fbpx

Cátedra Instituto Ayrton Senna na USP-RP encerra ciclo de webinars sobre Novo Ensino Médio

Encontro discutiu propostas a serem enviadas para consulta pública do MEC

5 MIN
30 maio 2023
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

A Cátedra Instituto Ayrton Senna no Instituto de Estudos Avançados da USP Riberão Preto promoveu o encontro encerramento de ciclo de debates “O Novo Ensino Médio: Propostas em Discussão”. Após reunir especialistas e gestores na discussão do tema, o último encontro trouxe debatedores de diversos organizações e órgãos públicos para discutir questões práticas a serem apontadas ao MEC por meio da consulta pública em vigor até a primeira semana de junho.

ASSISTA A TRANSMISSÃO NA ÍNTEGRA NO YOUTUBE

O encontro foi conduzido pela especialista Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), que recebeu os seguintes convidados:

 

O presente webinar, assim como as transmissões anteriores, faz parte do objetivo da Cátedra Instituto Ayrton Senna na USP Riberão Preto em discutir questões atuais da educação e contribuir para a construção e avaliação de políticas públicas com base em evidências científicas. Como resultado dessas discussões, será elaborado um documento de propostas de aprimoramento do Novo Ensino Médio a ser enviado ao MEC.

 

Confira como foi a discussão sobre o Novo Ensino Médio

Na abertura do encontro, Viviane Senna, presidente do Instituto, falou sobre a importância da temática para os jovens num contexto pós-pandemia de Covid-19. Também ressaltou a importância de não interromper a implementação da nova política para o Ensino Médio, pois uma interrupção poderia haver consequências negativas aos estudantes que estudam ou estudarão nesse novo modelo. Ao complementar a fala de Viviane, Maria Helena Guimarães também ressaltou os encontros online servirão de insumo para a construção de um documento formal para que seja enviado a consulta pública do MEC sobre a problemática.

Na sequência, em sua fala, Alexsandro Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, destacou que os desafios com o Ensino Médio são antigos, e a democratização da etapa de ensino foi tardia no país, o que prejudicou especialmente os estudantes mais pobres e periféricos. Em relação à consulta pública do MEC, o especialista destacou: Que bom que agora a gente pode estar discutindo todas as alternativas, podendo discutir a alternativa da revogação, da revisão profunda da reforma, podendo discutir, inclusive, a manutenção da reforma. Isso tem que ser feito dentro do campo democrático. Não podemos aceitar sectarismos e autoritarismos que queiram surrupiar o debate franco de ideias, a busca pela melhor evidência científica do tema”.

Na visão de Rubens Lacerda, Diretor de Avaliação de Educação Básica do Inep, é essencial não desassociar a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, além de reestabelecer os parâmetros de atualização do ENEM conforme as novas diretrizes. Já Maria Inês Fini, ex-presidente do Inep e membro da Cátedra Alfredo Bosi IEA/USP, defendeu que haja uma nova proposta em relação à formação de professores, que seja capaz de dar conta do Novo Ensino Médio e também das necessidades dos educadores. “Nós puxamos o tapete da escola brasileira para dizer que daquele jeito não tem lugar mais na sociedade moderna. Então, é uma mudança radical mesmo”, disse.

Trazendo ao centro do debate questões práticas referentes à implementação da proposta, Iane Nobre, Coordenadora da Gestão Pedagógica do Ensino Médio do Ceará, ressaltou a falta de coordenação do MEC nos anos anteriores. Ela também destacou que a discussão sobre a revogação causa insegurança e instabilidade dentro das secretarias e defendeu que o Projeto de Vida seja valorizado por diversas razões, entre elas, o potencial para engajar o estudante. Ghisleine Trigo, Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, por sua vez, defendeu e flexibilização curricular da proposta.  Por fim, a educadora Guiomar Namo de Mello ressaltou que o currículo deve nortear a infraestrutura escolar, a avaliação e a formação de professores.

CLIQUE AQUI PARA SABER COMO FOI O PRIMEIRO ENCONTRO CLIQUE AQUI PARA SABER COMO FOI O SEGUNDO ENCONTRO Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde