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Formação de coordenadores em parceria com Centro Paula Souza

Instituto Ayrton Senna e Centro Paula Souza se unem, com apoio da Arcos Dorados, para capacitar educadores e promover o desenvolvimento das competências socioemocionais na educação, em uma parceria que visa o sucesso dos alunos no século XXI.

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Agenda Ico 18 abr 2024
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Instituto Ayrton Senna: Formação de coordenadores pedagógicos em parceria com o Centro Paula Souza

Nos dias 10 e 11 de abril, o Instituto Ayrton Senna sediou a formação de coordenadores pedagógicos do Centro Paula Souza, instituição de educação do Governo de São Paulo responsável pelas Escolas Técnicas (ETECs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do estado.  

O projeto, que conta com o apoio da Arcos Dorados, por meio da campanha McDia Feliz,  visa atingir 4 mil estudantes do 1º ano do Ensino Médio em São Paulo. A formação tem como objetivo capacitar educadores para implementar a metodologia do Instituto Ayrton Senna, preparando estudantes da faixa etária para a vida e o mercado de trabalho. 

Compromisso Social e desenvolvimento sustentável

“Este projeto é parte integrante da nossa estratégia de sustentabilidade e impacto social, que chamamos de Receita do Futuro. 62% dos nossos funcionários têm menos de 24 anos. E o nosso público são os seus alunos. Eles são os nossos futuros funcionários, esperamos.” – Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável da Divisão Brasil da Arcos Dorados. 

Um grupo diversificado de adultos sentados em uma sala com cadeiras assistindo atentamente a uma apresentação sobre competências socioemocionais.

Grupo da Arcos Dorados reunido para primeiro dia de formação

BNCC e competências socioemocionais

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) coloca as competências cognitivas e socioemocionais no mesmo patamar de igualdade. Essas competências se retroalimentam, com a defesa de que devem ser trabalhadas com intencionalidade em sala de aula. 

O Instituto Ayrton Senna destaca a importância de levar as competências socioemocionais para o cotidiano escolar, propondo um recorte de 17 competências essenciais, ligadas às 10 competências da BNCC. 

Desenvolvimento socioemocional em sala de aula

O desenvolvimento socioemocional pode ser articulado a todas as áreas do conhecimento. Em uma aula de matemática, por exemplo, competências como foco e persistência podem ser trabalhadas. Promover o letramento socioemocional é fundamental para o autoconhecimento e o desenvolvimento holístico dos estudantes. 

Avaliação de competências socioemocionais

A avaliação das competências socioemocionais pode ser feita através de instrumentos como rubricas preenchidas pelos estudantes ou a plataforma Farol para autoavaliação. É essencial sensibilizar, desenvolver e acompanhar o progresso dos alunos nesse aspecto fundamental da educação. 

Desenvolvimento das competências socioemocionais na educação: um caminho para o sucesso

No cenário educacional contemporâneo, o foco no desenvolvimento integral dos estudantes vai além do conhecimento acadêmico. As competências socioemocionais têm ganhado destaque como elementos fundamentais para o sucesso não apenas na escola, mas também na vida pessoal e profissional.  

Neste texto, exploraremos a importância e as estratégias para desenvolver essas competências na educação. 

O papel das competências socioemocionais

As competências socioemocionais referem-se às habilidades que envolvem o entendimento e a gestão das emoções, o estabelecimento de relacionamentos saudáveis, a resolução de conflitos, a empatia, a colaboração e a tomada de decisões responsáveis. Essas habilidades são essenciais para o bem-estar emocional, a adaptação às mudanças e o sucesso em diversas áreas da vida. 

Integração no ambiente escolar

O ambiente escolar desempenha um papel crucial no desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos. Estratégias como programas de educação socioemocional, atividades de cooperação e resolução de problemas em grupo, práticas de escuta ativa e feedback construtivo contribuem significativamente para cultivar essas habilidades. 

BNCC e Competências Socioemocionais

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância das competências socioemocionais, integrando-as ao currículo escolar. Ela destaca a necessidade de desenvolver não apenas o conhecimento acadêmico, mas também as habilidades socioemocionais dos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI. 

Estratégias de desenvolvimento

Diversas estratégias podem ser adotadas para promover o desenvolvimento das competências socioemocionais na educação: 

  • Aprendizagem Experiencial: Atividades práticas que envolvem a colaboração, a comunicação eficaz e a resolução de problemas em grupo são eficazes para desenvolver habilidades socioemocionais. 
  • Programas de Educação Socioemocional: Implementar programas estruturados que abordam temas como inteligência emocional, empatia, autoconhecimento e habilidades sociais é fundamental. 
  • Ambiente Positivo: Criar um ambiente escolar positivo, inclusivo e acolhedor, onde os alunos se sintam seguros para expressar suas emoções e desenvolver relacionamentos saudáveis. 
  • Desenvolvimento da Resiliência: Incentivar a resiliência emocional, ensinando os alunos a lidar com desafios, fracassos e adversidades de forma construtiva. 
  • Feedback Construtivo: Oferecer feedbacks que promovam o crescimento pessoal e a melhoria contínua, incentivando a autorreflexão e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. 

Benefícios do desenvolvimento socioemocional

O investimento no desenvolvimento das competências socioemocionais traz uma série de benefícios para os alunos, escolas e sociedade como um todo: 

  • Melhor Desempenho Acadêmico: Alunos com habilidades socioemocionais bem desenvolvidas tendem a ter um melhor desempenho acadêmico e maior engajamento na escola. 
  • Relacionamentos Interpessoais: As habilidades socioemocionais fortalecem os relacionamentos interpessoais, promovendo a empatia, a comunicação eficaz e a colaboração. 
  • Bem-estar Emocional: O desenvolvimento dessas habilidades contribui para o bem-estar emocional dos alunos, ajudando-os a lidar com o estresse, a ansiedade e as pressões do ambiente escolar. 
  • Preparação para o Futuro: Além de preparar os alunos para o sucesso acadêmico, as competências socioemocionais os capacitam para enfrentar os desafios do mundo real, como o mercado de trabalho e a vida adulta. 

Resultados

Em suma, o desenvolvimento das competências socioemocionais na educação é essencial para preparar os alunos não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para uma vida plena e realizada.  

Ao integrar essas habilidades ao currículo escolar e adotar estratégias eficazes de desenvolvimento, as escolas podem contribuir significativamente para o crescimento pessoal e profissional de seus alunos, preparando-os para os desafios e oportunidades do século XXI. 

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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