Estudantes de Itatiba visitam Instituto Ayrton Senna e vivenciam experiências ligadas à programação

Estudantes participantes do Programa de Letramento em Programação da rede municipal de Itatiba (SP) visitam o Instituto Ayrton Senna.

Clock Icon 2 MIN
Agenda Ico 3 out 2025
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Em setembro, o Instituto Ayrton Senna recebeu em sua sede, em São Paulo, um grupo de estudantes participantes do Programa de Letramento em Programação da rede municipal de Itatiba (SP), parceira do Instituto há 10 anos.

Durante a visita, os jovens puderam conhecer mais sobre a trajetória de Ayrton Senna e sobre a atuação do Instituto por meio de um jogo interativo. Eles também participaram de uma dinâmica que uniu fundamentos da programação com o universo da Fórmula 1 e se encantaram com os itens que remetem ao tricampeão mundial, especialmente a icônica McLaren exposta no 15º andar.

A parceria

Itatiba foi a primeira rede municipal a implementar o Letramento em Programação, em 2015, envolvendo inicialmente 13 profissionais e 170 alunos. O engajamento e os resultados logo trouxeram expansão: já em 2016, o número de estudantes participantes cresceu 220%, e o de profissionais, 230%, incluindo professores de diversas disciplinas, coordenadores pedagógicos e monitores especializados em computação.

A cidade também conta com a parceria da Universidade São Francisco, que oferece espaço e profissionais para acompanhar as atividades e apoiar a formação dos educadores. Esse trabalho conjunto tornou o município referência para a expansão do programa, que mais tarde alcançou outras cidades de São Paulo e diferentes estados brasileiros.

Sobre o programa

O Letramento em Programação tem como objetivo contribuir para a educação integral e o desenvolvimento de competências socioemocionais, preparando estudantes para atuarem de forma criativa e colaborativa no mundo digital. O programa é implementado em escolas públicas por meio da formação de educadores e de parcerias com instituições de ensino superior locais.

A proposta oferece trilhas de atividades do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incentivando os alunos a explorar conceitos e práticas do pensamento computacional em experiências lúdicas e na criação de projetos como jogos, aplicativos e outras mídias digitais.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde