A Cátedra do eduLab21 na Universidade de Ghent, na Bélgica, foi lançada em março de 2016 e é liderada pelo Prof. Dr. Filip De Fruyt como titular. A parceria é focada em realizar pesquisas conceituais e aplicadas sobre avaliação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, entendendo seu impacto em ações cotidianas e comportamentais.
As evidências apoiam a construção e o aperfeiçoamento de instrumentos autoavaliativos, bem como caminhos para o uso de resultados dessas avaliações em estratégias de desenvolvimento intencional.
Ghent e eduLab21
O desejo de ampliar as fronteiras da produção científica em educação levou o eduLab21 a criar uma parceria com a Universidade de Ghent para ampliar o escopo e a produção de pesquisas ligadas ao desenvolvimento socioemocional, suas características psicométricas e suas formas de monitoramento. A Cátedra integra a unidade de pesquisa em Personalidade e Diferenças Individuais da instituição belga, formalmente hospedada no Departamento de Desenvolvimento, Personalidade e Psicologia Social da Universidade de Ghent.
O titular da Cátedra, Prof. Dr. Filip De Fruyt, é professor de Psicologia Diferencial e Avaliação da Personalidade em Ghent, sendo uma referência mundial na construção de modelos psicométricos ligados a características individuais e sua relação com o comportamento. É também coautor de mais de 200 materiais de divulgação científica, sendo citado em milhares de trabalhos e pesquisas.
Em conjunto com os demais pesquisadores da cátedra, atua em colaboração com o eduLab21 em projetos voltados ao desenvolvimento pleno de estudantes e de professores, incluindo avaliação e elaboração de relatórios direcionados a diversos públicos. Também buscam expandir suas pesquisas a partir de colaborações que envolvem agências de fomento nacionais e internacionais.
Sobre a Universidade de Ghent
A Cátedra do eduLab21 na Universidade de Ghent, na Bélgica, foi lançada em março de 2016 e é liderada pelo Prof. Dr. Filip De Fruyt como titular. A parceria é focada em realizar pesquisas conceituais e aplicadas sobre avaliação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, entendendo seu impacto em ações cotidianas e comportamentais.
As evidências apoiam a construção e o aperfeiçoamento de instrumentos autoavaliativos, bem como caminhos para o uso de resultados dessas avaliações em estratégias de desenvolvimento intencional.