Edital oferece fomento para pesquisas em alfabetização
Com o objetivo de apoiar a produção de novas evidências científicas que embasem políticas públicas na área da Educação no Brasil, a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), com apoio do Instituto Ayrton Senna (IAS), anunciou o lançamento do Edital de Pesquisa Científica sobre Intervenções em Alfabetização. Esta iniciativa oferece fomentos à pesquisa focadas na investigação das intervenções mais eficazes em alfabetização no Brasil.
Acesse o editalAs propostas selecionadas terão até 24 meses para serem desenvolvidas, com reuniões virtuais mensais de acompanhamento realizadas pela equipe técnica do Instituto Ayrton Senna e da Rede CpE, garantindo suporte contínuo aos pesquisadores.
A submissão de projetos vai até o dia 18 de agosto de 2024. A divulgação dos resultados acontecerá no site do IAS e da Rede CpE, no dia 02 de setembro de 2024. O edital completo pode ser acessado aqui.
A iniciativa visa fortalecer e ampliar as pesquisas focadas na alfabetização como ferramenta de políticas públicas na Educação. Além disso, os resultados alcançados serão divulgados para integrar a pesquisa de intervenções em alfabetização à dinâmica dos sistemas públicos de educação básica. Um dos produtos almejados mais relevantes do edital será um guia prático destinado a gestores escolares e professores, proporcionando orientação para prática baseada em evidências.
“Estamos muito felizes com o lançamento deste edital, que se soma a esforços anteriores na síntese do estado da arte das pesquisas sobre alfabetização. Um de seus pontos mais relevantes é que um dos produtos pretendidos será um guia prático destinado a gestores escolares e professores, cuja proposta é de um material com linguagem acessível e de uso aplicável, proporcionando orientação da prática baseada em evidências” comenta Gustavo Martins, gerente de pesquisa do eduLab21, laboratório de Ciências para Educação do Instituto Ayrton Senna.
O edital
O edital tem como objetivo fomentar uma pesquisa de revisão sistemática, preferencialmente com metanálise, sobre os efeitos de intervenções em alfabetização na idade certa. Esta iniciativa visa esclarecer aspectos fundamentais da promoção da alfabetização e propor práticas aplicáveis em políticas públicas educacionais.
O edital também pretende estimular o fortalecimento e a ampliação de pesquisas no Brasil, focadas na alfabetização como ferramenta de políticas públicas na Educação. Além disso, busca divulgar a produção científica, compartilhando conhecimentos e boas práticas, e integrando as pesquisas de intervenções em alfabetização à dinâmica dos sistemas públicos de educação básica.
Pesquisadores interessados e com experiência reconhecida são convidados a enviar seus projetos, contribuindo para o avanço do conhecimento na área e impactando positivamente as políticas educacionais no país.
Representatividade na pesquisa
Para promover a representatividade e visibilidade de grupos sub-representados na pesquisa acadêmica em alfabetização, serão implementadas pontuações diferenciadas para pesquisadores de determinados grupos de diversidade. A comprovação será feita por meio de autodeclaração no ato de inscrição. Os grupos contemplados são: mães com filhos de até cinco anos e 11 meses, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
Caso a autodeclaração dos pesquisadores não seja comprovada, a Rede CpE e o Instituto IAS se reservam o direito de classificar os candidatos no grupo geral. Esta medida visa garantir a inclusão e a equidade na distribuição de oportunidades no campo da pesquisa acadêmica.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS