Ao longo da jornada escolar e em reflexões sobre as perspectivas profissionais, a juventude enfrenta o desafio de escolher uma carreira. É neste momento que eles buscam conciliar habilidades pessoais com satisfação genuína.
Nesse contexto, surge o modelo RIASEC, que pode oferecer uma compreensão mais profunda das preferências dos estudantes e sua importância na tomada de decisões pessoais e profissionais.
Elaborada pelo psicólogo americano John Lewis Holland, o modelo RIASEC delineia seis categorias distintas de interesses, que podem ser relacionados com questões profissionais. Nesse diagrama, seria possível identificar os interesses profissionais de cada pessoa, conectando suas preferências, valores e habilidades específicas.
Explorando os seis tipos de interesses do RIASEC
Ao instigar o estudante a refletir sobre suas preferências e ter a orientação adequada de seus professores, o RIASEC pode ser uma ferramenta útil para explorar os interesses profissionais. Ele pode auxiliar as pessoas a identificar carreiras que façam sentido para suas preferências e comportamentos.
Cada agrupamento desse modelo tem seus próprios interesses, valores e habilidades. A seguir, exploraremos cada um deles com mais detalhes.
Realista
Essas pessoas costumam gostar de trabalhar com coisas e resolver problemas concretos. Têm pensamentos e orientações práticas, gostam de trabalhar com ferramentas e equipamentos e podem gostar de resolver problemas mecânicos e técnicos.
Algumas carreiras compatíveis com o tipo realista incluem:
- Engenheiro;
- Mecânico;
- Policial;
- Bombeiro;
- Atleta.
Investigativo
O investigador costuma ser identificado em pessoas que gostam de aprender e pensar de forma abstrata. Elas são interessadas em atividades que favoreçam e utilizem a curiosidade, gostam de resolver problemas científicos e matemáticos e gostam de atividades que as permitam pensar de forma lógica e crítica.
Algumas carreiras do investigador incluem:
- Cientista;
- Médico;
- Professor;
- Pesquisador;
- Advogado.
Artístico
Já os artísticos gostam de atividades em que possam ser criativas e expressivas. Atraem-se por espaços imaginativos, gostam de trabalhar com ideias e emoções e gostam de atividades em que possam pensar de forma não tradicional.
Algumas carreiras compatíveis com o tipo artístico incluem:
- Músico;
- Artista;
- Escritor;
- Designer;
- Ator.
Social
Esses indivíduos gostam de atividades em que auxiliem os outros. Têm afinidade com possibilidades de expressar atitudes compassivas, e tendem a gostar de trabalhar com pessoas, valorizando momentos em que possam entender e se comunicar com os outros.
Algumas carreiras incluem:
- Psicólogo;
- Assistente social;
- Professor;
- Enfermeiro;
- Assistente de saúde.
Empreendedor
Empreendedores valorizam possibilidades em que possam assumir riscos e liderar. Tendem a valorizar a independência, gostam de trabalhar com pessoas e costumam desenvolver atividades em que possam pensar de forma estratégica e visionária.
Confira algumas carreiras para essas pessoas:
- Empresário;
- Gerente;
- Corretor;
- Advogado;
- Vendedor.
Convencional
Os convencionais gostam de seguir regras e trabalhar com números e dados. Elas costumam gostar de atividades de organização, podendo ter afinidade e interesse em trabalhar com processos e lidar com tarefas administrativas.
Algumas carreiras são:
- Contador;
- Secretário;
- Auditor;
- Assistente administrativo;
- Bibliotecário.
Explorar esses tipos de interesses ajuda a compreender as preferências individuais e fornece um ponto de partida valioso para direcionar escolhas profissionais alinhadas com as características e paixões de cada pessoa.
Como o RIASEC ajuda na reflexão sobre aptidões e habilidades
O modelo RIASEC é uma ferramenta útil para a identificação de competências e interesses profissionais . Ele pode ajudar as pessoas a entenderem suas próprias fortalezas e comportamento perante algumas atividades, o que pode ser útil para a escolha de carreiras e o desenvolvimento profissional.
Cada agrupamento do RIASEC está associado a um conjunto de habilidades. Por exemplo, pessoas com personalidade realista são geralmente interessadas em resolver problemas mecânicos e técnicos, enquanto o investigador pensa de forma lógica e crítica.
A seguir, exploramos como esse modelo pode ser usado como forma de reflexão dos estudantes na prática:
Refletindo sobre interesses e atividades profissionais
Uma maneira de identificar suas habilidades é refletir sobre seus interesses e atividades. Quais são as coisas que você mais gosta de fazer? Quais são as atividades que você faz bem?
Por exemplo, se você gosta de resolver quebra-cabeças e puzzles, isso pode ser um sinal de que você tem afinidade para a matemática e a lógica. Se você gosta de desenhar e pintar, isso pode ser um sinal de que você lidaria bem com atividades que envolvem arte e criatividade. Esses interesses não são fixos, podendo mudar ou se desenvolverem ao longo do tempo.
Preencher um teste profissional não implica em uma certeza e pode gerar impressões equivocadas em jovens e adultos; por isso, recomendamos que o RIASEC seja sempre utilizado por profissionais de educação, em momentos voltados para essa reflexão e com a orientação necessária.
Na plataforma Humane temos a jornada Realizando Escolhas, disponível para professores de todo o país apoiarem o autoconhecimento e decisões de carreira dos estudantes do Ensino Médio com noções de interesses profissionais.
Conversando com outras pessoas
Outra maneira de identificar suas habilidades é conversar com outras pessoas próximas a você. Converse com seus pais, professores, amigos e colegas sobre seus interesses e habilidades, entendendo a percepção deles sobre coisas que possam escapar de sua atenção.
Essas pessoas podem fornecer uma perspectiva valiosa sobre suas atitudes e comportamentos. Elas também podem ajudá-lo a considerar carreiras que façam sentido com as suas competências e preferências. Lembrando que é sempre importante discutir essas impressões e reflexões com seus professores e membros da comunidade escolar.
A identificação de suas habilidades e interesses profissionais é um passo importante no processo de escolha de carreira.
Integrando o RIASEC nas discussões na escola
Você pode notar o modelo RIASEC integrado em conversas e diálogos na escola de várias maneiras, veja exemplos:
- Em aulas de projeto de vida pode ser usado para auxiliar alunos a explorar interesses e habilidades, identificar carreiras que façam sentido;
- Em aulas ligadas a tomada de decisões para compreender os diferentes tipos de carreiras e as habilidades necessárias para cada uma;
- Em aulas de desenvolvimento pessoal para esclarecer suas próprias fortalezas e limitações desenvolvendo suas habilidades.
Conclusão
O modelo RIASEC é uma ferramenta valiosa para jovens na fase de tomada de decisões, como a escolha de profissões. Ele incentiva e orienta os jovens a explorarem seus interesses e habilidades, além de tomarem decisões embasadas em modelos cientificamente válidos sobre seu futuro profissional.
O modelo RIASEC pode ser integrado nas discussões escolares de várias maneiras. Ao fornecer oportunidades de explorar seus interesses e habilidades, contribui para a tomada de decisões informadas sobre suas carreiras e o desenvolvimento de um plano de carreira.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.