Webconferência é a primeira de cinco encontros formativos que serão realizados até o final do ano com os representantes de todas as seccionais da associação
Com o objetivo de apoiar as redes municipais de ensino de todo o país no acolhimento da comunidade escolar e na inclusão das competências socioemocionais no planejamento do eventual retorno das aulas presenciais, o Instituto Ayrton Senna realizou a primeira webconferência do programa Volta ao Novo junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O tema do primeiro encontro formativo foi Resiliência Emocional.
A iniciativa faz parte do programa ‘Volta ao Novo: desenvolvimento de competências socioemocionais’, que oferece suporte para que as seccionais da Undime em todos os Estados do Brasil possam levar o desenvolvimento de competências socioemocionais aos educadores e a seus estudantes de forma intencional. Como parte do projeto, já foi realizada uma primeira live aberta a todos os interessados, também sobre resiliência emocional. Esse conteúdo foi desdobrado na webconferência desta semana, em que participaram somente os técnicos das seccionais que farão a multiplicação de ações formativas para equipes dos municípios. O objetivo é atingir as mais de 5 mil redes municipais de ensino.
“A estratégia do Volta ao Novo é semelhante à de quando estamos em um avião que sofre despressurização. Quando isso ocorre, a indicação é primeiro colocar a máscara em você, para depois nas crianças. O mesmo acontece hoje. Precisamos olhar para todo mundo que está envolvido no processo para então ter condições de transformar a vida dos estudantes” disse Carlos Mandel, coordenador do Instituto, durante a abertura do encontro.
Ao longo da webconferência, as formadoras Edna Borges e Silvia Lima, especialistas do Instituto Ayrton Senna, promoveram o acolhimento dos técnicos e retomaram os conceitos relacionados à resiliência emocional, uma das cinco macrocompetências socioemocionais trabalhadas pelo Instituto Ayrton Senna.
“Resiliência é a capacidade de lidar com as próprias emoções demonstrando equilíbrio e controle sobre as reações emocionais. Não falamos de eliminar sentimentos, mas de regular emoções como o estresse e a frustração, por exemplo. Para isso precisamos saber fazer o exercício de autorreflexão de forma a buscar o caminho do autoconhecimento. Só então é possível fazer a autorregulação”, explicou Edna durante a webconferência.
As especialistas também se aprofundaram no material de apoio ‘Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais – Resiliência Emocional’, que faz parte do programa Volta ao Novo. “Está sendo uma experiência incrível, estou consumindo o material disponibilizado e vamos nos reunir para definir as estratégias. Aproveito para desejar uma boa sorte a todos e dizer que estamos juntos para construir esse plano de ação”, comentou Antônio José Ribeiro, da seccional do Maranhão.
Para finalizar, Vilmar Klemann, representante da Undime, ressaltou a importância dos multiplicadores para que o acolhimento e o desenvolvimento de competências socioemocionais chegue nos municípios mais distantes. “Agradecemos a todos. Além de todo cenário de pandemia, temos uma transição de governo em curso. O papel de vocês é muito importante que o programa ganhe potência”, concluiu.
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