Instituto Ayrton Senna participa da XIII Reunião da ABAVE com contribuições sobre educação nacional

Evento contou com diálogos sobre alfabetização e avaliação socioemocional

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Agenda Ico 29 set 2025
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  • A ABAVE realizou, entre 08 e 10/09, sua XIII Reunião em São Paulo, com o tema “Avaliação, inovação e equidade”, reunindo especialistas para debater tendências e desafios na avaliação educacional.

 

  • O Instituto Ayrton Senna participou com o eduLab21 e a Cátedra Instituto Ayrton Senna -IEA/USP, destacando a importância da educação socioemocional para a formação integral e seu impacto no aprendizado em português e matemática.

 

  • A alfabetização também esteve em foco, com debates sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e análises de avaliações recentes, reforçando a importância da continuidade das políticas públicas na área.

A Associação Brasileira de Avaliação Educacional – ABAVE realizou, entre os dias 08 e 10 setembro de 2025, no Centro de Convenções da Câmara Americana de Comércio, em São Paulo, sua XIII Reunião, que trouxe como tema central “Avaliação, inovação e equidade”. O encontro reuniu pesquisadores, professores e estudantes de diversas áreas para discutir desafios e tendências na área de avaliação educacional.

Parceiro da ABAVE, o Instituto Ayrton Senna marcou presença no evento por meio do eduLab21 e da Cátedra Instituto Ayrton Senna/IEA/USP, levando reflexões e evidências científicas que dialogam com a melhoria da qualidade da educação no país.

Socioemocional em escala

Na conferência de abertura, o professor Oliver P. John apresentou o tema “Trajetórias Socioemocionais no Brasil: Evidências Científicas Para Orientar Políticas Públicas”. O especialista destacou o papel da educação socioemocional na formação integral dos estudantes:

“É possível ter uma vida melhor por meio de uma educação socioemocional”, afirmou.

Ele ressaltou que crianças que participaram de intervenções nessa área demonstraram avanços significativos em aspectos como amabilidade e engajamento intelectual. Segundo John, o desenvolvimento socioemocional deve caminhar junto com as aprendizagens em língua portuguesa e matemática, igualmente essenciais.

Já na mesa-redonda “Competências para o presente e futuro: avaliando e construindo caminhos para a educação integral”, a pesquisadora Ana Carla Crispim, do eduLab21, destacou a importância de avaliar dimensões que extrapolam o desempenho acadêmico:

“Desenvolver socioemocionalmente ajuda a aprender português e matemática. Avaliar esses aspectos permite investigar diferentes dimensões da vida do estudante, sendo elas profissional, social e cidadã, interpessoal, intrapessoal e acadêmica”, explicou.

O debate contou ainda com a participação de Luiz Vicente Fonseca Ribeiro (CAEd/UFJF) e Ricardo Primi.

ABAVE - socioemocional

Alfabetização em foco

alfabetização também esteve em pauta com a participação da Cátedra em dois momentos. O primeiro foi no  minicurso “Conceitos, Métodos e Avaliação da Alfabetização”, realizado em 8 de setembro, que apresentou análises comparativas entre a avaliação da alfabetização no SAEB e as avaliações conduzidas pelos Estados. Entre os temas abordados estiveram elaboração de testes de escrita e fluência leitora, construção de itens discursivos e objetivos, além da análise pedagógica dos resultados. O debate contou com especialistas como Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra, além de representantes do INEP, UFSC, CAEd/UFJF, Reúna e LEPES/USP.

No dia 9 de setembro, no auditório da FIESP, o painel “Importância da Alfabetização e Desafios da Avaliação no Âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)” apresentou estudos recentes sobre os resultados das avaliações aplicadas em 2023 e 2024. Os participantes apontaram avanços e pontos de atenção, reforçando a necessidade de continuidade das políticas públicas.

XIII ABAVE

“Nosso objetivo é focar na avaliação da alfabetização, nos resultados. Um dos fatores que dificultam esse processo no Brasil é a descontinuidade das políticas públicas a cada governo”, destacou Maria Helena Guimarães de Castro.

O painel contou também com as contribuições de Luiz Guilherme Scorzafave (USP), Ernesto Faria (IEDE) e Marcia Ferri (Instituto Natura), com apoio do Instituto Natura, Fundação Lemann e Parceiros da Educação.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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