Lançamento nacional irá acontecer na Bett Brasil e irá dialogar na importância de avaliações socioemocionais para apoiar políticas educacionais
Em 26 de abril, será lançado o estudo “Social and Emotional Skills for Better Lives” (Competências socioemocionais para uma vida melhor, em tradução livre) realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O relatório será divulgado em primeira mão no Brasil na 29ª edição da Bett Brasil, no painel ‘Como as avaliações socioemocionais podem apoiar políticas educacionais?’. O evento sobre contará com a presença de Karen Teixeira, gerente de pesquisa do eduLab21, laboratório de ciências para a educação do Instituto Ayrton Senna, de Herbert Lima, Secretário da Educação do Município de Sobral – CE, e com mediação do jornalista Antônio Gois.
Faça sua inscrição gratuita para o evento aqui.
O Brasil participou da coleta dos dados do estudo pela primeira vez, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, com apoio desde a aplicação do questionário até a análise dos dados, além do lançamento. A coleta foi realizada no município de Sobral, no Ceará, com mais de 2.500 estudantes entre 10 e 15 anos de idade, respondendo a questões sobre como as competências se relacionam com os fatores do ambiente doméstico, escolar e comunitário desses estudantes. Além dessa amostra, também foram aplicados questionários aos pais e/ou responsáveis, bem como aos professores e aos diretores escolares.
Na mesma data, a OCDE também fará o lançamento mundial do relatório em Sofia, na Bulgária, que terá a participação de Raquel Teixeira, secretária de educação do estado do Rio Grande do Sul e membro do conselho consultivo do eduLab21.
A colaboração para a realização e para a divulgação do relatório vai ao encontro da atuação do Instituto Ayrton Senna na realização de pesquisas e diálogos sobre competências socioemocionais no Brasil, bem como o olhar para as políticas educacionais. “O estudo SSE é uma das primeiras pesquisas internacionais em larga escala sobre a temática socioemocional. Ele se propõe a avaliar as competências socioemocionais, investigar fatores que favorecem ou dificultam seu desenvolvimento e também a relação entre o socioemocional e resultados importantes na vida dos estudantes, como sucesso acadêmico, menores taxas de absenteísmo, saúde e bem-estar, entre outros”, comenta Karen.
Os achados do relatório representam insumos fundamentais para orientar líderes e profissionais da educação na criação de políticas que promovam o desenvolvimento de competências essenciais para o desenvolvimento pleno de crianças e jovens da educação básica brasileira.
Lançamento Nacional
Evento: Bett Brasil 2024
Objeto: Relatório da OCDE: como as avaliações socioemocionais podem apoiar políticas educacionais?
Painelistas: Karen Teixeira, gerente de pesquisa do eduLab21
Herbert Lima, Secretário da Educação do Município de Sobral – CE
Painel: 26/04, 15h30 às 16h30 – Auditório Educação Pública.
Mediação: Antônio Gois (O Globo).
Para acompanhar o painel, basta realizar a inscrição gratuita aqui.
Os jornalistas que quiserem acompanhar o lançamento do Relatório da OCDE, na Bett Brasil, devem realizar o credenciamento antecipadamente neste link aqui.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.