fbpx

Volta ao Novo encerra ciclo de 2022 com evento de culminância

3 MIN
16 dez 2022
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Técnicos de secretarias de Educação do Brasil inteiro participaram do evento de culminância do projeto Volta ao Novo 2022.

Por mais um ano, o Instituto Ayrton Senna realizou o projeto Volta ao Novo, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Mais de 100 redes de ensino municipais, contemplando todas as regiões do país, participaram desse ciclo de formações sobre desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores.

Esta fase do projeto teve como objetivo fornecer mais subsídios para que as redes de ensino participantes tenham ainda mais autonomia para dar sequência ao projeto nos seus territórios e multiplicar os conteúdos sobre competências socioemocionais para professores, integrando o tema às políticas públicas locais. Para tanto, os técnicos e educadores representantes dos municípios, passaram por um ciclo de formação que contou com cinco encontros: abertura, três encontros formativos e um evento de encerramento. Todos os encontros aconteceram em formato online.

“Para nós, estar junto ao Instituto Ayrton Senna pelo terceiro ano consecutivo, levando o Volta ao Novo para mais redes municipais de educação, é motivo de muita alegria! O nosso objetivo é trabalhar as competências socioemocionais com o maior número de municípios para apoiar educadores e educadoras no sentido de reduzir os prejuízos emocionais causados pela pandemia”, relatou Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime.

Desde o início, em 2020, o Volta ao Novo já visava ao fortalecimento de educadores e educadoras, mostrando a relevância do desenvolvimento socioemocional para suas próprias práticas e também para a formação plena dos estudantes. No início, a intenção da iniciativa era de oferecer subsídios para o fortalecimento socioemocional na fase de isolamento social e ensino remoto. Agora, o foco é também para minimizar os efeitos da pandemia, que seguem presentes no cotidiano de professores e estudantes.

“A formação do Volta ao Novo possibilitou a aquisição de conhecimentos que certamente nos enriquecem e nos auxiliam enquanto profissionais, uma vez que estamos diariamente em contato com situações de conflitos que permeiam a comunidade escolar. Quando a formação chega aos educadores, assegura melhor qualidade do processo de ensino-aprendizagem e também melhora as relações interpessoais”, disse Valéria Alves do Nascimento Dutra, assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação de Padre Bernardo (GO).

Saiba mais sobre o Volta ao Novo! Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde