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Educação Integral

Para o Instituto Ayrton Senna, impactar estudantes de todo o Brasil por meio da educação integral é um compromisso. A educação integral visa desenvolver plenamente crianças e jovens, incluindo competências socioemocionais, híbridas e volitivas, para prepará-los para um futuro autônomo e próspero, contribuindo para um mundo mais justo e sustentável.

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EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA PROMOVER POTENCIAL

No mundo atual, as mudanças são cada vez mais constantes e nos deparamos com situações inéditas e desafiadoras. Este cenário exige de cada um a capacidade de reagir e até de construir novas situações com ferramentas que vão muito além do conhecimento, pois envolvem a capacidade de lidar com emoções e expectativas, se relacionar com os outros, praticar autogestão para planejar e superar obstáculos. 

Uma educação que prepare apenas para sucesso acadêmico ou profissional não dará conta de garantir autonomia para fazer e perseguir escolhas que resultem em uma vida melhor para cada um e para o mundo. Mais do que ampliar o tempo na escola, é essencial expandir as oportunidades de desenvolvimento que olhem para o ser humano como um todo

Os novos desafios do contexto de pós-pandemia se somam ao longo caminho que já precisávamos desenvolver antes dela: de acordo com estudo do Banco Mundial lançado em 2022, o Brasil desperdiça cerca de 40% do potencial das suas crianças e jovens. Isso significa que, mesmo com acesso à escola, a formação que está sendo oferecida aos estudantes tem limitado suas conquistas e realizações ao longo da vida. Imagine um cenário em que toda pessoa que conclua o Ensino Médio tenha excelente domínio de conhecimentos como matemática, língua portuguesa e outros, e ainda por cima consiga utilizar esses componentes para solucionar problemas reais de forma criativa, colaborativa e responsável, persistindo mesmo diante de adversidades. A educação integral é a chave para um cenário próspero como este.

O Instituto acredita que todo estudante tem o potencial de transformar sua realidade e mudar o mundo e, para que isso aconteça, é fundamental garantir o seu desenvolvimento pleno por meio de uma educação integral. Quando um professor ou uma rede de ensino implementam uma proposta de educação integral, valorizam o estudante em todo o seu potencial, reconhecem a diversidade de modos de ser e garantem, a cada um, oportunidades para desenvolver, de forma intencional, um amplo conjunto de competências essenciais para a vida no século 21.

A educação integral é um direito de todo estudante brasileiro, conforme garantido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que ressalta a importância de desenvolver todas as competências de crianças e jovens, em todos os âmbitos. De acordo com o documento, “A Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas”

Tendo como referência tanto a BNCC quanto o trabalho de inúmeros especialistas, redes de ensino e profissionais da educação, o Instituto leva as premissas da Educação Integral adiante por meio de diversas ações, desde pesquisas e ações de formação de educadores até o desenho e implementação de componentes educacionais, contribuindo para que mais estudantes brasileiros tenham a oportunidade e as ferramentas para desenvolver todo o seu potencial, ir além e realizar escolhas que considerem seu propósito, valores e projetos de vida.

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL

Como premissa fundamental, a educação integral prevê que todo estudante deve ter garantido o seu desenvolvimento pleno. Para isso, é preciso considerar diversos aspectos e ações relevantes para uma política e uma prática de educação integral, bem como paradigmas que se sustentem essa visão de educação. Conheça alguns deles: 

DESENVOLVIMENTO PLENO

Desenvolver plenamente o estudante em todas as suas dimensões, como intelectual, física, socioemocional, híbrida, motivacional, entre outras, dando oportunidades para que possa construir seus projetos de vida.

Competências Socioemocionais, Híbridas e Volitivas, para garantir que o estudante atinja todo seu potencial e capacidades, é preciso que a escola desenvolva intencionalmente todas as suas competências, tais como:

As socioemocionais, que são modos de pensar em agir em relação ao outro e a si mesmo.

As híbridas, que unem aspectos cognitivos e socioemocionais

As volitivas, que se relacionam à motivação para aprender.

Conhecimento aplicado para além da transmissão de conteúdos, a educação integral prevê uma maior aplicação das informações adquiridas na prática, permitindo que os estudantes se tornem agentes do seu conhecimento, combinando diversas competências para construir seus projetos de vida com protagonismo, e potencializem suas capacidades de ser, fazer, conviver e aprender.

VISÃO DE ESTUDANTE

Conexão com o estudante e o que é importante para ele, bem como seus desafios, interesses e identidade, preparando-o para fazer escolhas e conquistar gradativa autonomia.

Personalização, a fim de olhar o estudante como um indivíduo único, criando oportunidade para que ele construa sua jornada de aprendizagem com base em seus interesses, objetivos e capacidades para ir além.

INSTITUCIONALIZAÇÃO

Institucionalizar a educação integral como política educacional da rede, garantindo desenvolvimento pleno para todos os estudantes por meio de formação de educadores e gestão de resultados de maneira alinhada a esta visão.

CURRÍCULO INTEGRADO

Deve organizar o trabalho pedagógico com base na BNCC, privilegiando a integração das áreas do conhecimento e práticas que superam a fragmentação dos componentes, como a educação por projetos.

PROFESSOR MEDIADOR

Oferecer oportunidades para que os professores desenvolvam suas capacidades de atuar como uma ponte entre o conhecimento e os estudantes, apoiando um papel de colaboração e de construção conjunta, mais do que fonte exclusiva de sabedoria.

AUTOCONHECIMENTO

A educação integral deve promover momentos de autorreflexão para o estudante, em que ele possa entender como lida com suas emoções, como se relaciona e como se comporta em situações desafiadoras. O autoconhecimento também é fundamental para que ele reconheça seus interesses e expectativas.

PROJETO DE VIDA

Oferece espaços de reflexão e construção para que o estudante possa se conhecer mais e estabelecer interesses relevantes, sonhos e objetivos futuros, tanto na perspectiva de identidade pessoal quanto coletiva e profissional.

AUTONOMIA

Deve criar oportunidades e abrir caminhos para que os jovens tenham as ferramentas necessárias para realizar escolhas e traçar planos futuros de forma autônoma, com base nos valores fundamentais para o indivíduo.

ENTENDA COMO LEVAMOS A EDUCAÇÃO INTEGRAL ADIANTE

POR QUE A EDUCAÇÃO INTEGRAL

O desenvolvimento das diversas competências dos estudantes, eixo fundamental para a educação integral, promove realizações e conquistas de vida presentes e futuros. Ele apoia aspectos essenciais para a aprendizagem de crianças e jovens acontecer, como sua saúde mental, bem-estar e pertencimento escolar. Além disso, as competências também atuam como fator protetivo contra os efeitos do bullying ou da violência, doméstica ou escolar

Na vida adulta, ter competências socioemocionais bem desenvolvidas pode ter efeitos positivos em indicadores de saúde, renda, empregabilidade, relações familiares, menores níveis de violência, entre outros. Além disso, a educação integral, quando alinhada a outros aspectos do contexto e do desenvolvimento humano, também é capaz de reduzir desigualdades e criar mais oportunidades. Sendo assim, a educação integral é indispensável para a construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. 

A educação integral e o futuro das pessoas:

  • Maior autonomia;
  • Maior renda;
  • Melhor saúde;
  • Maior estabilidade;
  • Maior satisfação pessoal.

A educação integral e o futuro das sociedades:

  • Crescimento econômico;
  • Redução das desigualdades;
  • Diminuição da violência;
  • Envolvimento cívico;
  • Sustentabilidade ambiental;
  • Inovação em todas as áreas.

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