fbpx

What We Stand For

Inspired by a vision of comprehensive education, we have always worked in order to diagnose and investigate the factors that are fundamental for the full development of students. Among the many essential personal characteristics mapped in recent years, the Institute has deepened incrementally its research, practice, and knowledge dissemination, starting with an increased focus on the cognitive dimension.

In its sequence, we incorporated the socioemotional, hybrid, and volitive dimensions, as well as the skills necessary for teachers in the 21st century. More than connected to our practice, these themes have also become an integral part of what we stand for as pillars of a quality education that promotes achievement and reduces inequalities.

COMPREHENSIVE
EDUCATION

An educational approach that provides for the full development of students in all dimensions.

Saiba Mais
criancas-sobrepoe-as-maos-por-cima-de-uma-mesa-em-sinal-de-uniao
criancas-sobrepoe-as-maos-por-cima-de-uma-mesa-em-sinal-de-uniao
A young girl sitting at a desk in a classroom.

Alfabetização e recomposição da aprendizagem

Faz parte da missão do Instituto Ayrton Senna desenvolver soluções de alfabetização para garantir não apenas a leitura e escrita, mas também competências essenciais para a vida de crianças e jovens, promovendo aprendizagem integral e oferecendo programas e jornadas formativas para educadores da rede pública em todo o país.
Learn more
Alunos sorrindo chegando na escola andando pelo corredor com mochilas e  materiais

Competências Socioemocionais dos Estudantes

As competências socioemocionais são cruciais para o desenvolvimento de crianças e jovens, impactando o desempenho escolar, bem-estar mental e relações interpessoais. O Instituto Ayrton Senna destaca a importância de fortalecer essas competências por meio de políticas educacionais e práticas escolares, garantindo o desenvolvimento integral de todos.
Learn more
Three women talking in a school hallway.

Socioemocional para Professores

Com o apoio de professores, desenvolvemos um projeto para fortalecer suas competências socioemocionais, reconhecendo sua importância na prática docente e no desenvolvimento dos estudantes. O projeto inclui uma jornada de desenvolvimento online gratuita, focada em competências como autorregulação emocional, conexão com o outro, e inventividade.
Learn more
A group of children playing with legos on the floor.

Criatividade e Pensamento Crítico

Este guia explora a importância da Criatividade e do Pensamento Crítico na educação, destacando sua relevância para enfrentar desafios contemporâneos. Por meio de estratégias para desenvolver essas competências, o Instituto Ayrton Senna visa promover uma educação integral e autônoma em um mundo em constante transformação.
Learn more
A young boy in a yellow t - shirt is smiling.

Motivação

A página Motivação aborda a importância deste conceito para a aprendizagem de crianças e jovens, destacando as evidências e práticas que impulsionam a vontade de aprender, incluindo a conexão com competências socioemocionais. Apresenta orientações para educadores, famílias e estudantes, além de destacar a relevância da motivação na política pública...
Learn more
Aguarde