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Competências socioemocionais são foco de relatório da OCDE que será lançado em primeira mão pelo Instituto Ayrton Senna

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Agenda Ico 18 abr 2024
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Lançamento nacional irá acontecer na Bett Brasil e irá dialogar na importância de avaliações socioemocionais para apoiar políticas educacionais

Em 26 de abril, será lançado o estudo “Social and Emotional Skills for Better Lives” (Competências socioemocionais para uma vida melhor, em tradução livre) realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O relatório será divulgado em primeira mão no Brasil na 29ª edição da Bett Brasil, no painel ‘Como as avaliações socioemocionais podem apoiar políticas educacionais?’. O evento sobre contará com a presença de Karen Teixeira, gerente de pesquisa do eduLab21, laboratório de ciências para a educação do Instituto Ayrton Senna, de Herbert Lima, Secretário da Educação do Município de Sobral – CE, e com mediação do jornalista Antônio Gois.

 

Faça sua inscrição gratuita para o evento aqui.

 

O Brasil participou da coleta dos dados do estudo pela primeira vez, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, com apoio desde a aplicação do questionário até a análise dos dados, além do lançamento. A coleta foi realizada no município de Sobral, no Ceará, com mais de 2.500 estudantes entre 10 e 15 anos de idade, respondendo a questões sobre como as competências se relacionam com os fatores do ambiente doméstico, escolar e comunitário desses estudantes. Além dessa amostra, também foram aplicados questionários aos pais e/ou responsáveis, bem como aos professores e aos diretores escolares.

Na mesma data, a OCDE também fará o lançamento mundial do relatório em Sofia, na Bulgária, que terá a participação de Raquel Teixeira, secretária de educação do estado do Rio Grande do Sul e membro do conselho consultivo do eduLab21.

A colaboração para a realização e para a divulgação do relatório vai ao encontro da atuação do Instituto Ayrton Senna na realização de pesquisas e diálogos sobre competências socioemocionais no Brasil, bem como o olhar para as políticas educacionais. “O estudo SSE é uma das primeiras pesquisas internacionais em larga escala sobre a temática socioemocional. Ele se propõe a avaliar as competências socioemocionais, investigar fatores que favorecem ou dificultam seu desenvolvimento e também a relação entre o socioemocional e resultados importantes na vida dos estudantes, como sucesso acadêmico, menores taxas de absenteísmo, saúde e bem-estar, entre outros”, comenta Karen.

 

Os achados do relatório representam insumos fundamentais para orientar líderes e profissionais da educação na criação de políticas que promovam o desenvolvimento de competências essenciais para o desenvolvimento pleno de crianças e jovens da educação básica brasileira.

 

Lançamento Nacional

Evento: Bett Brasil 2024

Objeto: Relatório da OCDE: como as avaliações socioemocionais podem apoiar políticas educacionais?

Painelistas: Karen Teixeira, gerente de pesquisa do eduLab21

Herbert Lima, Secretário da Educação do Município de Sobral – CE

Painel: 26/04, 15h30 às 16h30 – Auditório Educação Pública.

Mediação: Antônio Gois (O Globo).

Para acompanhar o painel, basta realizar a inscrição gratuita aqui. 

Os jornalistas que quiserem acompanhar o lançamento do Relatório da OCDE, na Bett Brasil, devem realizar o credenciamento antecipadamente neste link aqui.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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