Seminário Internacional - Motivação: evidências para promover a aprendizagem

Quais são os processos e fatores que motivam os estudantes a aprender? Para refletir sobre essa pergunta, reunimos cientistas, gestores, professores e pessoas inspiradoras no Seminário Internacional - Motivação: evidências para promover a aprendizagem. 

Em 2020, visando ampliar o seu horizonte de pesquisa e atuação, o Instituto Ayrton Senna iniciou uma série de atividades de pesquisa focadas em identificar evidências científicas sobre o processo da motivação para a aprendizagem, tema fundamental para garantir o engajamento dos jovens com a escola e mitigar problemas de abandono e evasão escolar. Agora, por meio do Seminário Internacional, mais uma vez o Instituto Ayrton Senna compartilha com a sociedade os seus achados científicos e amplia o horizonte da qualidade da educação no Brasil. 

O encontro, que contou com a presença de personalidades nacionais e internacionais, debateu a importância da motivação para o enfrentamento dos atuais desafios da educação e para que os estudantes possam se autoconhecer e construir seus projetos de vida. O evento buscou trazer caminhos para que o ensino se conecte com os desafios reais da vida dos estudantes, com aquilo que os interessa e motiva. Além disso, foi uma oportunidade para ampliar informações e reforçar o poder transformador da motivação para a aprendizagem, além de identificar os pontos em que é preciso avançar ainda mais.

Para saber mais, fique ligado nessa página e nos canais digitais do Instituto. Em breve, novos materiais e conteúdos sobre a motivação estarão disponíveis para seguir apoiando educadores e gestores na promoção da motivação de crianças e jovens.

Veja como foi

 

Acesse também os materias extras do Seminário: vídeos, e-books, música e muito mais! 
Clique aqui


Conheça a programação do evento

09:00 - 09:35
Abertura - Motivação: uma estratégia para o avanço da aprendizagem e para uma educação com significado
Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna
Participação especial: Príncipe Albert II de Mônaco

 

09:40 - 10:40
Mesa: Explorando as evidências científicas sobre motivação para aprender
Kevin McGrew, PhD em psicologia educacional e diretor do Instituto para Psicometria Aplicada.
Ricardo Primi, doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP/Yale e professor associado da Universidade São Francisco
Gisele Alves, gerente executiva do eduLab21 - Instituto Ayrton Senna

 

10:45 - 11:25
Keynote Jane Goodall - Motivação para a ciência: A cientista inspiradora que revolucionou o conhecimento sobre os animais
Dra. Jane Goodall, conservacionista e fundadora do Instituto Jane Goodall
Claudia Costin, Diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas

 

11:30 - 12:30
Mesa: Como fortalecer a motivação por meio de políticas educacionais
Sarah Bouchie, diretora de impacto da Lego Foundation
Maria Helena Guimarães, presidente do Conselho Nacional de Educação
Raquel Teixeira, Secretária da Educação do Estado do Rio Grande do Sul
Rossieli Soares da Silva, Secretário da Educação do Estado de São Paulo
Mozart Neves Ramos, vice-presidente do Conselho Instituto Ayrton Senna

 

12:35 - 13:05
Motivação na preservação do meio ambiente: uma causa que vale a pena
Gisele Bündchen, modelo mais bem-sucedida do mundo, empresária e ativista pela causa ambiental

13:05 - 14:30
Almoço

 

14:30 - 14:50
Motivação para a arte: um respiro com o arteativista Eduardo Kobra
Eduardo Kobra, um dos maiores muralistas e artistas de rua do mundo, com obras em 5 continentes

 

14:55 - 16:25
Trilhas Formativas
Trilha 1: Motivação na ciência: uma conversa com pesquisadores
Trilha 2: Motivação na prática pedagógica: inspirações para educadores

 

16:25 - 16:40
Compilado dos aprendizados com os mediadores das trilhas

 

16:40 - 17:30
Keynote William Kamkwamba -  A motivação para uma transformação social
William Kamkwamba, inventor, cuja história deu origem ao filme “O menino que descobriu o vento”, da Netflix
Ewerton Fulini, vice-presidente Corporativo do Instituto Ayrton Senna

 

17:35 - 17:50
Encerramento - O que aprendemos e para onde vamos
Tatiana Filgueiras, vice-presidente de Educação, Inovação e Estratégia do Instituto Ayrton Senna

 

Tenha em mãos a programação completa

Conheça aqui os detalhes de cada palestra

Access the full program in English

Confira quem esteve com a gente no evento

Viviane Senna

Presidente do Instituto Ayrton Senna. Nomeada “Líder para o Novo Milênio” pela CNN/Revista Time. Premiada pelo BNP Paribas (categoria Filantropia). Participa de conselhos de organizações públicas e privadas.

Príncipe Albert II

Príncipe Albert II de Mônaco fundou a instituição que leva seu nome para atuar em países em desenvolvimento e regiões fundamentais para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, promover energias renováveis, preservar a biodiversidade, gerenciar recursos hídricos e combater a desertificação.

Gisele Bündchen

Gisele Bündchen é uma supermodelo, filantropa, ambientalista e autora do best-seller – “Aprendizados”. Ela acredita que temos a responsabilidade e o poder de fazer as mudanças necessárias que impactarão significativamente as gerações que estão por vir. Gisele espera e sonha em deixar o mundo um lugar melhor.

William Kamkwamba

William Kamkwamba é inventor e escritor best-seller. William conta sua trajetória em seu livro de memórias The Boy Who Harnessed the Wind (O Menino Que Descobriu o Vento): Creating Currents of Electricity and Hope, em coautoria com Bryan Mealer. Ele se formou no Dartmouth College em Estudos Ambientais e trabalha como Global Fellow para a empresa de design IDEO.org.Center para a vida em Kasungu, Malawi.

Dra. Jane Goodall

Etologista e conservacionista reconhecida mundialmente, famosa por seu estudo sobre chimpanzés selvagens em Gombe, Tanzânia. Esse estudo começou em julho de 1969 e continua até hoje com o trabalho do Instituto Jane Goodall. O Instituto foi fundado em 1977, e, em 1991, Dra. Goodall criou a Roots & Shoots, programa de empoderamento de jovens de todas as idades para envolvimento em projetos para a comunidade, animais e meio-ambiente.

Eduardo Kobra

Da periferia de São Paulo para o mundo. Nascido em 1975 no Jardim Martinica, bairro pobre da zona sul paulistana, o artista Eduardo Kobra tornou-se um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com obras em 5 continentes.

 

 

 

Raquel Teixeira

Secretaria de Educação do Estado do RS. PHD em linguística pela Universidade da California em Berkeley e membro do conselho do EduLab21, do Instituto Ayrton Senna. Atuou como coordenadora da escola de formação de educadores de SP e presidente do Consed.

Mozart Neves Ramos

Vice-presidente do Conselho do Instituto Ayrton Senna, pós-doutor em Química (Politécnica de Milão), foi reitor da UFPE, secretário de Educação de PE e presidente do Todos Pela Educação. Coordenador da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira (USP-Ribeirão Preto) e membro do Conselho Nacional de Educação.

Rossieli Soares da Silva

Secretário estadual de Educação de SP. É advogado e possui mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Foi Ministro da Educação de abril a dezembro de 2018 e Secretário de Educação Básica entre maio de 2016 a abril de 2018.

Kevin McGrew

Pesquisador consultor no eduLab21 – Instituto Ayrton Senna e diretor do Institute of Applied Psychometrics. PhD em psicologia educacional pela Universidade de Minnesota e professor visitante na mesma universidade. Pesquisador do Interactive Metronome, plataforma de desenvolvimento e avaliação com base em evidências.

Ricardo Primi

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP/Yale, professor associado da Universidade São Francisco e parte do conselho científico do Instituto Ayrton Senna.

Roberto Lent

Doutor em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutor no Massachusetts Institute of Technology. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Coordenador da Rede Nacional de Ciência para Educação.

Tatiana Filgueiras

Vice Presidente de Educação, Inovação e Estratégia no Instituto Ayrton Senna. Especialista em Gestão do 3º Setor (Universidade Estadual da Califórnia, Hayward), Marketing e Comunicação Integrads (Universidade Estadual da Califórnia, Berkeley) e Gestão de Processos Comunicacionais (USP).

Ewerton Fulini

Vice Presidente Corporativo do Instituto Ayrton Senna e embaixador do comitê de gente e gestão da ABPRH. Graduado em Comunicação com ênfase em Publicidade e Propaganda, MBA Executivo no Insper, Master em Liderança pela Dom Cabral com extensão em Kellogg School – Chicago.

Silvia Lima

Gerente de projetos na especialidade de Formação de Educadores do time de educação do Instituto Ayrton Senna. Atua com temas como o desenvolvimento socioemocional de estudantes e educadores. É psicóloga, pedagoga e tem especialização em psicopedagogia e gestão de projetos.

Catarina Sette

Doutora em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco (USF). Gerente de Projetos no Instituto Ayrton Senna.

 

 

Sarah Bouchie 

Sarah Bouchie é Diretora de Impacto da Lego Foundation. Sarah é lider para o desenvolvimento e implementação das iniciativas da Fundação, que tem o objetivo de inspirar e equipar o mundo para abraçar a aprendizagem por meio dos jogos. Antes de ingressar na Fundação, Sarah liderou os esforços de defesa e qualidade do programa para o ChildFund International.

Rodrigo Travitski

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Gerente de Projetos no Instituto Ayrton Senna.

 

 

 

 

Gisele Alves

Gerente executiva do eduLab21 – Instituto Ayrton Senna, com foco em projetos voltados para inovação em educação. Mestre em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. 

Jessé Cruz

Professor da rede de ensino estadual do MS, especialista em educação integral. Atua com formação de educadores do componente curricular de Projeto de Vida.

 

Felipe Valentini

Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF)

Edgar Andrade

Juntador de gente do Fab Lab Recife e Canal Maker, roda o se conecta com o Brasil falando, estudando e aprendendo sobre o futuro das escolas. Acredita que precisamos construir esse futuro HOJE.

 

Cassia Moraes

Profissional da Secretaria de Educação do Estado de SP, parte da Equipe Técnica Curricular do Programa de Ensino Integral. Atual responsável por materiais pedagógicos de Projeto de Vida. Mestre em formação de educadores pela PUC-SP.

Ana Carolina Zuanazzi

Doutora em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco. Gerente de Projetos no Instituto Ayrton Senna.

 

 

Ana Deyvis

Doutora em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco. Professora e Coordenadora do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Alexandre Peres

Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

 

Nelson Hauck

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.

Luiz Miguel Garcia

Presidente da Undime e dirigente municipal de educação em Sud Mennucci, São Paulo. Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e mais de 30 anos de sala de aula do Ensino Fundamental ao Superior.

 

Leila Soares de Souza Perussolo

Secretária de Educação de Roraima e vice-presidente do Consed. Formada em Direito, História e Pedagogia, é mestre em Educação e doutora em Ciências da Educação. Atuou como pró-reitora da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação. Também foi consultora da Undime e do Ministério da Educação.

Maria Helena Guimarães

Presidente do Conselho Nacional de Educação e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Atuou como Secretária Executiva do MEC, presidente do INEP e professora da UNICAMP.

 

 

Rodolfo Ambiel

Doutor em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco. Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF).

Claudia Costin

Diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial, secretária de Educação do município do Rio de Janeiro e professora da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. 

 

 


 

 

Inscreva-se na nossa Newsletter

Captcha obrigatório
Obrigado. Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!