Instituto Ayrton Senna participa de campanha que incentiva a criação de bibliotecas nas escolas do Brasil
Para mais da metade de crianças e jovens brasileiros, a biblioteca escolar é o principal lugar de acesso aos livros (Retratos da Leitura, 2015). No entanto, das 183.743 escolas de todo o país, apenas 36% têm bibliotecas. O cenário é preocupante e há um árduo caminho a ser percorrido até 2020, quando expira o prazo para que a meta de universalização das bibliotecas em escolas públicas seja alcançada, segundo a lei federal 12.244/10.
Incentivar a criação de bibliotecas nas escolas — como importante meio para melhorar a leitura dos alunos e, consequentemente, combater o analfabetismo, desenvolver a autonomia e ampliar conhecimentos — é o objetivo da Campanha EU QUERO MINHA BIBLIOTECA, que reúne várias organizações da sociedade civil, entre elas o Instituto Ayrton Senna. Criada em 2012, atualmente a campanha é composta por: Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Instituto Ayrton Senna, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, Instituto Ecofuturo, Movimento Brasil Literário, Todos pela Educação e Rede Marista de Solidariedade.
Para que a biblioteca escolar cumpra seu papel pedagógico, deve-se levar em conta do espaço físico à qualificação dos funcionários, passando pela qualidade do acervo e pelas atividades culturais programadas no local. O tamanho mínimo é de 50 m², o acervo deve contemplar a diversidade cultural, recomenda-se que haja computadores conectados à internet e bibliotecário responsável.
A Campanha Eu Quero Minha Biblioteca disponibiliza um passo a passo sobre como implantar e manter bibliotecas com recursos públicos, pois muitos municípios desconhecem os recursos financeiros disponíveis para a implantação de bibliotecas nas escolas e que prazos devem ser seguidos para a inclusão nos orçamentos municipais (LOA – Lei Orçamentária Anual).
A campanha promove o chamamento da sociedade civil para conhecer a existência desses recursos, os caminhos concretos de incidência e a importância e responsabilidade que têm para efetivar leis e direitos pelas mesmas razões: a gestão pública se mobiliza na medida em que grupos organizados de cidadãos atuam e cobram as políticas públicas.
Acesse: www.euquerominhabiblioteca.org.br
Participe você também – A Campanha mantém em sua página no Facebook um manifesto digital colaborativo pela efetividade do direito à biblioteca na escola. Qualquer pessoa pode participar e deixar seu recado. Os depoimentos sobre a importância da biblioteca na escola serão divulgados em um manifesto digital, previsto para ser publicado em 23 de novembro. Participe!
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.