fbpx

Bússola do autoconhecimento: a importância de instrumentos de avaliação para professores

Instrumento autoavaliativo é um convite para a reflexão sobre a prática docente e oferece rumos concretos para o desenvolvimento.

5 MIN
26 set 2022
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Toda jornada começa com um rumo. Para que possamos seguir um caminho pertinente, precisamos saber para onde vamos e, a partir disso, identificar a melhor forma de realizar o percurso. Na educação, isso não é diferente. O desenvolvimento cognitivo já se apoia em processos avaliativos há tempos, mas sabemos que a educação integral requer um olhar específico também para as competências socioemocionais, que demandam formas específicas de monitoramento.

Para que esses aspectos também sejam contemplados de forma eficaz nas práticas educativas, é fundamental pensar em esforços que ajudem a identificar quais os pontos que precisam de maior desenvolvimento para encontrar apoiar os professores no desenvolvimento de competências que sejam relevantes para a sua atuação e carreira.

Olhar para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes é uma prática essencial para a concretização da integral. Com isso em mente, precisamos também considerar nesse processo o papel daquele que é o agente transformador fundamental da educação: o professor.

Em processos de interação e mediação da aprendizagem, sua atuação tem relação direta inclusive com inúmeros resultados – cerca de 30% do desempenho acadêmico dos estudantes pode ser atribuída ao docente. É preciso considerar também que, além da interação com os estudantes, a atuação docente inclui ainda uma série de ações com os pares e a comunidade escolar.

Todas essas frentes demandam domínio e uso de um conjunto amplo de habilidades e práticas que formam a identidade profissional do educador. Ao mesmo tempo, o cotidiano escolar apresenta diversos desafios para a manutenção da saúde emocional e do bem-estar do próprio educador, o que também pode ser promovido por meio do desenvolvimento e fortalecimento de determinadas competências.

Todos esses aspectos devem ser contemplados em mecanismos de suporte e apoio ao educador, oferecendo possibilidades de desenvolvimento que viabilizem uma prática voltada para a educação integral. Nesse sentido, o Instituto Ayrton Senna vem realizando pesquisas e iniciativas formativas voltadas para o âmbito socioemocional dos educadores, que levou ao desenvolvimento de uma matriz de competências específicas.

Você sabe o que são competências socioemocionais de professores?

Ao longo de anos de pesquisas e estudos, o Instituto desenvolveu uma definição completa sobre as competências socioemocionais e técnico-instrucionais de professores:

São características individuais que se manifestam em padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos, sendo originadas na relação recíproca de aspectos biológicos e ambientais. Elas continuam a se desenvolver por meio de experiências formais e informais de aprendizagem e podem ser adquiridas e desenvolvidas em formações iniciais e na prática profissional, além de poderem facilitar direta e indiretamente a aprendizagem dos estudantes e a interação com colegas, profissionais da educação, pais e sociedade.

A partir dessa definição, as características foram agrupadas em quatro macrompetências:

Além de sistematizar os achados, o desenvolvimento da matriz também permitiu o desdobramento em um instrumento autoavaliativo inédito. Esse tipo de instrumento abre um espaço de reflexão, apoiando o seu autoconhecimento e, a partir disso, a autorregulação do próprio desenvolvimento socioemocional.

“Fazer um bom monitoramento é um dos pilares de qualquer ação de desenvolvimento, e não deve ser diferente no caso da educação integral. Trabalhamos em prol do desenvolvimento pleno há quase duas década e percebemos que estender esse olhar ao educador é essencial”, afirma a Vice-Presidente de Educação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Tatiana Filgueiras.

De um ponto de vista mais abrangente, pensando em políticas públicas e em processos formativos em redes de ensino, o monitoramento socioemocional é recomendado para orientar programas, práticas e planejamentos. Ele permite mensurar quais pontos precisam de desenvolvimento e quais possuem um potencial ainda não explorado.

Assim como no caso dos estudantes, esse monitoramento:

a) não é adequado e suficiente para embasar políticas de responsabilização de professores, bônus ou sanção;

b) não permite traçar um perfil ideal do professor, uma vez que ele inexiste, dado que uma diversidade de características, que se combinam com outras variáveis, pode tornar o trabalho docente eficaz;

c) não deve criar rankings, já que há uma diversidade muito grande de elementos que, apenas em conjunto com esses resultados, podem conferir-lhes a possibilidade de interpretações acuradas;

d) não deve ser interpretado como um conjunto de características imutáveis, uma vez que podem ser desenvolvidas; e

e) não se presta a justificar ou naturalizar comportamentos, uma vez que estes são multideterminados.

Sob um olhar individualizado, o instrumento atua como uma bússola de autoconhecimento para os educadores. O próprio processo de resposta é um convite ao professor para realizar um mergulho em sua formação, em suas práticas e em seus objetivos de desenvolvimento.

As perguntas apresentadas envolvem situações ligadas diretamente à atuação em sala de aula, abrindo espaços para que o docente possa refletir sobre o que de fato está em impacta o seu desenvolvimento socioemocional e como esses fatores impactam emoções e comportamentos cotidianos.

Ter em mãos esses insumos e acessar formas de desenvolvimento é também uma maneira de lidar com as demandas e desafios do mundo atual, em que a complexidade de situações e mudanças impacta diretamente a formação e a atuação de professores.

Por isso, monitorar e trabalhar as competências socioemocionais abre caminhos para que os professores possam ser protagonistas de seu desenvolvimento, em uma perspectiva integral, fortalecendo-se e empoderando-se da maneira mais adequada para orientar seus estudantes a fazer o mesmo em sua própria formação e em seus projetos de vida.

A humane, novo ambiente digital de formação e desenvolvimento do Instituto, disponibiliza gratuitamente um instrumento de autoconhecimento em competências socioemocionais. Cadastre-se e acesse: https://bit.ly/3Sh5NQD

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde