Temos um jeito só nosso de falar, escrever e
de nos apresentar pela nossa marca.

NOSSO
TOM DE VOZ

Emoção que
impacta

Com emoção, contagiamos e
aproximamos as pessoas do
poder vital da educação.

Para Todo
Mundo

Todo mundo precisa ser envolvido para fazer acontecer: gestores públicos, empresários, comunidade escolar e sociedade em geral. Sem perder nossa essência, dialogamos claramente com cada público e de acordo com cada situação: ora mais simples, ora mais próximos, ora mais técnicos.

Conhecimento
Mobilizador

Usamos o conhecimento que desenvolvemos nestes anos de atuação para melhorar a educação do Brasil. Queremos estimular e inspirar um novo olhar para a educação de hoje e do futuro.

EMOÇÃO QUE
IMPACTA

TUDO A VER


Com
paixão



E se fosse
você?





Contamos
histórias



Juntos
somos muitos



O próximo
passo

Contagie as pessoas com nossas mensagens
usando emoção.



Coloque-se no lugar de quem lê, antecipe seus
interesses e crie identificação com chamadas
instigantes e positivas que despertem a
vontade de saber mais.



Crie narrativas e dê luz a casos reais que inspirem
as pessoas e as aproximem da nossa causa.



Mobilize o interlocutor a se sentir parte da realidade
e parte da solução. Mostre que ele faz a diferença.



Quando necessário, traga a urgência para a
ação que deve ser tomada. Direcione ou chame
para a prática.

NADA A VER


Emoção
exagerada



Chamadas genéricas
e burocráticas





Pessimismo

Não colocamos emoção sem medida,
sem verdade ou fora de contexto.



Evitamos chamadas “mornas” que passem
despercebidas ou pareçam chatas.





Não falamos de forma negativa ou pesada.
Não abordamos assuntos difíceis em tom apelativo.

PARA TODO
MUNDO

TUDO A VER


Para todo
mundo







Para
cada um




Nós







Prazer,
Instituto Ayrton Senna

Traduza o que é complexo e muito formal.
Use as palavras do dia a dia para que todos
possam nos entender.
Troque "realizar" por "fazer"
"utilizar" por "usar" / "retornar" por "voltar"
"conosco" por "com a gente", etc.



Adapte a abordagem para cada público, não
só no conteúdo, mas também no formato.
Garanta palavras e termos que o público conhece.



Todos que falam pelo Instituto Ayrton Senna
fazem parte dele. Fale na 1ª pessoa do plural.
Ex.: Nós, a gente, nosso time, etc. A 3ª pessoa
do singular fica só para releases, matérias
jornalísticas e materiais técnicos.



Conte de um jeito claro quem somos, nossa
atuação e projetos. Na dúvida, perguntas
retóricas ajudam. Ex.: "Você sabe o que é o Ideb?"

NADA A VER


Formal
demais





Sopa de
letrinhas

Não exageramos na formalidade, seja no jeito
como falamos, escrevemos ou nos apresentamos,
seja no uso de termos corporativos. Ex.: prezado,
caro, atenciosamente.



Evitamos siglas e abreviações que dificultam o
entendimento geral.

CONHECIMENTO
MOBILIZADOR

TUDO A VER


Com razões
para acreditar






Práticos





Com visão de
futuro

Abuse de depoimentos, insights, fontes, nomes e
datas para destacar resultados concretos que
reflitam nossa credibilidade e comprovem o
impacto do Instituto e dos parceiros na
sociedade.



Use bullets, infográficos, tabelas, imagens e
legendas. Atalhos visuais e textos “na medida”
agilizam o entendimento da informação.



Use nosso conhecimento para falar de
futuro, projetando soluções inovadoras que
mobilizem pessoas na causa da educação.
Sabemos onde queremos chegar.

NADA A VER


Ser
pretensioso




Textos
prolixos




Tecniquês

    Não dividimos conhecimento de um jeito arrogante,
    que afaste as pessoas ou dê a sensação de que
    sabemos mais do que elas.



    Mais informação do que o leitor precisa pode
    afastar. Grandes blocos de texto, sem hierarquia,
    dificultam a experiência de leitura e o entendimento.



    Não exageramos em termos técnicos e,
    quando são necessários, não perdemos de
    vista a clareza da mensagem. Buscamos
    alternativas sempre que possível.

CHECKLIST

Depois de criar o texto,
relemos questionando:

  • Eu pararia para ler ou ouvir isso?

  • Me sentiria motivado pela mensagem?

  • Eu sinto que o Instituto faz coisas impactantes?

  • Se fosse o leitor, acharia que a mensagem foi feita para mim?

  • Entenderia tudo e me sentiria próximo do que está sendo dito?

  • Estou ajudando a fazer com que as pessoas olhem a educação de um jeito diferente?

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