Por Mozart Neves Ramos
(IstoÉ Online ‐ Opinião ‐ 21/06/2017)
O estado do Ceará comemora merecidamente dez anos do bem-sucedido Programa de Alfabetização de Crianças na Idade Certa – mais conhecido como PAIC. Estado e municípios trabalham juntos, em colaboração, para assegurar que todas as crianças cearenses estejam lendo, escrevendo e contando ao final do ciclo de alfabetização. Costumo dizer que, no campo da alfabetização, o Ceará se deslocou do restante dos estados nordestinos, e isso foi claramente verificado no último exame de Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), de 2014, feito pelo Ministério da Educação (MEC).
Na tabela abaixo, é possível perceber o percentual de alunos em níveis adequados de alfabetização (leitura, escrita e matemática), numa comparação entre alunos cearenses e estudantes dos demais estados nordestinos. Em leitura, por exemplo, 52% dos alunos cearenses alcançaram o nível adequado, enquanto a média dos alunos nordestinos foi de apenas 28%.
Percentual de alunos com níveis adequados de alfabetização (leitura, escrita e matemática) no estado do Ceará com relação à média dos estados nordestinos – ANA/2014.
Ceará | Nordeste | |
---|---|---|
Leitura | 52% | 28% |
Escrita | 61% | 47% |
Matemática | 48% | 26% |
Notadamente, há um esforço importante que ainda precisa ser feito no campo da alfabetização não só na região Nordeste, como no próprio estado do Ceará. Mas, por outro lado, fica claro que o Ceará poderá – mais rapidamente do que o resto do Nordeste – cumprir a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que tem como desafio nacional que todas as crianças estejam lendo, escrevendo e contando adequadamente ao final do ciclo de alfabetização.
Uma das consequências positivas desse esforço cearense no campo da alfabetização são os melhores resultados em língua portuguesa e em matemática que os alunos tiveram ao final do 5° ano do ensino fundamental, quando comparados com a média da região Nordeste, de 2007 a 2015. Um detalhe importante: em 2007, quando o PAIC começou, o Ceará apresentava resultados similares àqueles do Nordeste. Isso pode ser visto nas tabelas abaixo, que mostram o percentual de alunos com aprendizado adequando nessas duas disciplinas, de acordo com os resultados do Prova Brasil, do MEC. E a diferença do Ceará com relação à média do Nordeste só faz crescer ao longo dos anos.
Percentual de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa – 5° ano do ensino fundamental – Prova Brasil: Uma comparação do Ceará com a média do Nordeste (O ∆ é a diferença entre o Ceará e a média do Nordeste).
Ano | Ceará | Nordeste | ∆ |
---|---|---|---|
2007 | 21% | 19% | 2% |
2009 | 28% | 24% | 4% |
2011 | 39% | 29% | 10% |
2013 | 45% | 34% | 11% |
2015 | 61% | 45% | 16% |
Percentual de alunos com aprendizado adequado em matemática – 5°ano do ensino fundamental – Prova Brasil: Uma comparação do Ceará com a média do Nordeste (O ∆ é a diferença entre o Ceará e a média do Nordeste).
Ano | Ceará | Nordeste | ∆ |
---|---|---|---|
2007 | 15% | 15% | 0% |
2009 | 23% | 20% | 3% |
2011 | 32% | 24% | 8% |
2013 | 35% | 27% | 8% |
2015 | 44% | 31% | 13% |
Portanto, como mostram os números, o Ceará vem se deslocando do restante do Nordeste, e o começo de tudo está na pedra angular da educação: na alfabetização!
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.