Aporte oferecido sobre competências socioemocionais chega a educadores e estudantes da Secretaria de Educação do Estado
Um dos parceiros da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo no Inova Educação, iniciativa que introduz uma visão de educação integral ao currículo e práticas pedagógicas da rede, o Instituto Ayrton Senna tem oferecido assessoria técnica e aportes conceituais aos professores e profissionais de educação do estado. Oferecendo apoio à rede ao longo do período de isolamento social e planejamento de volta às aulas, o Instituto participou recentemente de eventos online que visam compartilhar com os educadores, gestores e estudantes paulistas conhecimentos sobre competências socioemocionais e sua importância para o enfrentamento dos desafios do século 21.
Para compartilhar com professores da rede algumas ideias e conceitos sobre essas habilidades, Cynthia Sanches, líder do time de design de protótipo do Instituto Ayrton Senna, participou de uma conversa com professores da rede, em um momento de formação promovido pela Secretaria de Educação. O tema da conversa foi “Educação Integral e desenvolvimento de competências socioemocionais” e foram discutidas as 5 macrocompetências, suas relações com as 10 competências gerais da BNCC, meio de coloca-las em prática em sala de aula e a importância de uma avaliação formativa para que os estudantes possam enxergar sua evolução. Participaram a formação online cerca de 2 mil educadores da rede, que poderão atuar como multiplicadores dos conceitos de competências socioemocionais em suas escolas e salas de aula.
Dentre as demais iniciativas da rede de ensino paulista está também o Movimento Inova, que acontece anualmente e este ano ocorrerá por meio de um encontro online em outubro. De acordo com a Secretaria de Educação, a ocasião tem como propósito “permitir uma maior conexão entre professores, alunos e outros integrantes da rede estadual e conectá-los às soluções tecnológicas inovadoras”. Com o objetivo de engajar professores e estudantes para o evento no segundo semestre, foi promovido no dia 6 de julho o ‘Dia D’.
O evento online, destinado a toda rede, contou com oficinas, mesas de debates, apresentações e convidados especiais. Na abertura do encontro, o secretário de educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, se dirigiu diretamente aos estudantes, ressaltando que todas as oficinas apresentadas durante o evento teriam como objetivo inspirar os jovens a buscar mais inovações e conectar os conteúdos e apresentações ao seu projeto de vida. As atividades foram transmitidas ao vivo pela página no YouTube do Centro de Mídias, página no Facebook da SEDUC e aplicativo de aulas remotas da rede, acessado para mais de 2 milhões de estudantes em todo o estado.
O Instituto Ayrton Senna ficou responsável por liderar a atividade ‘Socioemocional em tempos de pandemia’, segunda oficina do dia. Nela, professores e estudantes de toda a rede estadual foram convidados a refletir sobre si mesmos e as competências socioemocionais a partir da criação do desenho de um personagem que trazia características como interesses, pensamentos e habilidades a serem desenvolvidas. O exercício também tratou do protagonismo por meio das ações do personagem. “Nessa oficina tínhamos o desafio de levar as competências socioemocionais para um público-alvo maior, de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental a 3º série do Ensino Médio, de professores, de toda a rede; o desafio foi fazer algo em comum, ainda que em cada ano escolar uma competência seja mais trabalhada”, afirma Natália Storace, líder de projetos do Instituto Ayrton Senna à frente das ações do Inova Educação.
Como próximos passos a esse apoio à rede, e buscando fortalecer o entendimento dos estudantes sobre as competências socioemocionais, seus interesses e projetos de vida, o Instituto Ayrton Senna também tem atuado na produção de uma série de aulas sobre Projeto de Vida. As aulas ficarão disponíveis no app de aulas à distância da Secretaria de Educação e no canal do Centro de Mídias no YouTube, e se destinarão diretamente aos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As aulas são destinadas especificamente para cada ano escolar, de acordo com o ritmo e dinâmica de aprendizagem de cada faixa etária, e abrangem as competências socioemocionais desenvolvidas naquela série.
Sobre o Inova
Visando garantir o desenvolvimento pleno dos estudantes desde o 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo lançou o Programa Inova Educação, que busca trazer inovações ao currículo que estejam alinhadas a uma perspectiva de educação integral. Entre as inovações que o programa trouxe está a inserção de componentes como Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia, além de um novo modelo de formação e desenvolvimento dos profissionais da rede.
Um dos parceiros da rede paulista nessa iniciativa, o Instituto Ayrton Senna vem atuando junto aos profissionais da secretaria oferecendo apoio em diversas frentes e temas, como competências socioemocionais, projeto de vida e eletivas. O atual trabalho entre o Instituto e o Estado de São Paulo tem como fonte um histórico de parceria e atuação conjunta em diversos projetos, que nasceu em 2003 com o SuperAção Jovem e já transformou vidas de milhares de educadores e estudantes.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.