O projeto Letramento em Programação, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna, recebeu a chancela da Sociedade Brasileira de Computação, sendo reconhecido pelo órgão como um programa que “está fazendo diferença na vida das pessoas”.
O projeto Letramento em Programação, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna, recebeu a chancela da Sociedade Brasileira de Computação, sendo reconhecido pelo órgão como um programa que “está fazendo diferença na vida das pessoas”. Sendo como um selo de autenticidade e validação de iniciativas no campo do pensamento computacional, a chancela da SBC visa reconhecer projetos inovadores de caráter educativo, social cultural ou tecnológico que levem a computação a públicos que não tenham contato com a área.
A Sociedade Brasileira de Computação nasceu há 40 anos e reúne estudantes, professores, pesquisadores e entusiastas da área com o objetivo de fomentar a inclusão digital no país e incentivar atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em computação. Para isso, a entidade trabalha para fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, investe em pesquisas sobre o assunto e contribui com a formação dos profissionais da área. Durante a discussão da Base Nacional Comum Curricular, publicou um manifesto defendendo a inserção da programação e do pensamento computacional nos currículos da Educação Básica, e, embora o documento final não tenha incorporado as sugestões da entidade, as discussões sobre o tema passaram a ser mais disseminadas.
Desde 2016, a SBC chancelou quase 30 projetos inovadores. No parecer da chancela, a SBC afirma que “o projeto já tem resultados relevantes, com excelentes expectativas para os próximos anos. Seu caráter educativo no contexto da disseminação do pensamento computacional o torna muito importante, sendo necessária sua divulgação e ampliação”. Em seu comunicado de reconhecimento ao Instituto, o órgão ainda ressaltou que o modelo do projeto é replicável e pode se estender a todo o Brasil, além de considerar que pelos depoimentos dos participantes do programa, o Letramento em Programação está fazendo diferença na vida dos envolvidos.
Desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna desde 2015, o projeto de Letramento em Programação apresenta conceitos, práticas e perspectivas sobre o pensamento computacional para estudantes do 4º ao 9º do Ensino Fundamental. O programa é aplicado em escolas públicas parceiras do Instituto espalhadas por quatro estados, envolvendo mais de 3 mil estudantes e 160 educadores. O projeto também envolve os professores da Educação Básica em encontros formativos e palestras, trabalhando com as redes para a construção coletiva de propostas e produzir conhecimentos sobre boas práticas na introdução da programação no cotidiano escolar.
Visando promover a Educação Integral nas escolas, assim como preparar as crianças e jovens para os desafios do século 21, o Letramento em Programação trabalha o pensamento computacional com o objetivo de desenvolver habilidades como raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e criatividade. “O projeto não só amplia as possibilidades de uso das novas tecnologias digitais no contexto escolar, mas também empodera crianças e jovens para que se enxerguem em um novo papel no mundo digital, tornando-se potenciais transformadores sociais a partir do uso de ferramentas tecnológicas” afirma Adelmo Eloy, coordenador de projetos do Instituto Ayrton Senna.
O Instituto Ayrton Senna se sente honrado em receber este reconhecimento da Sociedade Brasileira de Computação, um importante passo para que mais redes de ensino e professores se sintam engajados para trabalhar a programação em linguagem computacional em seus currículos. “Além de ser um reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos, a chancela nos dá visibilidade e aproxima ainda mais da comunidade científica, que tem sido ator-chave na construção do Letramento em Programação”, diz Adelmo.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.