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Confira os principais destaques do webinar “Avaliação docente e desenvolvimento profissional docente”

Em evento com parceria com o Profissão Docente, especialistas dialogaram sobre a importância da avaliação para o planejamento pedagógico  

 

No dia 30 de julho, a Cátedra Instituto Ayrton Senna e o Movimento Profissão Docente promoveram o webinar gratuito “Avaliação docente e desenvolvimento profissional docente”. O evento teve como objetivo dialogar sobre o desenvolvimento profissional de educadores, além da formulação e avaliação das políticas para a carreira docente. O encontro contou com a mediação de Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna, sediada no Instituto de Estudos e Avançados da USP Ribeirão Preto.  

 

Haroldo Corrêa Rocha, do Movimento Profissão Docente, abordou a importância de pensar em mecanismos de avaliação que envolvam tanto os estudantes quanto os docentes, pensando estrategicamente nos objetivos de aprendizagem. “A avaliação docente se combina com a avaliação da aprendizagem dos estudantes, de modo que essas duas avaliações precisam, em algum momento, dialogar e se conectar”, destacou.

 

Representando o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES/USP), Daniel Santos falou sobre as pesquisas realizadas no âmbito da avaliação e do desenvolvimento docente e os pontos considerados para instrumentos avaliativos relevantes. “As dimensões da aprendizagem envolvem a articulação entre saberes prévios e novos conhecimentos, o desenvolvimento de competência disciplinar, o conhecimento com compreensão e autonomia, bem como as formas de se relacionar com o mundo e a aprendizagem socioemocional”, explica. 

 

Da perspectiva do educador, Annelise Maymone, professora da rede estadual do Ceará, falou sobre a importância da integração das práticas de formação continuada com as avaliações realizadas. “A avaliação nos traz um resultado que é usado como uma devolutiva ao professor, que mostra a ele quais as fragilidades e quais as opções de formação que possam apoiar esse professor no seu fazer pedagógico”, ressalta. 

 

Chico Soares, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abordou a integração das avaliações formativas com o planejamento pedagógico das redes de ensino e as ações realizadas junto a estudantes e professores. “O planejamento tem que ser em cima da função última da escola, que é garantir o direito de aprender do estudante”, destacou. 

 

A íntegra do webinar pode ser acessada no link: https://www.youtube.com/live/uZI9U3hM6Oc?si=nOcqujZ-azN71Kh9 

Para saber mais sobre a Cátedra Instituto Ayrton Senna, acesse: https://institutoayrtonsenna.org.br/o-que-fazemos/advocacy-mobilizacao/catedra-instituto-ayrton-senna-de-inovacao-na-usp-rp/  

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