Educadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas foram nossos principais convidados do Seminário Internacional Criatividade e Pensamento Crítico na Escola. O encontro, que contou com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais, buscou propor um mergulho sobre essas duas competências, consideradas essenciais para a vida no século 21 e para uma sociedade baseada no conhecimento.
O seminário foi também uma oportunidade para ampliar informações sobre o tema e desfazer mitos, mostrando que pensamento crítico e criatividade não são talentos natos ou restrito a alguns. Pelo contrário, são habilidades que podem ser desenvolvidas por todos para se tornarem ferramentas poderosas na conquista de resultados ao longo da vida.
Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE e responsável pelo PISA, apresentou um estudo inédito no país sobre o tema, além de abordar o impacto dessas habilidades na próxima edição desta avaliação internacional, em 2021.
Pesquisadores da Índia, EUA, França e Bélgica participaram em mesas com especialistas brasileiros, trazendo evidências científicas para inspirar a construção de políticas públicas e práticas pedagógicas mais inovadoras para o país.
Há 25 anos, o Instituto Ayrton Senna vêm trazendo evidências para ampliar as fronteiras da educação e colocando no debate público a importância da educação integral e do desenvolvimento das competências socioemocionais como vitais para o sucesso na vida de crianças e jovens.
Com esse encontro, mais uma vez, buscou dar luz a um tema de grande relevância para a melhoria da educação brasileira.