Foi firmada em evento, no dia 09/04, parceria entre o município de Nova Iguaçu (RJ) e o Instituto Ayrton Senna, que tem como objetivo dar um passo importante na melhoria da educação pública local. A meta é implementar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, projetos com base em quatro pilares: a alfabetização, combate ao atraso escolar, gestão escolar e melhoria da aprendizagem. Entre as autoridades presentes na solenidade de lançamento estavam a secretária de educação, Maria Virginia Andrade Rocha, o prefeito Dudu Reina e o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini.

Da esquerda para direita, Fátima Goes, diretora de escola; Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Dudu Reina, prefeito de Nova Iguaçu e Maria Virgínia Rocha, secretária de educação de Nova Iguaçu
O município faz parte de um grupo de cidades selecionadas pelo Instituto para a implementação de suas iniciativas educacionais a partir de 2025. A parceria visa garantir o acesso de mais crianças e jovens a uma educação de qualidade, alinhada ao compromisso do Instituto Ayrton Senna de colaborar com governos e secretarias de educação para transformar a realidade educacional de milhares de estudantes em todo o Brasil. Em Nova Iguaçu, a expectativa é atingir 50.000 alunos e 109 escolas até o final de 2025, com distribuição de 2.200 livros pedagógicos.
Reforçando a importância do trabalho em conjunto, Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, afirmou que todas as crianças têm o potencial para se desenvolver.
“A educação é o carro que move esse potencial, e precisamos cuidar do carro para que ele possa cruzar a linha de chegada. Os gestores de toda equipe local são os engenheiros que movem esse carro. O poder transformador da educação é dar asa para a criança aprender”, complementou.
O prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, falou sobre a importância da parceria e o papel de cada um na jornada por uma educação de qualidade.
“Tenho certeza de que a parceria do Instituto Ayrton Senna com a nossa secretaria de educação é um dos maiores acertos do início do nosso governo. Tive muita dificuldade na época do colégio e hoje meu dever como prefeito é contribuir na vida de cada criança. Peço à secretaria, diretores e professores que possamos fazer a diferença na vida delas”.
Para a secretária de educação de Nova Iguaçu, Maria Virgínia Rocha, a concretização da parceria é considerado um momento histórico.
“Diante de todo o trabalho que estamos fazendo na secretaria e nas escolas, estamos aptos e preparados para essa parceria. É um dia de celebração, mas também de trabalho e reconhecimento de tudo o que o Instituto Ayrton Senna faz pela educação pública do Brasil”.
A diretora escolar Fátima Goes parabenizou a parceria e falou sobre a importância da leitura.
“Através da educação e da leitura, os estudantes se transformam. É um prazer muito grande receber esse projeto em nossas escolas. Nossos alunos merecem viver o sonho, conhecer o mundo, e por meio da leitura eles conseguem”.
Objetivos da parceria
Dentre os seus principais objetivos do programa, destacam-se:
- Fortalecer a formação e desenvolvimento de profissionais da secretaria de educação, diretores de escola, e professores
- Disponibilizar materiais didáticos para ambientação das salas de aula formadas por alunos com defasagem de idade ou de aprendizagem
- Despertar nos estudantes a curiosidade, o interesse e o senso crítico pela leitura, escrita, comunicação oral e sua relação com a cultura local, bem como pela produção de registro audiovisual
“É com grande orgulho que anunciamos nossa parceria com a cidade de Nova Iguaçu. O Instituto Ayrton Senna, em parceria com a secretaria de educação, está comprometido em apoiar a aceleração da qualidade da educação neste município, trazendo soluções inovadoras para a gestão escolar e correção de fluxo, áreas fundamentais para o avanço do aprendizado dos nossos alunos. Estamos confiantes de que essa colaboração será transformadora, e queremos destacar que a iniciativa é possível graças aos recursos da Lei Rouanet, que nos permitem ampliar o impacto desse projeto”, afirma Inês Kisil Miskalo, diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.