O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) promoveu, no dia 26 de maio, um evento com o tema Empregabilidade Jovem no Brasil, que reuniu mais de 200 organizações de educação e inserção da juventude comprometidas a questão. O Instituto Ayrton Senna foi uma das organizações homenageadas, reconhecida por sua atuação em prol do desenvolvimento pleno de jovens e ações que propiciam a sua entrada no mercado de trabalho.
O evento, que ocorreu em São Paulo, contou com um debate que suscitou a seguinte questão: Como é possível promover a empregabilidade jovem no Brasil ainda em 2023? Para responder à questão, diversos especialistas participaram da conversa, como a deputada Federal Tabata Amaral e o Secretário Extraordinário de Projetos de SP Guilherme Afif, entre outros.
Para embasar o debate, diversas organizações também divulgaram pesquisas que revelam o cenário da inserção do jovem no mercado de trabalho. Segundo dados apresentados por Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, mais da metade das pessoas desempregadas no país são jovens de 14 a 24 anos de idade. Além disso, o estudo também revelou que os trabalhos mais ocupados por jovens estão ligados à força física e atividades manuais, com baixa atividade intelectual e com poucas possibilidades de aprendizado e evolução profissional.
Em sua história, o Instituto Ayrton Senna desenvolveu e implementou iniciativas educacionais comprometidas com o desenvolvimento pleno dos jovens na escola. Para Maria Lúcia Voto, gerente de projetos do Instituto, o reconhecimento do CIEE valoriza a atuação da organização e seu impacto ao longo dos anos. “Em nome do Instituto Ayrton Senna agradeço imensamente pelo reconhecimento. É um privilégio ser reconhecido como uma Instituição que faz a diferença na vida dos jovens, apoiando-os a se reconhecer e se desenvolver, em suas diferentes dimensões, e a realizarem escolhas para o futuro. Isso tudo através de ciência e estratégias pedagógicas inovadoras”, afirmou.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.