fbpx

Papel das competências socioemocionais na recuperação da aprendizagem é tema de palestra do Instituto Ayrton Senna em São Luís (MA)

Jornada pedagógica apresenta ao longo do mês de janeiro as ações pedagógicas do município a serem realizadas no ano letivo 2022.

3 MIN
27 jan 2022
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

O Instituto Ayrton Senna marcou presença na abertura da Jornada Pedagógica de São Luís, no Maranhão, evento anual que apresenta as ações pedagógicas do município para o ano letivo. Com foco no debate sobre inclusão e equidade, o encontro online abordou, no seu primeiro dia, o papel das competências socioemocionais para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Gerente de Canais e Alianças do Instituto Ayrton Senna, Carlos Mandel falou sobre a importância das competências socioemocionais para a educação integral de crianças e jovens, e ressaltou o protagonismo delas no apoio à recuperação da aprendizagem perdida durante a pandemia da Covid-19. A formadora Edna Borges, parceira de longa data do Instituto, também esteve presente e deu dicas de como trabalhar as competências socioemocionais em sala de aula.

“Pesquisas demonstraram que, ao desenvolver abertura ao novo, os estudantes têm um desempenho melhor em Língua Portuguesa. Assim como desenvolver autogestão melhora o desempenho em Matemática. Falar sobre competências socioemocionais é olhar para futuro, para que a gente consiga reduzir as desigualdades nessa e na próxima geração”, ressaltou Carlos durante sua participação na live.

Em 2022, a secretaria municipal de São Luís dará início à implementação do Diálogos Socioemocionais, iniciativa educacional estruturada pelo Instituto Ayrton Senna para planejar, auxiliar e acompanhar sistematicamente o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes pelas redes de ensino.

A estimativa é que a solução educacional apoie o desenvolvimento integral de 28 mil estudantes ludovicenses até o final de 2023, quando o programa deverá fazer parte do dia a dia de todas as escolas de Ensino Fundamental Anos Finais do município.

Segundo Eduardo Braide, prefeito de São Luís, o trabalho da secretaria de educação tem ocorrido de maneira ininterrupta para que a educação seja cada dia melhor e tenha mais qualidade. “Traçar as metas e planejar as ações para o ano letivo é de grande importância, pois assegura que nossos professores e gestores façam um excelente trabalho durante todo ano letivo”, disse.

A jornada pedagógica de São Luís acontece até o dia 21 de janeiro de forma online e presencialmente, nas escolas do município, de 24 a 31 de janeiro. Para assistir ao primeiro dia de evento na íntegra, que já registrou mais de 14 mil visualizações no Youtube, clique aqui.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde