Projeto une visão de desenvolvimento integral que o Instituto Ayrton Senna acumulou nas últimas décadas ao conhecimento em educação empreendedora do Sebrae
O Sebrae e o Instituto Ayrton Senna identificaram uma pauta importante em comum: o propósito de transformar o Brasil por meio da educação de crianças, jovens e adultos. E para apoiar juntos essa transformação, realizaram uma parceria que culminou no lançamento do Guia para Secretários de Educação em uma live realizada na última quarta-feira (24).
Produzido pelo Sebrae em parceria com o Instituto, o Guia para Secretários de Educação tem o objetivo de apoiar gestores na construção de uma educação integral empreendedora e faz parte do contexto do programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios para desenvolver os municípios. O material é formado por nove percursos com propostas e elementos da gestão a serem considerados durante a construção de uma política pública.
“Essa parceria une o que há de melhor das duas instituições: a visão de desenvolvimento integral que o Instituto Ayrton Senna acumulou ao longo dos anos e o foco em educação empreendedora do Sebrae, contribuindo para o desenvolvimento integral dos indivíduos, de maneira coletiva, ética, produtiva e cidadã”, disse Juliana Candian, gerente de Disseminação do Instituto na abertura do evento.
Segundo Manoela Alexandre, analista técnica do Sebrae Nacional, a intenção da parceria é apoiar as redes a superar os desafios e incertezas provenientes da pandemia, mas também apontar novas perspectivas e oportunidades para responder a esses desafios de forma a oferecer uma educação plena, que aproxime cada vez mais a escola das exigências do mundo contemporâneo e das expectativas e interesses dos estudantes.
Diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick falou sobre a importância dessa união de esforços para apoias as novas gerações. “Precisamos investir na educação dos jovens pois amanhã eles estarão conduzindo os destinos do nosso país. Investir para que tenham consciência e protagonismo a partir da compreensão de que a vida é feita de escolhas. Está nas nossas mãos fazer esse trabalho e precisamos alcançar muitos estudantes”.
Caminhos para a educação integral
Ao longo do evento, especialistas falaram sobre competências fundamentais para a educação do século XXI e sobre o desafio da educação em formar jovens responsáveis e capazes de construírem seus próprios projetos de vida.
Inês Miskalo, gerente executiva do Instituto, abordou a importância das competências cognitivas, mais associadas à visão de desempenho escolar e entendidas como a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos para interpretar, refletir, raciocinar, pensar abstratamente, assimilar ideias complexas, resolver problemas e generalizar aprendizados.
Emilio Munaro, vice-presidente do Instituto, abordou as competências socioemocionais, capacidades individuais que embora sejam muito importantes para o desenvolvimento integral dos estudantes, foram negligenciadas por muito tempo, privando alunos de uma grande aceleração no aprendizado.
“Ser um jovem protagonista envolve saber ler e interpretar, fazer cálculos, mas também envolve se responsabilizar por suas decisões, ser empático aos desafios dos outros, ser criativo na solução de problemas e ser corresponsável pelo seu desenvolvimento e pelo seu aprendizado. Contribuir para a formação socioemocional é promover a educação integral, com a qual o Sebrae e o Instituto Ayrton Senna estão comprometidos e que é prevista pela BNCC”, destacou.
Já Alessandra Becker, coordenadora de formação continuada dos profissionais da educação, na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, trouxe uma visão do desenvolvimento socioemocional na prática ao falar sobre os desafios e resultados possíveis. Desde 2019, o estado implementa nas escolas da rede o programa Diálogos Socioemocionais, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna.
Ao final, as professoras Marli Dias Ribeiro e Maruse Silva abordaram as competências empreendedoras integradas à BNCC. “Empreender a partir da escola é realizar sonhos. É tornar projetos de vida mais concretos, mais bonitos e mais possíveis de serem realizados, ressaltou Marli, enquanto Maruse falou sobre o projeto Mãos Realizando Sonhos, implementado no colégio Francisco Rosa, em Aracajú (SE).
“A partir da observação dos mais de mil alunos, começamos a imaginar como fazer com que alunos enxerguem que a educação está ligada ao futuro dele. Apresentamos um projeto de criação de espaços de convivência, que evoluiu e ultrapassou as fronteiras da escola. Hoje percebemos alunos que ajudaram suas famílias a criar renda na pandemia. O projeto descobre os talentos dos estudantes. Conseguimos, a partir dele, transformar a realidade dos alunos”.
Para assistir o evento na íntegra e ficar por dentro da parceria entre Instituto Ayrton Senna e Sebrae, clique aqui.
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