A ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional) e a CÁTEDRA IAS/IEA-USP promovem o Ciclo de Workshops: O Futuro das Avaliações da Educação Básica. O Ciclo de Workshops, com um total de quatro encontros, que aconteceram entre setembro de outubro de 2024, reuniu especialistas e educadores para discutir inovações e propostas que aprimorem as avaliações educacionais no Brasil. Cada tema contou com participantes com contribuições significativas na educação, com o objetivo de debater e organizar propostas para o futuro das avaliações nacionais, estaduais e locais.
Segundo Maria Helena Castro, titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna, reforça a importância da discussão sobre a avaliação educacional no Brasil. “Nos últimos anos, tivemos uma expansão extraordinária da avaliação da educação básica no Brasil. O mundo está avançando com as inovações, as novas tecnologias, e o Brasil vai precisar entrar nessa nova onda de inovação e aperfeiçoamento, que vai permitir aprimorar cada vez mais as avaliações, que são um aspecto fundamental da qualidade e da melhoria da equidade da educação no país.
Joaquim Neto, presidente da ABAVE, ressalta a importância dos dados das avaliações da educação básica. “Têm sido muito importantes para o feedback à escola e à sociedade sobre o desenvolvimento do aprendizado dos alunos, bem como ter resultados disponíveis para indicadores, a fim de acompanhar a evolução no decorrer do tempo”.
Temas abordados
Acompanhe a gravação dos workshops, que abordaram temáticas como avaliações, IDEB, SAEB e ENEM.
Inovações das Avaliações Nacionais e Internacionais
Abordou-se a importância das avaliações formativas e de fornecer feedbacks frequentes e atualizados aos alunos, além de utilizar as avaliações para ajustar as práticas pedagógicas. Segundo os pesquisadores, a avaliação educacional precisa ser abrangente, considerando tanto os aspectos cognitivos quanto os socioemocionais e culturais, bem como capacitar os professores para as novas ferramentas e metodologias de ensino.
O novo IDEB
A importância do Ideb como uma ferramenta essencial para monitorar o desempenho educacional no Brasil foi abordada neste workshop. Outros tópicos falados durante este encontro foram as limitações do Ideb e a necessidade de reformulação para torná-lo mais abrangente e representativo.
O futuro do SAEB
O workshop sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) focou na importância da atualização e melhoria contínua das avaliações educacionais no Brasil, destacando a necessidade de alinhar as práticas de avaliação com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as demandas contemporâneas.
O novo ENEM
O encontro destacou a importância da discussão sobre o futuro do ENEM após quase 30 anos de existência. Abordou-se como o exame impacta no currículo escolar do ensino médio, importância da articulação entre ENEM e SAEB e colaboração das universidades.
Confira todos os vídeos deste workshop pelo canal oficial da Abave no YouTube.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.