton Senna, Ricardo Primi, Tatiana de Cassia Nakano, Kavin McGrew e Joel Schneider.
2020
Desenvolvimento da Criatividade e do Pensamento Crítico dos Estudantes – o que significa na escola
Produzida pela OCDE e traduzida para o português.
Instituto Ayrton Senna
Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação