Temos um jeito só nosso de falar, escrever e
de nos apresentar pela nossa marca.
NOSSO TOM DE VOZ
Emoção que
impacta
Com emoção, contagiamos e
aproximamos as pessoas do
poder vital da educação.
Para Todo
Mundo
Todo mundo precisa ser envolvido para fazer acontecer:
gestores públicos, empresários, comunidade
escolar e sociedade em geral. Sem perder nossa essência,
dialogamos claramente com cada público e de acordo com
cada situação: ora mais simples, ora mais
próximos, ora mais técnicos.
Conhecimento
Mobilizador
Usamos o conhecimento que desenvolvemos nestes anos de
atuação para melhorar a educação
do Brasil. Queremos estimular e inspirar um novo olhar para a
educação de hoje e do futuro.
EMOÇÃO QUE IMPACTA
TUDO A VER
Com
paixão
E se fosse
você?
Contamos
histórias
Juntos
somos muitos
O próximo
passo
Contagie as pessoas com nossas mensagens
usando emoção.
Coloque-se no lugar de quem lê, antecipe seus
interesses e crie identificação com chamadas
instigantes e positivas que despertem a
vontade de saber mais.
Crie narrativas e dê luz a casos reais que inspirem
as pessoas e as aproximem da nossa causa.
Mobilize o interlocutor a se sentir parte da realidade
e parte da solução. Mostre que ele faz a
diferença.
Quando necessário, traga a urgência para a
ação que deve ser tomada. Direcione ou chame
para a prática.
NADA A VER
Emoção
exagerada
Chamadas genéricas
e burocráticas
Pessimismo
Não colocamos emoção sem medida,
sem verdade ou fora de contexto.
Evitamos chamadas “mornas” que passem
despercebidas ou pareçam chatas.
Não falamos de forma negativa ou pesada.
Não abordamos assuntos difíceis em tom
apelativo.
PARA TODO MUNDO
TUDO A VER
Para todo
mundo
Para
cada um
Nós
Prazer,
Instituto Ayrton Senna
Traduza o que é complexo e muito formal.
Use as palavras do dia a dia para que todos
possam nos entender.
Troque "realizar" por
"fazer"
"utilizar" por
"usar" /
"retornar" por
"voltar"
"conosco" por
"com a gente", etc.
Adapte a abordagem para cada público, não
só no conteúdo, mas também no formato.
Garanta palavras e termos que o público conhece.
Todos que falam pelo Instituto Ayrton Senna
fazem parte dele. Fale na 1ª pessoa do plural.
Ex.: Nós, a gente, nosso time, etc. A 3ª pessoa
do singular fica só para releases, matérias
jornalísticas e materiais técnicos.
Conte de um jeito claro quem somos, nossa
atuação e projetos. Na dúvida, perguntas
retóricas ajudam. Ex.: "Você sabe o que
é o Ideb?"
NADA A VER
Formal
demais
Sopa de
letrinhas
Não exageramos na formalidade, seja no jeito
como falamos, escrevemos ou nos apresentamos,
seja no uso de termos corporativos. Ex.: prezado,
caro, atenciosamente.
Evitamos siglas e abreviações que dificultam o
entendimento geral.
CONHECIMENTO MOBILIZADOR
TUDO A VER
Com razões
para acreditar
Práticos
Com visão de
futuro
Abuse de depoimentos, insights, fontes, nomes e
datas para destacar resultados concretos que
reflitam nossa credibilidade e comprovem o
impacto do Instituto e dos parceiros na
sociedade.
Use bullets, infográficos, tabelas, imagens e
legendas. Atalhos visuais e textos “na medida”
agilizam o entendimento da informação.
Use nosso conhecimento para falar de
futuro, projetando soluções inovadoras que
mobilizem pessoas na causa da educação.
Sabemos onde queremos chegar.
NADA A VER
Ser
pretensioso
Textos
prolixos
Tecniquês
Não dividimos conhecimento de
um jeito arrogante,
que afaste as pessoas ou dê a
sensação de que
sabemos mais do que elas.
Mais informação do que o
leitor precisa pode
afastar. Grandes blocos de texto, sem
hierarquia,
dificultam a experiência de
leitura e o entendimento.
Não exageramos em termos
técnicos e,
quando são necessários,
não perdemos de
vista a clareza da mensagem. Buscamos
alternativas sempre que
possível.
CHECKLIST
Depois de criar o texto, relemos questionando:
Eu pararia para ler ou ouvir isso?
Me sentiria motivado pela mensagem?
Eu sinto que o Instituto faz coisas impactantes?
Se fosse o leitor, acharia que a mensagem foi feita para
mim?
Entenderia tudo e me sentiria próximo do que
está sendo dito?
Estou ajudando a fazer com que as pessoas olhem a
educação de um jeito diferente?