Painel da Bett Brasil marcou o lançamento do relatório de pesquisa sobre competências socioemocionais da OCDE; confira demais participações
Em 26 de abril, o Instituto Ayrton Senna promoveu com exclusividade o lançamento do estudo “Social and Emotional Skills for Better Lives” (Competências socioemocionais para uma vida melhor, em tradução livre) realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O evento brasileiro foi feito na 29ª edição da Bett Brasil, no painel ‘Como as avaliações socioemocionais podem apoiar políticas educacionais?’, que contou com a presença de Karen Teixeira, gerente de pesquisa do eduLab21, laboratório de ciências para a educação do Instituto Ayrton Senna, de Herbert Lima, Secretário da Educação do Município de Sobral – CE, e com mediação do jornalista Antônio Gois.
Antônio Gois, mediador do painel, destacou o pioneirismo da temática e seus avanços recentes. “O diálogo sobre socioemocional, nos últimos anos, começou como um desconhecimento. Aos poucos, passou a ser visto como um tema fundamental e, hoje, em estudos como este, já vemos formas de monitoramento”, comentou.
Herbert Lima reforçou o papel da parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a rede de ensino de Sobral, sinalizando os frutos positivos de mais essa realização. “O reencontro do Instituto com a rede de ensino de Sobral foi fundamental para a política de desenvolvimento socioemocional do município. Com o estudo, podemos entender os resultados das ações realizadas em prol do desenvolvimento dessas competências”, afirmou.
Para Karen Teixeira, o estudo é uma das primeiras pesquisas internacionais em larga escala sobre a temática socioemocional. “Ele se propõe a avaliar as competências socioemocionais, investigar fatores que favorecem ou dificultam seu desenvolvimento e também a relação entre o socioemocional e resultados importantes na vida dos estudantes”. A pesquisadora destacou ainda a maneira como os dados permitem entender relações como sucesso acadêmico, menores taxas de absenteísmo, saúde e bem-estar, entre outros.
Os achados do relatório representam insumos fundamentais para orientar líderes e profissionais da educação na criação de políticas que promovam o desenvolvimento de competências essenciais para o desenvolvimento pleno de crianças e jovens da educação básica brasileira.
Além do painel, outras participações marcaram a programação do evento. Confira:
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.