As competências socioemocionais são fundamentais para a formação integral dos estudantes, indo além do conhecimento acadêmico para incluir outras habilidades fundamentais para a vida. Presentes na BNCC, elas influenciam diretamente como crianças e jovens se relacionam, tomam decisões e lidam com suas emoções, tornando o aprendizado mais completo e significativo.
Na prática, isso envolve o desenvolvimento de habilidades como empatia, resiliência e autoconfiança, entre outras, que impactam o desempenho escolar e preparam os indivíduos para os desafios da vida pessoal e profissional.
Para que essas competências façam parte do cotidiano escolar, é necessário superar a fragmentação dos currículos tradicionais e garantir que o socioemocional esteja presente ao longo de toda a trajetória escolar dos alunos, recebendo a mesma atenção que os conteúdos acadêmicos. Afinal, aprender vai além de absorver informações; envolve lidar com emoções, frustrações e interações sociais ao longo do processo.
O que são competências socioemocionais?
As competências socioemocionais são um conjunto de habilidades que permitem aos indivíduos compreender e gerenciar suas emoções, estabelecer e manter relações saudáveis, tomar decisões responsáveis e enfrentar desafios de forma equilibrada.
Mais do que habilidades individuais, essas competências têm um impacto coletivo, pois favorecem ambientes mais colaborativos e harmoniosos, tanto na escola quanto no trabalho e na sociedade. Quando bem desenvolvidas, elas contribuem para a construção de relações respeitosas, promovem a empatia e fortalecem a resiliência diante de adversidades.
No dia a dia, essas habilidades ajudam crianças e jovens a lidarem com as exigências acadêmicas, melhorando o desempenho escolar e preparando-os para o futuro profissional. Ainda na escola e também no futuro dos jovens, elas são essenciais para a tomada de decisões estratégicas, a resolução de conflitos e a adaptação a novas situações.
Dessa forma, investir no desenvolvimento das competências socioemocionais fortalece o crescimento individual e impulsiona uma sociedade mais equilibrada e sustentável.
Competências socioemocionais na BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância das competências socioemocionais para o desenvolvimento integral dos alunos. Elas contribuem para o crescimento cognitivo, emocional e social, preparando os estudantes para a convivência saudável e os desafios da vida cotidiana.
Para promover esse desenvolvimento, a BNCC estabelece dez competências gerais que devem ser trabalhadas ao longo da Educação Básica:
Conhecimento
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
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Pensamento científico, crítico e criativo
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Repertório cultural
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Comunicação
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Cultura digital
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Trabalho e projeto de vida
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Argumentação
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si, dos outros e do planeta.
Autoconhecimento e autocuidado
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar da sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo as suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Empatia e cooperação
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Responsabilidade e cidadania
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Integrando essas competências no currículo, a BNCC visa preparar os alunos para uma vida equilibrada e responsável. O objetivo é formar cidadãos éticos, empáticos e resilientes, capazes de enfrentar os desafios do mundo moderno.
A importância das competências socioemocionais para a vida escolar

Desenvolver competências socioemocionais é essencial para o sucesso profissional e pessoal, ajudando a enfrentar desafios com equilíbrio e confiança.
O ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento das crianças, incluindo habilidades cognitivas e socioemocionais. O fortalecimento socioemocional cria um espaço colaborativo e saudável, onde os alunos se sentem respeitados, acolhidos e motivados a participar ativamente.
Fortalecer essas competências contribui para uma convivência mais harmoniosa, com menos conflitos, além de incentivar a inclusão e a cooperação entre estudantes e professores. Quando os alunos desenvolvem habilidades socioemocionais, como empatia, resiliência emocional e tolerância ao estresse, o ambiente escolar se torna mais positivo.
Relacionamentos saudáveis se estabelecem, e o clima escolar melhora, beneficiando todos os envolvidos. Esse tipo de desenvolvimento ajuda a promover o bem-estar e a segurança emocional dos alunos, criando um ambiente mais produtivo.
Estudantes que desenvolvem competências de autogestão, por exemplo, como a determinação, foco e organização tendem a ter um desempenho acadêmico mais satisfatório, pois se sentem mais seguros e confiantes para enfrentar os desafios do aprendizado.
Com as competências socioemocionais, o sentimento de pertencimento à escola também se fortalece, o que contribui para o engajamento e diminui a probabilidade de evasão escolar.
Alunos que se sentem parte de uma comunidade acolhedora são mais preparados para lidar com os desafios. Isso é evidente tanto dentro quanto fora da sala de aula, resultando em um aprendizado mais eficaz e no desenvolvimento integral de cada um.
Como as competências socioemocionais influenciam o desenvolvimento pessoal
As competências socioemocionais afetam diretamente a vida pessoal e profissional. Habilidades como autogestão, resiliência emocional e abertura ao novo são essenciais para lidar com desafios e construir uma trajetória bem-sucedida. Competências como a amabilidade e o engajamento com os outros também são fundamentais para fortalecer relações interpessoais, promover um ambiente de colaboração e criar uma rede de apoio sólida.
Autogestão é a habilidade de se organizar, manter o foco e alcançar objetivos com esforço e ética. Está relacionada à capacidade de tomar decisões conscientes na vida pessoal, profissional e social, o que contribui para o desenvolvimento da autonomia. Pessoas com maior autogestão demonstram disciplina, perseverança, eficiência e comprometimento com suas metas.
Resiliência emocional é a habilidade de superar adversidades sem perder o equilíbrio. Desenvolver essa competência permite aprender com os erros e manter o bem-estar psicológico, mesmo diante de imprevistos.
Abertura ao novo envolve a disposição para explorar novas ideias e ter curiosidade para aprender. Essa competência promove inovação e o contato com novos conhecimentos e expressões culturais permitindo aproveitar oportunidades para se desenvolver.
Investir no desenvolvimento dessas competências fortalece a capacidade de lidar com os desafios da vida, promovendo equilíbrio emocional e uma postura proativa para um desenvolvimento mais pleno e assertivo.
Competências socioemocionais essenciais para o desenvolvimento integral
Atualmente, existem diversos modelos de organização e definição das competências socioemocionais. O Instituto Ayrton Senna, em suas pesquisas e projetos, utiliza um modelo reconhecido internacionalmente e também utilizado por outras organizações, como a OCDE. Esse modelo é dividido em cinco macrocompetências:
1. Abertura ao novo
Relaciona-se à disposição para explorar novas ideias, perspectivas e experiências. Inclui competências como curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico. Essa macrocompetência estimula a inovação e a receptividade a diferentes culturas e opiniões.
2. Engajamento com os outros
Refere-se à motivação para estabelecer conexões significativas e interagir de forma assertiva. Envolve competências como entusiasmo, assertividade e iniciativa social, fundamentais para a colaboração e liderança em ambientes diversos.
3. Resiliência emocional
Diz respeito à capacidade de lidar com adversidades e manter o equilíbrio emocional. Compreende competências como tolerância à frustração, autoconfiança e tolerância ao estresse, essenciais para o bem-estar mental e a perseverança diante de desafios.
4. Amabilidade
Relaciona-se à capacidade de demonstrar empatia, respeito e confiança nas interações sociais. Inclui competências como respeito, empatia e confiança, promovendo relações interpessoais positivas e um ambiente colaborativo.
5. Autogestão
Refere-se à habilidade de organizar-se, manter o foco e perseguir objetivos de forma ética e responsável. Engloba competências como responsabilidade, persistência, foco, organização e determinação, fundamentais para a realização pessoal e profissional.
Essas macrocompetências, desdobradas em 17 competências socioemocionais específicas, são fundamentais para a educação integral e o desenvolvimento pleno de crianças e jovens. Elas harmonizam com os aspectos socioemocionais presentes nas dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), norteando os currículos escolares no país.
Como o Instituto Ayrton Senna trabalha as competências socioemocionais?
O Instituto Ayrton Senna tem se dedicado ao desenvolvimento e à promoção das competências socioemocionais nas escolas, com base em uma abordagem científica e prática. Por meio de evidências científicas e em parceria com redes de ensino de diversas regiões do Brasil, a instituição contribui para a construção de metodologias inovadoras, que ajudam a integrar essas habilidades no cotidiano escolar.
O instituto oferece formações e recursos que permitem aos professores trabalharem essas competências com os seus estudantes, visando fortalecer o desenvolvimento integral dos alunos.
Competências socioemocionais em sala de aula
As competências socioemocionais vão além da performance acadêmica, influenciando diretamente o comportamento, as relações sociais e o pensamento dos alunos. Elas são fundamentais para os estudantes poderem enfrentar os desafios acadêmicos ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades essenciais para suas vidas pessoais e profissionais.
Para promover o desenvolvimento dessas competências em sala de aula, o Instituto Ayrton Senna recomenda a implementação de duas estratégias principais: o Duplo Foco e a metodologia SAFE.
Duplo Foco
O Duplo Foco consiste na integração das competências socioemocionais ao currículo acadêmico, permitindo que sejam trabalhadas simultaneamente com os conteúdos tradicionais. Essa abordagem pode ser aplicada por meio de práticas como a educação por projetos, onde os alunos são incentivados a colaborar, resolver problemas reais e aplicar conhecimentos de forma interdisciplinar.
Dessa maneira, além de adquirirem conhecimento acadêmico, os estudantes desenvolvem habilidades como comunicação, empatia e trabalho em equipe.
Metodologia SAFE
A metodologia SAFE é composta por quatro pilares fundamentais para a implementação eficaz do desenvolvimento socioemocional:
- Sequencial: as atividades são organizadas em uma sequência lógica e progressiva, facilitando o aprendizado contínuo das competências.
- Ativo: os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem, engajando-se em experiências práticas que promovem a internalização das habilidades socioemocionais.
- Focado: há uma atenção específica ao desenvolvimento de competências socioemocionais, garantindo que não sejam tratadas de forma superficial ou incidental.
- Explícito: as habilidades são ensinadas de maneira clara e direta, com objetivos bem definidos e estratégias específicas para seu desenvolvimento.
Ao adotar o Duplo Foco e a metodologia SAFE, os educadores podem criar um ambiente de aprendizagem que valoriza tanto o desenvolvimento acadêmico quanto o socioemocional, preparando os alunos de forma integral para os desafios da vida.
Competências socioemocionais e o mercado de trabalho

A resiliência emocional e o engajamento com os outros são algumas das competências socioemocionais que transformam a dinâmica no ambiente de trabalho.
As competências socioemocionais são essenciais para o desenvolvimento e sucesso profissional.
Todas as habilidades socioemocionais são importantes para o desenvolvimento profissional dos jovens, como a resiliência emocional, a abertura ao novo, a amabilidade, o engajamento com os outros e a autogestão. Essas competências permitem que os profissionais enfrentem desafios com mais confiança, se adaptem a diferentes contextos e colaborem de forma eficaz.
A resiliência emocional, por exemplo, ajuda a lidar com situações de pressão e a se recuperar rapidamente de adversidades. A abertura ao novo favorece a aprendizagem contínua e a adaptação a novas formas de trabalho.
A amabilidade facilita a criação de um ambiente de trabalho mais harmônico, enquanto o engajamento com os outros fortalece o trabalho em equipe. Já a autogestão é essencial para manter o foco, organizar as tarefas e alcançar os objetivos, mesmo diante de desafios.
Essas competências contribuem para um desempenho profissional mais equilibrado, criando profissionais capazes de tomar decisões assertivas. Além de lidar com mudanças e construir relações de confiança e colaboração no ambiente de trabalho com maior facilidade.
Benefícios das competências socioemocionais para a sociedade
O desenvolvimento dessas competências tem um impacto positivo em toda a sociedade. A capacidade de agir com empatia, se comunicar de forma clara e colaborar com os outros melhora a convivência social e diminui a ocorrência de conflitos.
Essas habilidades também têm um impacto importante na saúde mental e outros indicadores de saúde, além de questões conectadas aos relacionamentos interpessoais, empregabilidade e redução de comportamento de riscos, como o envolvimento com gangues e criminalidade.
A colaboração e o engajamento com os outros fortalecem o senso de comunidade, gerando uma rede de apoio mútuo e solidariedade.
Ao focarmos no desenvolvimento dessas habilidades desde a infância, estamos preparando indivíduos mais equilibrados, empáticos e preparados para os desafios da vida. Isso contribui para uma sociedade mais justa, colaborativa e resiliente, com cidadãos mais engajados e capazes de transformar realidades de forma positiva.
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