Já está disponível na humane, ambiente digital do Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento humano, a nova jornada “Realizando Escolhas”. A partir do dia 7 de julho, professores de todo o país terão acesso gratuito à jornada, que oferece a formação e os instrumentos necessários para apoiar estudantes do Ensino Médio a se autoconhecerem e utilizar seus interesses para fazer escolhas conscientes e alinhadas aos seus projetos de vida, especialmente no que diz respeito à dimensão profissional.
Acesse a jornada Realizando EscolhasA jornada é uma ferramenta importante para promover o autoconhecimento e a autonomia dos jovens de 14 a 18 anos matriculados no Ensino Médio. Além da formação para professores, ela traz um instrumento criado a partir de evidências científicas para que eles possam orientar seus estudantes na identificação de seus interesses, valores e projetos de vida, criando oportunidades para que eles atinjam todo o seu potencial.
Por que falar de escolhas no Ensino Médio?
O Ensino Médio é uma fase marcada por grandes descobertas e desafios na vida dos jovens. Nesse período, eles enfrentam a necessidade de refletir sobre si mesmos dentro do contexto dinâmico e complexo do século 21, levando em consideração seus interesses e desejos para fazerem escolhas que possam impactar positivamente seu presente e seu futuro. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é essencial que a escola crie espaços e oportunidades para desenvolver a autonomia, protagonismo juvenil e tomada de decisão dos estudantes, de forma a embasar interesses e valores éticos para apoiar a reflexão e a construção de seus projetos de vida.
A jornada na humane
A jornada começa com um material teórico sobre a temática, de leitura opcional. Para acessá-los, basta acessar os cards “Por que falar de escolhas?” e “Fundamentos da ciência”. Em seguida, são apresentados os módulos principais:
Trilha formativa: curso gratuito, com certificado de 3 horas, que apresenta materiais de orientação, como planos de aulas e atividades modulares.
Cadastro da Avaliação: ambiente em que o professor poderá cadastrar os estudantes que participarão da avaliação e enviar o link de preenchimento a eles. Após o preenchimento, é gerado um relatório de devolutiva personalizado com os resultados obtidos. No caso do estudante, os dados são referentes às suas respostas. Para o professor, é visto o panorama geral da sala, sem resultados individuais.
Como funciona o instrumento de avaliação?
O instrumento de autovaliação tem base no modelo de Holland (RIASEC), e identifica seu perfil de interesse e oferece uma devolutiva orientadora bastante interativa. Este modelo organiza interesses, ambientes e campos de atuação, podendo auxiliar os estudantes nas escolhas formativas e de carreira. Ele conta com seis perfis:
REALISTA: prefere atividades concretas e produtivas, que tenham como base conceitos técnicos e tecnológicos e busquem a solução de problemas.
INVESTIGATIVO: procura atividades mais analíticas, se dedicando ao aprofundamento em conhecimentos, teorias e pensamento intelectual e científico.
ARTÍSTICO: gosta de criar e encontrar formas de expressar ideias e sentimentos. São originais, independentes e não conformistas.
SOCIAL: gosta de se relacionar com o outro, atuando em atividades em que possa orientar e auxiliar o próximo por meio de ocupações que priorizem o trabalho de apoio, cooperação e cuidado.
EMPREENDEDOR: busca desafios e não gosta de atividades excessivamente rotineiras. Se atrai pelo novo e inusitado e demonstra habilidades para negociação e decisão.
CONVENCIONAL: é organizado, gosta de planejar e busca eficiência em todas as suas tarefas. Evita atividades de risco e gosta de ser reconhecido por sua competência.
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