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Estudantes pensando como cientistas na alfabetização integral

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Agenda Ico 8 set 2020
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Em Manaus (AM), cerca de 12 mil estudantes do 3º ano do ensino fundamental participarão de trabalho com experimentos científicos, parte da proposta de alfabetização integral do Instituto Ayrton Senna em parceria com a secretaria de Educação.

Quando as crianças ingressam no Ensino Fundamental, elas se deparam com novas experiências de relações consigo mesmo, com os outros e com a natureza. Intensifica-se o processo de exploração e descobrimento do mundo, a partir da capacidade de fazer perguntas, buscar informações, avaliar respostas, argumentar e chegar a conclusões, que é a base do pensamento científico. Em uma proposta de educação integral, o desenvolvimento dessas habilidades pode contribuir para o processo de alfabetização e também desenvolvimento pleno dos estudantes.

Incentivar os estudantes a percorrerem os caminhos da metodologia científica, já nos primeiros anos escolares, permite o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida: refletir, interpretar, raciocinar, ouvir a opinião dos outros, persistir, ser criativo, posicionar-se criticamente, além de contribuir para o processo de alfabetização ao trabalhar a leitura, a escrita e a aquisição de um novo e rico vocabulário. Essas habilidades fazem parte de um conjunto de competências essenciais para obter inúmeras realizações na escola e na vida.

Sendo assim, é importante tratar os alunos como “pequenos cientistas”, valorizando seus questionamentos e dúvidas, incentivando a participação de todos, promovendo intencionalmente a colaboração entre eles e dando abertura para todos emitirem suas opiniões. Na proposta de alfabetização integral promovida pelo Instituto Ayrton Senna, o letramento científico é integrado aos demais trabalhos nos primeiros anos do Ensino Fundamental como uma linguagem que torna a aprendizagem muito mais interessante e, ao mesmo tempo, contribui para o desenvolvimento de competências como a criatividade, a abertura ao novo, o engajamento com os outros e a resiliência.

Por meio de diversas atividades, professores colocam aos estudantes a tarefa de buscar soluções para problemas via experimentações, o que envolve métodos de investigação que descartam as ilusões dos sentidos, os preconceitos e as crenças pessoais. A criança aprende a não se apoiar apenas em “achismos” ou acreditar em qualquer informação que passe pelos olhos, ou que sejam compartilhadas por outras pessoas.

Com formação e acompanhamento voltados para isso, todo professor pode ser um promotor do letramento científico de seus estudantes. Essa perspectiva é levada a diversos parceiros do Instituto Ayrton Senna, especialmente por meio do programa de Gestão de Política de Alfabetização.

Manaus forma 200 estagiários para o trabalho com o letramento científico

 

Uma das redes que conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna para implementação dessa e de outras propostas voltadas à alfabetização é a rede municipal de ensino de Manaus (AM). Por meio da parceria, em março deste ano, cerca de 200 estagiários participaram da 1ª Formação do Experimento Científico e puderam se apropriar das metodologias e práticas dos experimentos científicos. Em 2019, com o trabalho desses estagiários serão beneficiados cerca de 12 mil alunos.

Os estagiários foram contratados para colaborar com o professor alfabetizador em salas do 3º ano do Ensino Fundamental, no desenvolvimento das metodologias que incluem o trabalho com múltiplas linguagens como a científica e a corporal, além do desenvolvimento de competências socioemocionais.

Para a estagiária Flávia da Costa Silva, da Escola Municipal Silvia Helena de Oliveira Bonetti, esse trabalho é um caminho para que os alunos possam sentir uma atração maior pelos conteúdos do currículo. “O experimento traz essa ideia de algo novo para as crianças, para que elas não fiquem somente no fazer didático, mas que possam também ter prática durante as aulas e desperte mais as curiosidades dos alunos”, contou.

Esta iniciativa tem apoio da Fundação Banco do Brasil, em todos os territórios de implementação da proposta.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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