Acreditamos que uma educação integral de qualidade só é possível com professores motivados e comprometidos e com gestores atentos ao desenvolvimento dos educadores! Por isso, a formação docente deve ser olhada de forma sistêmica, envolvendo diversos pontos da política pública. Você teve algum professor marcante? Como você imagina que foi a formação dele?
Confira 5 destaques do livro Desafios da Profissão Docente, lançado pelo Instituto Ayrton Senna, Instituto Península e Fundação Santillana. Para saber mais, clique aqui para baixar!
1 – Como a profissão docente é vista hoje?
A docência é uma profissão complexa, construída por saberes, competências práticas e valores. Ela demanda desenvolvimento constante e ações de reconhecimento e aprimoramento devem ser pensadas desde a formação inicial até a chegada da aposentadoria.
2 – O que é ter uma visão sistêmica da carreira docente?
É olhar para os diversos aspectos que a profissão envolve, como a ligação entre a formação acadêmica e o dia a dia da sala de aula, o estágio nos primeiros anos de atuação e o plano de carreira
3 – Que ações podem promover esse trabalho sistêmico?
Melhorar a atração da carreira, gerando interesse nos jovens, promover uma formação inicial nas graduações e licenciaturas conectadas com a sala de aula e formações continuadas focadas nos desafios da profissão
4 – Que competências são importantes para o exercício da docência?
No Brasil, há 10 competências gerais que apresentam os saberes e as práticas, necessárias para a profissão, como desenvolver argumentos com base em fatos e dados, se conhecer, ser organizado, ter escuta ativa
5 – Qual a importância dos professores desenvolverem competências sociemocionais?
Os profissionais que conseguem identificar, reconhecer e regular suas emoções em diferentes momentos podem mobilizar suas competências socioemocionais para lidar melhor com situações adversas e ter mais satisfação no trabalho.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.