O Prêmio PAR (Programa de Alfabetização Responsável), iniciativa do SESI-SP, aconteceu no dia 03/12, no Teatro do SESI, em São Paulo, com a presença de autoridades e educadores. O prêmio reconhece os municípios paulistas com melhor resultado na alfabetização na idade certa, e contou com assessoria técnica do Instituto Ayrton Senna para a análise dos resultados dos municípios.
O Programa de Alfabetização Responsável (PAR) tem como objetivo dar suporte às redes municipais de ensino, com capacitação dos profissionais da educação, para que a alfabetização aconteça na idade certa. O Instituto Ayrton Senna é parceiro do SESI-SP na iniciativa, aliando a missão das duas instituições em garantir o acesso pleno à alfabetização de qualidade para todos. “Sendo a alfabetização uma etapa complexa do desenvolvimento, vemos de forma positiva propostas que valorizem atividades lúdicas que agucem as crianças a aprender e ampliar repertórios de práticas de leitura e escrita que farão a diferença nos primeiros anos do ensino fundamental”, relata Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto, reforçando o compromisso permanente em formar parcerias que possam fortalecer a educação pública no Brasil.
O Programa de Alfabetização Responsável também oferece uma frente robusta de formação docente, um pilar fundamental do trabalho do Instituto. “Assegurar a formação continuada dos professores e um acompanhamento próximo das suas práticas é fundamental, já que eles são agentes de transformação na escola e parte essencial em assegurar uma escola pública de qualidade”, diz Fulini.
Parceria
O Instituto Ayrton Senna reconhece e valoriza iniciativas que possam fortalecer a aprendizagem dos estudantes, objetivo que está muito integrado à missão do Instituto em acelerar a qualidade da educação pública no Brasil, especialmente na alfabetização.
A parceria do Instituto Ayrton Senna consiste na implementação, em conjunto com o Programa Alfabetização Responsável (PAR) do programa Gestão Nota 10 nas redes municipais e estaduais públicas parceiras pelo SESI-SP. O Gestão Nota 10 (GN10) é uma iniciativa do Instituto que tem como objetivo melhorar os processos de gestão no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), tornando-as eficazes e eficientes, bem como resilientes nos momentos de crise. O programa visa garantir a construção de uma rede integrada de escolas autônomas, que garantam o ingresso, a permanência e o sucesso dos alunos. A parceria prevê alcançar mais de 600 municípios a partir de 2025.
O GN10 Anos Iniciais busca melhorar indicadores educacionais como a alfabetização até o 2º ano, aumentar a aprovação e permanência, reduzir a evasão escolar e o tempo médio esperado de conclusão de um ano escolar. Também busca ampliar os anos de escolaridade, elevar as pontuações no Saeb, combater o analfabetismo entre crianças de 10 anos e reduzir a distorção idade/ano para no máximo 5%.
“No âmbito da parceria com o SESI, o Instituto vai levar formação e capacitação sobre gestão aos profissionais envolvidos no PAR, para que eles possam replicar este conhecimento aos municípios. Em paralelo, também será oferecido uma formação online, em formato EAD, sobre o Gestão Nota 10 para diretores escolares, coordenadores pedagógicos e profissionais das secretarias de educação”, explica Fulini.
Critérios de avaliação
As cidades que conquistaram o Prêmio PAR foram selecionadas com base nos índices de proficiência no Saresp das redes municipais, considerando os níveis básico e avançado. Além disso, o nível socioeconômico de cada município foi levado em consideração. Os municípios foram organizados em oito grupos, conforme o número de alunos matriculados. A análise técnica contou com a colaboração de organizações como o Canal Futura, o Instituto Ayrton Senna e a Associação de Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo.
Municípios premiados
Para a segunda edição do Prêmio PAR, foram avaliados os dados das 645 cidades paulistas e as premiadas por desempenho foram Ouroeste, Barra do Turvo, Santa Mercedes, Fernando Prestes, Pedreira, Itajobi, Birigui e Santa Isabel. Os municípios premiados receberão um espaço maker, com equipamentos como impressora 3D e de corte a laser, notebooks, drones, entre outros, com a presença de monitores do SESI-SP para orientação.
A edição deste ano também destacou os municípios que mais avançaram na alfabetização de seus alunos em 2022 e 2023. Nesta categoria, foram premiadas as cidades de Santa Clara d’Oeste, Julio Mesquita, Parapuã, Quintana, Regente Feijó, Olímpia, Várzea Paulista e Pontal.
Compromisso com a alfabetização
Alfabetizar na idade certa vai além de um desafio pedagógico, é também um compromisso com a equidade, pois serve como uma ferramenta eficaz para diminuir as desigualdades educacionais e garantir uma educação de qualidade para todos. O Instituto Ayrton Senna reforça a importância da parceria e da união de esforços em prol da alfabetização na idade certa, levando o conhecimento técnico a diversas regiões e parceiros.
De acordo com o vice-presidente do Instituto, a alfabetização é uma fase decisiva, que influenciará toda a trajetória educacional dos estudantes. “Quando há atrasos neste processo, as consequências podem ser significativas, como dificuldades de aprendizagem que se acumulam, comprometendo o desempenho acadêmico, o engajamento e, em casos mais graves, gerando o abandono ou a evasão escolar. Por isso, é fundamental garantirmos a alfabetização na idade certa para que os estudantes continuem avançando e possam desenvolver todo o seu potencial”.
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