Mozart Neves Ramos participa de seminário sobre boas práticas para gestão eficiente, efetiva e eficaz em Educação e inspira secretários municipais a buscar caminhos para bom uso de investimento por uma educação de qualidade.
A importância da profissionalização do papel dos gestores em secretarias de Educação e a busca por boas práticas para realmente gerar avanços na qualidade da educação brasileira foram temas de diversas apresentações no seminário “Financiamento e Investimento na Educação: como garantir os direitos constitucionais da criança e do adolescente”, organizado pela regional do Rio de Janeiro da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a EBAPE-FGC (Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais).
Com objetivo de compartilhar e fomentar ações para uma gestão pública eficaz, eficiente e efetiva no investimento do recurso público por uma educação equitativa e de alta aprendizagem, o seminário reuniu secretários Municipais de Educação, equipes técnicas das secretarias, equipes de secretarias da Fazenda e equipes de órgãos de controle dos gastos públicos, como Ministério Público e Tribunal de Contas.
“A escola tem papel, sim, de compensar parte das diferenças de origem e de nível socioeconômico no desempenho dos estudantes, mas infelizmente o que vemos ainda é a perpetuação de desigualdades e déficits muito acentuados entre os diferentes grupos, desde a alfabetização; um dos caminhos para mudar isso é a gestão”, afirmou Claudia Costin, diretora do CEIPE, na abertura do evento. “Ser secretário de Educação em tempos de mudanças como hoje demanda muitas habilidades, como saber trabalhar com evidências, estabelecendo quais resultados se pretende gerar com as ações e monitorando continuamente os dados, avaliar a qualidade do gasto, construir ações afirmativas, exercer liderança inspiracional e criar um mindset de crescimento para toda a equipe da secretaria e educadores”, defendeu, entre outros pontos.
No primeiro painel, sobre políticas educacionais, o diretor de Articulação e Mobilização do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, abordou características essenciais para o perfil de lideranças em educação. “O bom gestor é aquele que se antecipa aos problemas, busca sua profissionalização e da equipe como política pública e atua com humildade, exercendo uma postura de respeito e busca por novos conhecimentos, sempre”, afirmou. Segundo ele, a gestão pode contar com diversos movimentos e iniciativas complementares, como ter capacidade de foco, qualificar as pessoas e trabalhar com a sociedade. Não é só uma questão de financiamento, é engajamento.
“Não adianta olhar para a formação de professores sem olhar também para a formação dos gestores, que vão inspirar e apoiar a mudança de cultura e as transformações no chão de escola”, defendeu Mozart. No mesmo painel, o Superintendente Executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, defendeu a necessidade de ampliar a visão e as práticas da chamada gestão com foco em resultados, e argumentou que é preciso dar alguns passos além para um bom trabalho com base em evidências, já que isso não se resume a ter familiaridade com dados e estatísticas, pois demanda um conjunto de competências do gestor.
“Não basta dizer que é preciso trabalhar com evidências, isso hoje é incontornável. O que precisamos é qualificar esse trabalho, entender bem os descritores dessas evidências, fazer boas devolutivas com os dados, saber estabelecer planos de ação a partir delas, entre outras ações; e isso demanda qualificar as pessoas”, disse, defendendo que a gestão eficaz, eficiente e efetiva é a engrenagem a serviço da redução da desigualdade na educação e um piso para a transformação estrutural do país.
O Seminário contou ainda com painéis com foco nas temáticas: “financiamento na educação”; “o papel do legislativo na melhoria da qualidade do investimento público em educação” e “articulação entre os poderes para uma gestão eficaz na educação”.
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