fbpx

Modelo RIASEC: um guia para jovens na escolha de profissões

Guia informativo sobre o Modelo RIASEC, auxiliando jovens na tomada de decisões e a escolha de profissões com base em seis perfis de interesse.

6 MIN
22 fev 2024
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Ao longo da jornada escolar e em reflexões sobre as perspectivas profissionais, a juventude enfrenta o desafio de escolher uma carreira. É neste momento que eles buscam conciliar habilidades pessoais com satisfação genuína.

Nesse contexto, surge o modelo RIASEC, que pode oferecer uma compreensão mais profunda das preferências dos estudantes e sua importância na tomada de decisões pessoais e profissionais.

Elaborada pelo psicólogo americano John Lewis Holland, o modelo RIASEC delineia seis categorias distintas de interesses, que podem ser relacionados com questões profissionais. Nesse diagrama, seria possível identificar os interesses profissionais de cada pessoa, conectando suas preferências, valores e habilidades específicas.

Explorando os seis tipos de interesses do RIASEC

Ao instigar o estudante a refletir sobre suas preferências e ter a orientação adequada de seus professores, o RIASEC pode ser uma ferramenta útil para explorar os interesses profissionais. Ele pode auxiliar as pessoas a identificar carreiras que façam sentido para suas preferências e comportamentos.

Cada agrupamento desse modelo tem seus próprios interesses, valores e habilidades. A seguir, exploraremos cada um deles com mais detalhes.

Realista

Essas pessoas costumam gostar de trabalhar com coisas e resolver problemas concretos. Têm pensamentos e orientações práticas, gostam de trabalhar com ferramentas e equipamentos e podem gostar de resolver problemas mecânicos e técnicos.

Algumas carreiras compatíveis com o tipo realista incluem:

  • Engenheiro;
  • Mecânico;
  • Policial;
  • Bombeiro;
  • Atleta.

Investigativo

O investigador costuma ser identificado em pessoas que gostam de aprender e pensar de forma abstrata. Elas são interessadas em atividades que favoreçam e utilizem a curiosidade, gostam de resolver problemas científicos e matemáticos e gostam de atividades que as permitam pensar de forma lógica e crítica.

Algumas carreiras do investigador incluem:

  • Cientista;
  • Médico;
  • Professor;
  • Pesquisador;
  • Advogado.

Artístico

Já os artísticos gostam de atividades em que possam ser criativas e expressivas. Atraem-se por espaços imaginativos, gostam de trabalhar com ideias e emoções e gostam de atividades em que possam pensar de forma não tradicional.

Algumas carreiras compatíveis com o tipo artístico incluem:

  • Músico;
  • Artista;
  • Escritor;
  • Designer;
  • Ator.

Social

Esses indivíduos gostam de atividades em que auxiliem os outros. Têm afinidade com possibilidades de expressar atitudes compassivas, e tendem a gostar de trabalhar com pessoas, valorizando momentos em que possam entender e se comunicar com os outros.

Algumas carreiras incluem:

  • Psicólogo;
  • Assistente social;
  • Professor;
  • Enfermeiro;
  • Assistente de saúde.

Empreendedor

Empreendedores valorizam possibilidades em que possam assumir riscos e liderar. Tendem a valorizar a independência, gostam de trabalhar com pessoas e costumam desenvolver atividades em que possam pensar de forma estratégica e visionária.

Confira algumas carreiras para essas pessoas:

  • Empresário;
  • Gerente;
  • Corretor;
  • Advogado;
  • Vendedor.

Convencional

Os convencionais gostam de seguir regras e trabalhar com números e dados. Elas costumam gostar de atividades de organização, podendo ter afinidade e interesse em trabalhar com processos e lidar com tarefas administrativas.

Algumas carreiras são:

  • Contador;
  • Secretário;
  • Auditor;
  • Assistente administrativo;
  • Bibliotecário.

Explorar esses tipos de interesses ajuda a compreender as preferências individuais e fornece um ponto de partida valioso para direcionar escolhas profissionais alinhadas com as características e paixões de cada pessoa.

Como o RIASEC ajuda na reflexão sobre aptidões e habilidades

Alunas praticando aptidões conforme modelo RIASEC.

O modelo RIASEC é uma ferramenta útil para a identificação de competências e interesses profissionais . Ele pode ajudar as pessoas a entenderem suas próprias fortalezas e comportamento perante algumas atividades, o que pode ser útil para a escolha de carreiras e o desenvolvimento profissional.

Cada agrupamento do RIASEC está associado a um conjunto de habilidades. Por exemplo, pessoas com personalidade realista são geralmente interessadas em resolver problemas mecânicos e técnicos, enquanto o investigador pensa de forma lógica e crítica.

A seguir, exploramos como esse modelo pode ser usado como forma de reflexão dos estudantes na prática: 

Refletindo sobre interesses e atividades profissionais

Uma maneira de identificar suas habilidades é refletir sobre seus interesses e atividades. Quais são as coisas que você mais gosta de fazer? Quais são as atividades que você faz bem?

Por exemplo, se você gosta de resolver quebra-cabeças e puzzles, isso pode ser um sinal de que você tem afinidade para a matemática e a lógica. Se você gosta de desenhar e pintar, isso pode ser um sinal de que você lidaria bem com atividades que envolvem arte e criatividade. Esses interesses não são fixos, podendo mudar ou se desenvolverem ao longo do tempo.

Preencher um teste profissional não implica em uma certeza e pode gerar impressões equivocadas em jovens e adultos; por isso, recomendamos que o RIASEC seja sempre utilizado por profissionais de educação, em momentos voltados para essa reflexão e com a orientação necessária

Na plataforma Humane temos a jornada Realizando Escolhas, disponível para professores de todo o país apoiarem o autoconhecimento e decisões de carreira dos estudantes do Ensino Médio com noções de interesses profissionais.

Conversando com outras pessoas

Outra maneira de identificar suas habilidades é conversar com outras pessoas próximas a você. Converse com seus pais, professores, amigos e colegas sobre seus interesses e habilidades, entendendo a percepção deles sobre coisas que possam escapar de sua atenção.

Essas pessoas podem fornecer uma perspectiva valiosa sobre suas atitudes e comportamentos. Elas também podem ajudá-lo a considerar carreiras que façam sentido com as suas competências e preferências. Lembrando que é sempre importante discutir essas impressões e reflexões com seus professores e membros da comunidade escolar.

A identificação de suas habilidades e interesses profissionais é um passo importante no processo de escolha de carreira.

Integrando o RIASEC nas discussões na escola

Duas meninas ao lado de um esqueleto em uma sala de aula, servindo de modelo para profissões.

Você pode notar o modelo RIASEC integrado em conversas e diálogos na escola de várias maneiras, veja exemplos:

  • Em aulas de projeto de vida pode ser usado para auxiliar alunos a explorar interesses e habilidades, identificar carreiras que façam sentido;
  • Em aulas ligadas a tomada de decisões para compreender os diferentes tipos de carreiras e as habilidades necessárias para cada uma;
  • Em aulas de desenvolvimento pessoal para esclarecer suas próprias fortalezas e limitações desenvolvendo suas habilidades.

Conclusão

O modelo RIASEC é uma ferramenta valiosa para jovens na fase de tomada de decisões, como a escolha de profissões. Ele incentiva e orienta os jovens a explorarem seus interesses e habilidades, além de tomarem decisões embasadas em modelos cientificamente válidos sobre seu futuro profissional.

O modelo RIASEC pode ser integrado nas discussões escolares de várias maneiras. Ao fornecer oportunidades de explorar seus interesses e habilidades, contribui para a tomada de decisões informadas sobre suas carreiras e o desenvolvimento de um plano de carreira.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde