Para garantir o desenvolvimento das competências socioemocionais de todas as crianças e jovens, é fundamental conectar as políticas educacionais à rotina de cada escola. Para isso, gestores comprometidos com a educação integral podem aprofundar seus conhecimentos no tema e conhecer conjuntos de ações que apoiem um clima escolar propício ao desenvolvimento pleno e um cotidiano aberto para a visão de educação que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe. Tais propostas demandam intencionalidade e empenho para se conectar às ações dos professores e gestores que atuam em cada escola.
Entre esses pilares fundamentais para uma gestão comprometida com o desenvolvimento socioemocional estão ações como a formação de professores, o desenho e implementação de um currículo ou projeto político pedagógico alinhado à BNCC e a construção de oportunidades nos diversos espaços e tempos escolares para o desenvolvimento e avaliação das competências socioemocionais dos estudantes.
A seguir, apresentamos um conjunto de materiais com sugestões e caminhos que contemplam diferentes dimensões de uma gestão comprometida com a educação integral:
IDEIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Confira mais dicas para o fortalecimento socioemocional nos materiais abaixo: