Ao colocar o tema em debate, o Instituto consolida seu compromisso em acelerar a qualidade da educação pública no Brasil
Acreditamos que a educação e políticas públicas voltadas para este tema são um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Para fazer acelerar a qualidade da educação em todo o país, o time de Advocacy do Instituto Ayrton Senna tem trabalhado para transformar conhecimento em ações concretas, impulsionando decisões que impactam milhões de estudantes em todo o Brasil.
Em 2024, o Instituto Ayrton Senna expandiu ainda mais a sua atuação na mobilização por políticas públicas inovadoras , fortalecendo parcerias estratégicas com decisores públicos, empresários e educadores para acelerar a qualidade da educação pública. Nosso time de especialistas se dedicou a fortalecer relações com o terceiro setor e o governo, além de contribuir para debates fundamentais no cenário educacional brasileiro, como os desafios da alfabetização, melhoria da aprendizagem e a formação dos jovens para a vida e o mercado de trabalho.
Para Beatriz Alquéres, líder da área, o trabalho da área obteve grande avanço em 2024 na articulação com diferentes atores do setor público e privado:
“Essas conexões nos ajudaram a compreender melhor os cenários educacionais e a nos posicionar de forma ainda mais estratégica. Para 2025, seguimos com o compromisso de ampliar esse impacto, promovendo nossos temas de atuação e reforçando a credibilidade construída ao longo de 30 anos implementando e pesquisando soluções para a educação no Brasil.”
Entre as ações promovidas, estiveram a participação e organização de eventos para discussões, o lançamento de cursos para professores, a participação em fóruns federais e encontro com diversos atores, entre outras ações.
Cenário educacional em 2024
Em 2024, a educação foi discutida no Brasil em diversas esferas e a partir de vários temas prioritárias. As políticas públicas voltadas para alfabetização, educação integral melhoria da aprendizagem e formação de professores foram destaques ao longo do ano, envolvendo toda a sociedade em discussões fundamentais para o futuro do país.
Em nível federal, o Ministério da Educação (MEC) priorizou para melhorar a alfabetização e aprendizagem dos estudantes, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o Programa Escola em Tempo Integral e o Pacto Nacional pela Recomposição de Aprendizagens.
Ao mesmo tempo, o fim da vigência do Plano Nacional de Educação (PNE), em vigor de 2014 a2024 também impulsionou debates sobre a próxima década para a educação.
Mobilização para acelerar a qualidade da educação
Ao longo do ano de 2024, nosso time área de Advocacy do Instituto Ayrton Senna avançou em criar articulações e alianças para fortalecer as políticas educacionais. Fizemos isso atuando nas seguintes ações:
- Definindo como foco de atuação temas relacionados à alfabetização e competências socioemocionais, como a organização, respeito, abertura ao novo, entre outras.
- Contribuímos na definição das Diretrizes de Educação Integral do Conselho Nacional de Educação (CNE).
- Participamos de jantar organizado pelo 620 em apoio à valorização docente
- Ingressamos no Conselho Técnico da Frente Parlamentar Mista da Educação.
- Recebemos uma Homenagem na Câmara dos Deputados, em celebração aos 30 anos do Instituto e seu legado para a educação brasileira
- Promovemos encontro sobre educação socioemocional com especialistas e dados da OCDE
- Atuamos em articulações em defesa da educação escolar contra o homeschooling.
Compromisso com o futuro
O Instituto Ayrton Senna segue comprometido em contribuir para uma educação de qualidade, ampliando parcerias e fortalecendo em políticas públicas que impactam milhões de estudantes em todo o Brasil. Em 2025, a área de Advocacy continuará fortalecendo suas estratégias para garantir que a educação seja um direito acessível e equitativo para todos.
Seguindo em seu compromisso com a aprendizagem de qualidade e formação dos jovens para a vida e mercado de trabalho, o Instituto Ayrton Senna seguirá empenhado em fortalecer pautas relacionadas à alfabetização e desenvolvimento de competências sociais como um direito de todos.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.