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Já está disponível o e-book ‘Competências socioemocionais e Vidas Ativas’, produzido em parceria com o Cepeusp

Publicação reúne diversos autores para apontar caminhos para modos de vida mais ativos e que permitam o desenvolvimento de competências socioemocionais

6 MIN
5 abr 2023
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

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Foi lançado hoje o e-book Competências socioemocionais e vidas ativas, organizado e estruturado pelo Instituto Ayrton Senna e pelo Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte do Centro de Práticas Esportivas da USP (Prodhe-Cepeusp), que está disponível gratuitamente para todos os públicos. A partir de conteúdos de diversas autorias, a obra aborda as competências socioemocionais relacionadas a modos de vida mais ativos, bem como possíveis modos de proporcionar o seu desenvolvimento intencional em ambiente escolar e ao longo da vida. 

ACESSE GRATUITAMENTE O E-BOOK ‘COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E VIDAS ATIVAS’ 

As reflexões e práticas apresentadas no e-book são fruto de diálogos e trocas realizadas desde o ano de 2020, quando a pandemia da Covid-19 agravou aspectos problemáticos no âmbito social, emocional e físico, como a inatividade física. Questões como falta de acesso à infraestrutura adequada, por exemplo, aumentaram as dificuldades de manter uma vida ativa durante o isolamento. Nesse sentido, foi combinar a expertise do Prodhe-Cepeusp sobre vidas ativas e a do Instituto Ayrton Senna sobre competências socioemocionais, vislumbrando as possibilidades decorrentes da relação entre os dois campos. A composição final da obra também contou com a participação de parcerias (Cooperartemjogo, Instituto Compartilhar, Instituto Corrida Amiga, Instituto Esporte Mais, Instituto Família Barrichello e Prefeitura Municipal de Jundiaí) que atuam na promoção do movimento, de atividades físicas e esportivas e/ou de competências socioemocionais com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em diferentes regiões do Brasil. 

A publicação trabalha com a ideia de vidas ativas são todas as formas de viver em que o movimento e a atividade física são onipresentes no cotidiano das pessoas e comunidades. Diversos aspectos da vida cotidiana estão ligados à motilidade e à capacidade do ser humano de transitar em ambientes pessoais, culturais e sociais. A corporeidade faz parte da vivência humana e de suas experiências biológicas e históricas, entre muitas outras dimensões. 

A possibilidade de desfrutar de uma vida ativa também se relaciona com as oportunidades disponíveis para os indivíduos e sua relação com os espaços que frequentam. Esse olhar abrangente permite perceber que não se trata só de promover uma modificação de modo de vida, mas sim uma mudança cultural dos valores sociais – como apontado no e-book, é o “modo de vida compreendido e determinado pelas condições de vida, oportunidades e valores sociais”. 

 

O que você encontra na obra 

“Compreende-se, então, que vidas ativas são ritmos e movimentos. Alguns são iguais, comuns a todos nós; outros são tão próprios e específicos de um lugar, olhar, percepção, sentido, conexão. São sutilezas, provocações, movimentos, envolvimentos, interações” (trecho do e-book Competências Socioemocionais e vidas ativas). 

 

O e-book está estruturado em: 

  • módulo introdutório, sobre os conceitos fundamentais acerca de competências socioemocionais e vidas ativas; 
  • módulo focado nas competências socioemocionais e vidas ativas no ambiente escolar, que reúne perspectivas e práticas que podem ser realizadas na escola para promover o desenvolvimento intencional de competências a partir da prática de atividades físicas; 
  • módulo sobre as competências socioemocionais e vidas ativas ao longo da vida, que traz experiências e modelos que favorecem vivências mais ativas para idades diversas; 
  • módulo sobre formas de despertar aprendizados no cotidiano, que apresenta relações possíveis entre competências socioemocionais, vidas ativas e letramento corporal.  

O e-book oferece um convite para que seus leitores reflitam sobre as dinâmicas e relações ligadas às vidas ativas e o desenvolvimento pessoal, de grupos e comunidades. Esse exercício pode permitir a observação de características de seu próprio modo de vida, dos fatores sociais e culturais que se relacionam com suas práticas, e também inspirar a multiplicação de ações que levem à promoção de competências socioemocionais e vidas ativas para outras pessoas. 

 

Lançamento 

O evento de lançamento foi realizado no CEPEUSP, e contou com a presença de parceiros e apoiadores do projeto. A abertura contou com a presença do gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Marcos Drummond, que acompanhou o processo de idealização do e-book. “O projeto passou por muitas transformações ao longo do tempo, mas mantemos sempre a essência de promover o desenvolvimento pleno de todas as pessoas e, por meio da parceria, de descobrir como o esporte e modos de vida mais ativos podem contribuir para a concretização dessa integralidade”. Já a gerente de projetos Ana Netto, uma das coautoras da obra, falou sobre a importância da iniciativa. “As trocas e diálogos permitiram ver as possibilidades e as afinidades entre o desenvolvimento intencional de competências socioemocionais e a promoção de vidas ativas, identificando os apontamentos e as práticas presentes na obra”, destaca. Letícia Quixadá, gerente de projetos que coordenou a reta final da publicação, falou sobre o potencial da obra em diversos aspectos da educação e da vida cotidiana – “buscamos promover o acesso às informações apresentadas do e-book, abrindo espaços para diálogo, reflexão e construção coletiva”, afirma. 

O diretor do CEPEUSP, Emílio Antonio Miranda, também destacou a amplitude do alcance da publicação. “O e-book traz conhecimentos vastos e variados, embasados nas pesquisas e práticas de diversos parceiros, organizados e distribuídos de forma democrática para todos”, afirmou. O educador do PRODHE-CEPEUSP, Marcos Vinicius Moura e Silva, destacou também como a interface entre competências socioemocionais e vidas ativas requer um olhar abrangente sobre a temática. “Modos de vidas ativos envolvem questões ligadas à pedagogia do esporte, mobilidade urbana, expressão corporal, entre muitos outros. Lidar com a dinâmica requer extrapolar as próprias áreas de formação e atuação para uma reflexão que consiga abranger aspectos diversos”, comentou. 

Na sequência, houve um workshop para realização de atividades, oficinas e práticas que ilustram a importância de experienciar modos de vida mais ativos e seus impactos na prática. 

 

A parceria 

A parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp) teve início em 1995, com o Programa Educação pelo Esporte, realizado em conjunto com quatorze universidades brasileiras. 

O trabalho conjunto ao longo dos anos resultou em diversas aprendizagens e, mais recentemente, se pauta no objetivo de adotar e difundir o paradigma do esporte para promoção do desenvolvimento da educação integral, passou recentemente a ter como principal foco a realização de ações em busca da complementariedade entre os conceitos vidas ativas e competências socioemocionais. 

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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