Time participa de live inaugural de Secretaria de Educação sobre a iniciativa
Após um ano muito desafiador para a educação, em que estudantes e professores buscaram aprender e ensinar de maneiras inéditas, os desafios decorrentes da pandemia da covid-19 seguem estimulando os profissionais da educação a seguirem inovando em 2021. Neste contexto de crise e incertezas, o desenvolvimento de competências socioemocionais dos educadores se torna ainda mais fundamental. Com o objetivo de fortalecer as competências dos profissionais da educação de Tocantins, a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do estado realizou o primeiro encontro online da iniciativa Volta ao Novo – Desenvolvimento de Competências Socioemocionais, no dia 27 de janeiro, reunindo gestores, professores, técnicos e estudantes.
A live faz parte do plano de ação desenvolvido pelo estado ao longo dos encontros do Volta ao Novo, um projeto do Instituto Ayrton Senna em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e apoio da BRK Ambiental. A iniciativa, desenvolvida ao longo de 2020, visa promover o desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores de todo o Brasil. Para isso, foram realizadas lives abertas ao público e formações destinadas exclusivamente a técnicos de secretarias de educação de 27 estados do país. Representando o Instituto, participaram da live inaugural de Tocantins Emilio Munaro, vice-presidente de Desenvolvimento Global e Comunicação, e Silvia Lima, integrante do time de formação da organização.
O estado do Tocantins, um dos participantes do programa, foi um dos selecionados pelo Instituto Ayrton Senna para seguir recebendo apoio da organização para o desenvolvimento do projeto, agora para todos os profissionais da rede de ensino. Emilio Munaro ressaltou o papel do Instituto Ayrton Senna no acompanhamento do Volta ao Novo na unidade da federação. “Vamos apoiar nos desdobramentos dos planos de ações garantindo que os conteúdos cheguem de fato a todos os educadores para que façam a transferência do conhecimento em cada regional, em cada escola, e possam contribuir com o desenvolvimento dos estudantes”, afirmou o vice-presidente.
Contando com a participação da secretária de educação do estado, Adriana Aguiar, o encontro compartilhou com os educadores os próximos passos do projeto no estado. Colocando em prática o plano de ação apresentado no ano anterior, a rede está empenhada em criar oportunidades para que todos os profissionais da rede conheçam mais sobre o desenvolvimento das suas competências socioemocionais. “A saúde emocional dos nossos profissionais é um pilar para o retorno das aulas”, ressaltou Adriana. Para tal, a Secretaria de Educação realizará formações para 37 técnicos da rede de ensino, que atuarão como multiplicadores dos conhecimentos aprendidos para os demais colaboradores do estado.
Os encontros abordarão as 5 macrocompetências socioemocionais trabalhadas nas iniciativas educacionais do Instituto Ayrton Senna: autogestão, amabilidade, abertura ao novo, engajamento com os outros e resiliência emocional. Por meio das reuniões, será realizado também o estudo dos e-books produzidos pelo Instituto sobre as competências. Tais fascículos digitais contém atividades para o aprimoramento das competências dos profissionais da educação e dos estudantes.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.