Com o objetivo de refletir e convocar a sociedade para debater sobre os desafios trazidos pela pandemia na educação brasileira, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) lançou o livro ‘Educação em Movimento: O Direito Universal, as Transformações e Possibilidades Durante e após a Pandemia’. Reunindo diversas vozes relevantes da área, a publicação conta com um capítulo assinado por Viviane Senna, presidente do Instituto, onde defende um novo paradigma para a educação. “É urgente a revisão da forma como educamos nossas crianças e jovens, pensando nas necessidades das novas tecnologias, mas sem esquecer que o modo como eles convivem, criam e produzem será determinante para a construção do mundo depois de amanhã”, diz.
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Em capítulo sobre a importância das competências socioemocionais e do cuidado com as pessoas, a presidente propõe uma nova visão de educação, em que passa a ser fundamental o desenvolvimento não apenas cognitivo dos estudantes, mas também socioemocional. Ao abordar as mudanças recente tecnológicas presenciadas pelo mundo e pela comunidade educacional, a presidente do Instituto defende que, para fazer frente a uma sociedade em constante transformação, é cada vez mais necessário que a escola desenvolva competências dos estudantes de forma ampla e plena.
O livro também discute pilares fundamentais para o combate dos desafios educacionais brasileiros, como a democratização do acesso à educação, a estruturação de políticas educacionais e seu financiamento. Luiz Miguel Garcia e Alessio Costa Lima, da Undime, Claudia Costin, da FGV, e Priscila Cruz, do Todos Pela Educação, são alguns dos especialistas brasileiros que também participam da obra. A publicação também conta com capítulos sobre o novo Fundeb, os desafios do Plano Nacional de Educação, diversidade e desigualdade educacional e BNCC.
A série de publicações ‘Educação em Movimento’, já conta também com um segundo volume sobre a Base Nacional Comum Curricular. Acesse aqui.
Durante a pandemia, o Brasil foi um dos países do mundo que mais sofreu com longos períodos de escolas fechadas: foram quase 180 de dias letivos apenas em 2020. Perante este cenário, os desafios atuais e futuros da educação brasileira são diversos, entre eles questões como a recomposição da aprendizagem dos estudantes, a evasão e abandono escolar e os desafios socioemocionais de crianças, jovens e educadores.
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