Em evento com parceria com o Profissão Docente, especialistas dialogaram sobre a importância da avaliação para o planejamento pedagógico
No dia 30 de julho, a Cátedra Instituto Ayrton Senna e o Movimento Profissão Docente promoveram o webinar gratuito “Avaliação docente e desenvolvimento profissional docente”. O evento teve como objetivo dialogar sobre o desenvolvimento profissional de educadores, além da formulação e avaliação das políticas para a carreira docente. O encontro contou com a mediação de Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna, sediada no Instituto de Estudos e Avançados da USP Ribeirão Preto.
Haroldo Corrêa Rocha, do Movimento Profissão Docente, abordou a importância de pensar em mecanismos de avaliação que envolvam tanto os estudantes quanto os docentes, pensando estrategicamente nos objetivos de aprendizagem. “A avaliação docente se combina com a avaliação da aprendizagem dos estudantes, de modo que essas duas avaliações precisam, em algum momento, dialogar e se conectar”, destacou.
Representando o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES/USP), Daniel Santos falou sobre as pesquisas realizadas no âmbito da avaliação e do desenvolvimento docente e os pontos considerados para instrumentos avaliativos relevantes. “As dimensões da aprendizagem envolvem a articulação entre saberes prévios e novos conhecimentos, o desenvolvimento de competência disciplinar, o conhecimento com compreensão e autonomia, bem como as formas de se relacionar com o mundo e a aprendizagem socioemocional”, explica.
Da perspectiva do educador, Annelise Maymone, professora da rede estadual do Ceará, falou sobre a importância da integração das práticas de formação continuada com as avaliações realizadas. “A avaliação nos traz um resultado que é usado como uma devolutiva ao professor, que mostra a ele quais as fragilidades e quais as opções de formação que possam apoiar esse professor no seu fazer pedagógico”, ressalta.
Chico Soares, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abordou a integração das avaliações formativas com o planejamento pedagógico das redes de ensino e as ações realizadas junto a estudantes e professores. “O planejamento tem que ser em cima da função última da escola, que é garantir o direito de aprender do estudante”, destacou.
A íntegra do webinar pode ser acessada no Youtube.
Saiba mais sobre a Cátedra Instituto Ayrton Senna.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.