fbpx

My Life Educação Socioemocional

Programa do Grupo SEB desenvolvido com aporte de tecnologia do Instituto Ayrton Senna.

3 MIN
21 ago 2022
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

MY LIFE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL | PARCERIA PEDAGÓGICA CONEXIA

Desde sua origem, o Instituto Ayrton Senna promoveu conhecimentos e práticas para ampliar a fronteira da qualidade da educação para todos.

De forma concreta, os programas e iniciativas eram levados a escolas por meio de parcerias com redes públicas de ensino (todas as 27 unidades da federação já tiveram alguma parceria com o Instituto em algum momento), além de centenas de municípios ao longo dos anos — ou influindo na construção de políticas públicas locais e nacionais.

Entendendo que a transformação da Educação no país passa por uma visão sistêmica dos desafios desse ecossistema complexo, o Instituto buscou envolver e estimular outros atores a se juntarem, com esforços e recursos próprios, em torno de uma mesma causa.

Pensando nisso, iniciou uma atuação mais abrangente no compartilhamento do seu conhecimento, por meio de eventos, publicações, iniciativas de articulação, além de abrir diálogo e compartilhar conhecimento com o setor privado de ensino para a construção de inovações educacionais.

Cada um com sua experiência e especialidade, conjugando valores, crenças e interesses em comum para dar respostas rápidas à construção de um país mais justo e equitativo por meio da educação.

No caso de parceria com rede privada, todos os recursos provenientes dessas iniciativas são aplicados no desenvolvimento de novas tecnologias educacionais para a rede pública do País, sem qualquer interesse comercial.

Os instrumentos de diagnóstico e avaliação socioemocional desenvolvidos pelo Instituto têm caráter gratuito e não são cobrados de parceiros.

Conheça o programa

A expertise do Instituto Ayrton Senna em estudos sobre competências socioemocionais e como medi-las levou a uma parceria com a Conexia Educação, empresa do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), para a criação do My Life – Educação Socioemocional, um programa complementar ao currículo das escolas para o desenvolvimento de competências socioemocionais.

O My Life proporciona às instituições de ensino parceiras da Conexia Educação a formação integral dos estudantes para que desenvolvam seus potenciais e sigam com sucesso em seus projetos de vida. Mais do que isso, o programa é voltado para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O programa está alinhado ao conceito de educação integral proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que indica o desenvolvimento de competências para “aprender a aprender”, lidar com o volume de informações disponíveis, atuar com responsabilidade em contextos diversos, ter autonomia e ser proativo, saber conviver e respeitar as diversidades, entre outras.

O programa envolve metodologias e avaliações formativas para o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes, a partir de conteúdo programático de educação bilíngue e utilização de plataforma digital que integra escola, aluno e família.

A parceria com o Instituto Ayrton Senna permitiu a construção de um app e de materiais pedagógicos baseados em insumos do programa Diálogos Socioemocionais. Ainda como parte da parceria, o My Life pode utilizar os instrumentos de monitoramento socioemocional do Instituto.

A estrutura implementada pela Conexia Educação oferece:

  • Formação dos educadores para a execução do programa e da gestão de turmas;
  • Participação ativa e colaborativa dos estudantes na construção do aprendizado;
  • Avaliações formativas para construção de um projeto de vida individual e personalizado;
  • Acompanhamento individualizado dos alunos por toda equipe escolar;
  • Canal de comunicação com a comunidade escolar e famílias.
Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação
Aguarde