fbpx

Instituto Ayrton Senna defende educação integral para responder aos desafios do século 21 em livro organizado pela Undime

Publicação ‘Educação em Movimento’ reuniu diversas vozes relevantes para refletir sobre atuais desafios da área

3 MIN
7 fev 2023
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Com o objetivo de refletir e convocar a sociedade para debater sobre os desafios trazidos pela pandemia na educação brasileira, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) lançou o livro ‘Educação em Movimento: O Direito Universal, as Transformações e Possibilidades Durante e após a Pandemia’. Reunindo diversas vozes relevantes da área, a publicação conta com um capítulo assinado por Viviane Senna, presidente do Instituto, onde defende um novo paradigma para a educação. “É urgente a revisão da forma como educamos nossas crianças e jovens, pensando nas necessidades das novas tecnologias, mas sem esquecer que o modo como eles convivem, criam e produzem será determinante para a construção do mundo depois de amanhã”, diz.

ACESSE E FAÇA O DOWNLOAD DA PUBLICAÇÃO.

Em capítulo sobre a importância das competências socioemocionais e do cuidado com as pessoas, a presidente propõe uma nova visão de educação, em que passa a ser fundamental o desenvolvimento não apenas cognitivo dos estudantes, mas também socioemocional. Ao abordar as mudanças recente tecnológicas presenciadas pelo mundo e pela comunidade educacional, a presidente do Instituto defende que, para fazer frente a uma sociedade em constante transformação, é cada vez mais necessário que a escola desenvolva competências dos estudantes de forma ampla e plena.
O livro também discute pilares fundamentais para o combate dos desafios educacionais brasileiros, como a democratização do acesso à educação, a estruturação de políticas educacionais e seu financiamento. Luiz Miguel Garcia e Alessio Costa Lima, da Undime, Claudia Costin, da FGV, e Priscila Cruz, do Todos Pela Educação, são alguns dos especialistas brasileiros que também participam da obra. A publicação também conta com capítulos sobre o novo Fundeb, os desafios do Plano Nacional de Educação, diversidade e desigualdade educacional e BNCC.

A série de publicações ‘Educação em Movimento’, já conta também com um segundo volume sobre a Base Nacional Comum Curricular. Acesse aqui.

Durante a pandemia, o Brasil foi um dos países do mundo que mais sofreu com longos períodos de escolas fechadas: foram quase 180 de dias letivos apenas em 2020. Perante este cenário, os desafios atuais e futuros da educação brasileira são diversos, entre eles questões como a recomposição da aprendizagem dos estudantes, a evasão e abandono escolar e os desafios socioemocionais de crianças, jovens e educadores.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde