Dados do PISA permitem orientar estratégias e práticas educacionais
No último dia 18, foi divulgado globalmente o relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) 2022, com foco no Pensamento Criativo. Esta é a primeira vez que essas competências são avaliadas conjuntamente com o PISA, com a participação de 64 países, incluindo o Brasil.
Os resultados do PISA 2022 revelaram um cenário que exige ação. Os países com melhor desempenho em Pensamento Criativo são Singapura, Coreia do Sul, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Estônia e Finlândia. Em contraste, o Brasil apresentou um desempenho de 23 pontos, ficando na 44ª posição. Mais da metade dos estudantes brasileiros (54,3%) pontuou abaixo do nível 2, enquanto apenas 10,8% atingiram níveis mais altos.
O evento de lançamento, intitulado “Aprendizagem em um Mundo em Transformação: Evidências, Inovação e Pensamento Criativo na Educação”, apresentou comparações entre os desempenhos dos países, além de destacar os principais fatores que influenciam essas competências, como características individuais dos estudantes, das escolas, pedagogias e sistemas educacionais, e o ambiente em que vivem.
Avaliar competências complexas, como pensamento criativo e resolução de problemas, junto com competências acadêmicas, é crucial. Isso não só revela o desempenho dos sistemas educacionais, mas também fornece evidências para melhorar e estimular a aprendizagem de forma eficiente, preparando os jovens para um mundo em constante mudança.
O pensamento criativo é a capacidade de gerar ideias novas e originais, relevantes em seus contextos. Esta competência é essencial para a inovação em várias áreas, como ciências, tecnologia, artes e humanidades. A educação deve ajudar os indivíduos a desenvolver essas competências, promovendo tanto o bem-estar pessoal quanto coletivo.
Principais insights:
Competências cognitivas e socioemocionais e Pensamento Criativo
- O desempenho acadêmico tem correlação positiva com a criatividade: 30% do seu desenvolvimento pode ser explicado pela aprendizagem em matemática.
- Entretanto, no Brasil, 73% dos estudantes apresentaram baixo desempenho em matemática no PISA 2022.
- No Brasil, 11.9% dos estudantes que estão no grupo com nível socioeconômico mais baixo (25% mais desfavorecidos socioeconomicamente) estão entre os estudantes com maiores pontuações no país (25% de estudantes com maiores notas em pensamento criativo – com 38 pontos em PC, em média).
Diferenças de Gênero e Nível Socioeconômico
- Meninas tiveram desempenho superior em Pensamento Criativo em todos os países avaliados.
- Estudantes em vantagem socioeconômica apresentaram melhor desempenho em Pensamento Criativo. No Brasil, a diferença foi de 11 pontos em média.
Crenças, Atitudes e Expectativas
- Competências socioemocionais, como curiosidade e persistência, são preditoras importantes.
- Ter uma mentalidade de crescimento em relação à criatividade e uma autoeficácia maior sobre ela – ( seja, acreditar que posso desenvolver essa habilidade por meio do meu próprio esforço e de oportunidades e de que posso trabalhar com essa habilidade no meu dia a dia) tem uma associação positiva com o desempenho no pensamento criativo. Se o pensamento criativo e o trabalho criativo exigem alunos engajados, então os estudantes precisam acreditar que podem desenvolver essas habilidades por meio da prática – da mesma forma que podem melhorar suas habilidades em matemática, leitura ou ciências.
- Em alguns países, essa associação é particularmente forte, por exemplo, no Brasil para a mentalidade de crescimento (4 pontos), Peru e Arábia Saudita (3 pontos). Se o pensamento criativo e o trabalho criativo exigem alunos engajados, então os estudantes precisam acreditar que podem desenvolver essas habilidades por meio da prática – da mesma forma que podem melhorar suas habilidades em matemática, leitura ou ciências.
Ambiente Educacional
- Acreditar na própria escolarização e ter apoio de diretores e professores que valorizam a criatividade são fatores associados a um melhor desempenho em Pensamento Criativo.
- Participação regular em atividades como arte, teatro, redação criativa ou programação está associada a um melhor desempenho.
- Pedagogias em sala de aula: as pedagogias em sala de aula podem fazer a diferença. Nos países da OCDE, entre 60-70% dos estudantes relataram que seus professores valorizam sua criatividade, que os incentivam a dar respostas originais e que têm a chance de expressar suas ideias na escola. Esses estudantes tiveram uma pontuação ligeiramente mais alta em pensamento criativo do que seus colegas, mesmo após considerar as características dos alunos e da escola e seu desempenho em matemática e leitura.
O relatório destaca a importância de adaptar os sistemas educacionais para promover uma educação inovadora e transformadora, preparando os estudantes para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança.
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