O Ideb é o maior indicador de qualidade da educação brasileira
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), considerado o maior indicador de qualidade da educação brasileira. O indicador é especialmente importante para monitorar e analisar os efeitos das políticas públicas de educação implementadas nas redes de ensino, já que permite acompanhar as trajetórias dos resultados dessas políticas.
Como o Instituto Ayrton Senna implementa programas educacionais conectados às políticas públicas em redes de todo o país, o acompanhamento do Ideb é uma tarefa contínua e fundamental para planejar e definir as estratégias que serão adotadas junto às secretarias e escolas.
Daiane Zanon, Gerente de Dados, Avaliação e Monitoramento do Instituto Ayrton Senna, comenta sobre os resultados.
“É com grande satisfação que celebramos os resultados das redes de educação parceiras do Instituto Ayrton Senna no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). O Ideb é um indicador fundamental que mede a qualidade da educação nas escolas brasileiras, combinando as taxas de aprovação dos alunos com as notas obtidas nas avaliações de desempenho em Português e Matemática nos ensinos fundamental e médio. Esses resultados não apenas refletem o progresso na trajetória dos estudantes e na aprendizagem, mas também indicam o impacto positivo de práticas pedagógicas e de gestão educacional eficazes, bem como de políticas públicas comprometidas com a melhoria contínua da educação. Estamos orgulhosos do trabalho realizado em parceria com as redes de ensino, que demonstraram um compromisso exemplar com o desenvolvimento integral dos estudantes. Esses avanços são um testemunho da dedicação de todos os profissionais envolvidos, dos estudantes, das comunidades e da importância de uma educação de qualidade para transformar vidas e construir um futuro melhor para o nosso país”, afirma.
Entre os destaques deste ano, tivemos municípios que são ou foram nossos parceiros ao longo desses 30 anos de atuação. Um desses destaques é o município de Coruripe, no Alagoas, que ficou em 4º lugar no ranking nacional para o Ideb dos Anos Iniciais, com nota 9,7, estando entre os primeiros colocados do país. A parceria com o Instituto Ayrton Senna teve início em 2001 e, desde então, o município tem se destacado com os resultados educacionais obtidos. O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão Siqueira, esteve presente no Evento de Reconhecimento aos Territórios Parceiros do Instituto, que ocorreu em julho desse ano, e destacou a importância da parceria para o destaque do município.
“Hoje, a nossa educação é referência nacional, porque essa semente foi plantada lá em 2001, quando foi firmada essa parceria do Instituto Ayrton Senna. A atuação do Instituto Ayrton Senna no nosso município está diretamente relacionada com o resultamos que nós e que estamos obtendo ao longo desses 23 anos”, afirmou.
Sobral, no Ceará, é outro parceiro que merece destaque. A parceria com o município é uma das mais longevas do Instituto Ayrton Senna, que data de 1997. Neste ano, o município alcançou nota 9,6 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, se posicionando entre os primeiros colocados no ranking nacional e ocupando 1º lugar, quando são considerados apenas municípios com mais de 100 mil habitantes. Ivo Gomes, atual prefeito de Sobral e figura fundamental para a implementação dos nossos programas de alfabetização, correção de fluxo, gestão escolar e, mais recentemente, desenvolvimento socioemocional, afirmou em entrevista, dada para o Instituto em abril desse ano, que a chegada do Instituto ao município foi fundamental para os resultados atualmente observados. “A virada de mesa da educação de Sobral, do ponto de vista pedagógico e gerencial, devemos ao Instituto Ayrton Senna”, apontou.
Quando se olha especificamente para o Ideb dos Anos Finais, Coruripe (AL) e Sobral (CE) novamente se destacam no ranking em nível nacional, ocupando, respectivamente, a 4º e a 9ª posição. Se considerados apenas municípios com mais de 100 mil habitantes, Sobral figura no primeiro lugar. Os resultados mostram o compromisso dos municípios em implementar uma política educacional continua e que garante a qualidade da educação ao longo de toda a trajetória escolar de seus estudantes.
Domingos Mourão, município do Piauí, nosso parceiro há muitos anos, foi outro destaque do ranking nacional, ocupando a 29º posição nos Anos Iniciais – no estado, foi a primeira posição, com uma nota de 8,4. Com menos de 5 mil habitantes, Domingos Mourão implementa programas educacionais de gestão e de melhoria da aprendizagem. O sucesso da parceria levou a uma expansão que, esse ano, também inclui o programa Diálogos Socioemocionais nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Quando se olha para os resultados de cada estado, outros parceiros chamam a atenção por seu desenvolvimento. No Amazonas, por exemplo, as duas primeiras posições no ranking do Ideb Anos Iniciais são de parceiros do Instituto: Manaus, em primeiro lugar, e Boca do Acre, no segundo. Nos Anos Finais, ambos também ocupam as duas primeiras colocações. Na capital, a parceria começou com o Se Liga e Acelera Brasil em 2015.
Já em Boca do Acre, no interior do estado, exibe hoje o reflexo de anos de esforços combinados para reduzir as taxas de distorção idade-série e garantir a alfabetização e aprendizagem de seus estudantes. No Evento de Reconhecimento, Keli Santos, gerente na Secretaria de Educação do município, reforçou o papel do Instituto no desenho da política educacional bem-sucedida.
“Nós não vemos a educação de Boca do Acre de forma diferente do que o Instituto já institucionalizou. Criamos políticas públicas baseadas nas orientações deles. Os professores, mesmo os novos, já se adaptam a essa linha de pensamento, onde o monitoramento, o acompanhamento dentro da sala de aula e a busca ativa dos alunos são essenciais. Estamos também implementando a educação sociemocional nas escolas, orientados pelo Instituto”, comentou.
Na Bahia, a primeira posição estadual no Ideb Anos Iniciais e também para os Anos Finais foi para Licínio de Almeida, repetindo a colocação de 2019. Parceiro do Instituto desde 2009, apresentava em 2005, antes da implementação, a 11ª posição no estado. Os resultados nos Anos Iniciais se relacionam com a experiência na implementação de programas de gestão escolar, alfabetização e correção de fluxo, com inclusão recente do Diálogos Socioemocionais.
Outros parceiros de longos anos do Instituto, que seguiram comprometidos com a educação, também se destacaram. Em Rondônia, Ji-Paraná ocupou a segunda posição para os Anos Iniciais. Também é preciso reconhecer a importância da continuidade dos programas para driblar desafios, como o que foi acentuado pela pandemia. Nesse sentido, Guariba (SP), superou patamares pré-pandemia nos Anos Iniciais e Finais – obteve nota 6,8 em 2023, maior do que o resultado de 6,7 obtido em 2019. O mesmo ocorreu em Japes (PE), que recuperou o Ideb de 2019, alcançando novamente 5,3 em 2023. Nos Anos Finais, Guariba (SP), Ribeirão Pires (SP), São Luís (MA) e Bandeirantes do Tocantins (TO) também superaram os patamares pré-pandemia.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.