fbpx

Realizando Escolhas: jornada da humane auxilia estudantes a fazerem escolhas alinhadas aos seus projetos de vida

Curso certificado e instrumento de avaliação de interesses profissionais são componentes da jornada gratuita

3 MIN
7 jun 2023
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Já está disponível na humane, ambiente digital do Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento humano, a nova jornada “Realizando Escolhas”. A partir do dia 7 de julho, professores de todo o país terão acesso gratuito à jornada, que oferece a formação e os instrumentos necessários para apoiar estudantes do Ensino Médio a se autoconhecerem e utilizar seus interesses para fazer escolhas conscientes e alinhadas aos seus projetos de vida, especialmente no que diz respeito à dimensão profissional.

Acesse a jornada Realizando Escolhas

A jornada é uma ferramenta importante para promover o autoconhecimento e a autonomia dos jovens de 14 a 18 anos matriculados no Ensino Médio. Além da formação para professores, ela traz um instrumento criado a partir de evidências científicas para que eles possam orientar seus estudantes na identificação de seus interesses, valores e projetos de vida, criando oportunidades para que eles atinjam todo o seu potencial.

Por que falar de escolhas no Ensino Médio?

O Ensino Médio é uma fase marcada por grandes descobertas e desafios na vida dos jovens. Nesse período, eles enfrentam a necessidade de refletir sobre si mesmos dentro do contexto dinâmico e complexo do século 21, levando em consideração seus interesses e desejos para fazerem escolhas que possam impactar positivamente seu presente e seu futuro. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é essencial que a escola crie espaços e oportunidades para desenvolver a autonomia, protagonismo juvenil e tomada de decisão dos estudantes, de forma a embasar interesses e valores éticos para apoiar a reflexão e a construção de seus projetos de vida.

A jornada na humane

A jornada começa com um material teórico sobre a temática, de leitura opcional. Para acessá-los, basta acessar os cards “Por que falar de escolhas?” e “Fundamentos da ciência”. Em seguida, são apresentados os módulos principais:

Trilha formativa: curso gratuito, com certificado de 3 horas, que apresenta materiais de orientação, como planos de aulas e atividades modulares.

Cadastro da Avaliação: ambiente em que o professor poderá cadastrar os estudantes que participarão da avaliação e enviar o link de preenchimento a eles. Após o preenchimento, é gerado um relatório de devolutiva personalizado com os resultados obtidos. No caso do estudante, os dados são referentes às suas respostas. Para o professor, é visto o panorama geral da sala, sem resultados individuais.

Como funciona o instrumento de avaliação?

O instrumento de autovaliação tem base no modelo de Holland (RIASEC), e identifica seu perfil de interesse e oferece uma devolutiva orientadora bastante interativa. Este modelo organiza interesses, ambientes e campos de atuação, podendo auxiliar os estudantes nas escolhas formativas e de carreira. Ele conta com seis perfis:

REALISTA: prefere atividades concretas e produtivas, que tenham como base conceitos técnicos e tecnológicos e busquem a solução de problemas.

INVESTIGATIVO: procura atividades mais analíticas, se dedicando ao aprofundamento em conhecimentos, teorias e pensamento intelectual e científico.

ARTÍSTICO: gosta de criar e encontrar formas de expressar ideias e sentimentos. São originais, independentes e não conformistas.

SOCIAL: gosta de se relacionar com o outro, atuando em atividades em que possa orientar e auxiliar o próximo por meio de ocupações que priorizem o trabalho de apoio, cooperação e cuidado.

EMPREENDEDOR: busca desafios e não gosta de atividades excessivamente rotineiras. Se atrai pelo novo e inusitado e demonstra habilidades para negociação e decisão.

CONVENCIONAL: é organizado, gosta de planejar e busca eficiência em todas as suas tarefas. Evita atividades de risco e gosta de ser reconhecido por sua competência.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde