Maior evento de educação e tecnologia da América Latina, a Bett Educar 2019 aconteceu entre os dias 14 e 17 de maio em São Paulo. Com o tema “Construindo a Educação que o Brasil se precisa”, o congresso propôs discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular, o novo Ensino Médio, formação de professores, inclusão e práticas de sala de aula e gestão.
Maior evento de educação e tecnologia da América Latina, a Bett Educar 2019 aconteceu entre os dias 14 e 17 de maio em São Paulo. Com o tema “Construindo a Educação que o Brasil se precisa”, o congresso propôs discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular, o novo Ensino Médio, formação de professores, inclusão e práticas de sala de aula e gestão. Contribuindo para as discussões, membros do time do Instituto Ayrton Senna marcaram presença em palestras e painéis do evento educação integral, o novo Ensino Médio, tecnologia e inovação.
Na quarta-feira (15), foi a vez da equipe de comunicação debater sobre os novos caminhos da educação. Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto, participou da palestra inspiradora com o tema “As crianças só podem aspirar ao que sabem que existe. Construindo uma abordagem criativa para a mobilidade social”. Já a gerente executiva de comunicação e marketing do IAS, Fabiana Fragiacomo, falou sobre o novo Ensino Médio e o mundo do trabalho.
Ainda no ciclo de palestras e conversas, Adelmo Eloy, coordenador de projetos do Instituto, falou sobre como as tecnologias digitais podem estar a serviço da educação integral. Ele contou sobre sua experiência como líder do Letramento em Programação, iniciativa do Instituto Ayrton Senna que apresenta conceitos, práticas e perspectivas do pensamento computacional para estudantes do Ensino Fundamental. A fim de promover a educação integral, o Letramento em Programação visa desenvolver competências socioemocionais, como criatividade, resolução de problemas e colaboração, no decorrer das atividades. Envolvendo professores de todas as áreas de conhecimento, o projeto oferece formação aos educadores e ainda prevê parcerias com instituições de ensino superior. ”Mais do que usuários, é importante que os estudantes também sejam criadores desta tecnologia”, afirmou Adelmo.
Por fim, Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto, lançou o seu livro “Sem Educação não haverá futuro”, que conta com 21 artigos sobre o tema escritos pelo autor, e participou de uma sessão de autógrafos. Entre os temas abordados na obra, estão questões como o desafio da alfabetização, a qualidade do ensino, a formação de professores e o preparo dos jovens para o mercado de trabalho. “Espero firmemente que este livro possa contribuir para ampliar e qualificar o debate da Educação brasileira. Não há tempo a perder”, afirmou Mozart.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.